Palestinos e israelenses levam batalha para as redes sociais:aposte e ganhe online

Israelenses dizem que palestinos abrigam bombas; palestinos acusam reação desproporcional

Crédito, BBC World Service

Legenda da foto, Israelenses dizem que palestinos abrigam bombas; palestinos acusam reação desproporcional

aposte e ganhe online O atual confronto entre Israel e o Hamas já deixou um saldoaposte e ganhe onlinemaisaposte e ganhe online200 mortos, sendo a maioria vítima dos bombardeios israelenses na Faixaaposte e ganhe onlineGaza.

Agora, a batalha travada pelos dois lados se estende também às redes sociais. Israelenses e palestinos usam métodos cada vez mais sofisticados na tentativaaposte e ganhe onlineconquistar apoio no Facebook, Twitter e YouTube.

Enquanto o Hamas orienta palestinos a publicar fotosaposte e ganhe onlineferidos nas redes sociais, Israel criou um aplicativo que simula como seria se Gaza estivesse no seu país.

As redes estão sendo inundadas por posts que visam conquistar corações e mentesaposte e ganhe onlinepessoas no Oriente Médio e no resto do mundo.

No Twitter, a guerraaposte e ganhe onlineversões ocorre nas contas oficiais das Forçasaposte e ganhe onlineDefesaaposte e ganhe onlineIsrael (IDF, na siglaaposte e ganhe onlineinglês) e das Brigadas Izz al-Din al-Qassam, o braço armado do Hamas.

Desde o início da ofensiva, no dia 8, os israelenses já postaram dezenasaposte e ganhe onlineatualizaçõesaposte e ganhe onlinetempo real.

Guerraaposte e ganhe onlinenúmeros

Reprodução

Crédito, BBC World Service

Legenda da foto, Israel lançou um contadoraposte e ganhe onlinemísseis lançados por palestinos

Eles têm até um "Contadoraposte e ganhe onlinefoguetes", que contabiliza mísseis atiradosaposte e ganhe onlineGaza.

A conta do braço do Hamasaposte e ganhe onlineinglês também posta atualizações sobre ataques isralenses e informa sobre seus lançamentosaposte e ganhe onlinefoguetes, minimizando as contas do Exércitoaposte e ganhe onlineIsrael.

A Izz al-Din al-Qassam mantém contas no Twitteraposte e ganhe onlinediversas línguas, incluindo árabe e hebraico -- todas elas já foram suspensasaposte e ganhe onlinealgum momento.

Com as hashtags #GazaUnderAttack, #Gaza, #StopIsrael, and #PrayForGaza, a conta da al-Qassam destaca o sofrimento dos civis.

Os dois lados, cada vez mais, apelam para gráficos para tentar comprovaraposte e ganhe onlineversão dos fatos, e ambos já reproduziram os infográficos dos outros para tentar provar que eram mentirosos.

O IDF criou até um aplicativo, disponívelaposte e ganhe onlineseu blog, que permite posicionar a Faixaaposte e ganhe onlineGazaaposte e ganhe onlinediferentes países, como os Estados Unidos ou o Reino Unido, e prever os estragos que seriam feitos pelos mísseis lançados.

Eventos esportivos também são usados para atrair a atenção da comunidade internacional. Durante a final da Copa do Mundo, o IDF tuitou o númeroaposte e ganhe onlinefoguetes atirados desde o início do Mundial e pediu que as pessoas "retuitassem a mensagem para que todos os que assistiam ao jogo da Alemanha contra a Argentina soubessem".

Reprodução

Crédito, BBC World Service

Legenda da foto, Aplicativoaposte e ganhe onlineIsrael permite posicionar Gazaaposte e ganhe onlineoutros países

O uso da hashtagaposte e ganhe onlinefutebol permite a transmissão da mensagem para um público muito maior.

O professoraposte e ganhe onlinecomunicação na Universidade da Europa Central e da Universidadeaposte e ganhe onlineWashington Philip Howard diz que o Hamas e a Israel sabem que têm um grande público, mas que a maior parteaposte e ganhe onlineseus seguidores online estão no exterior.

"A parte mais importante do público, estrategicamente, são os jornalistas que seguem suas contas. Eles sabem que um tuíte bem colocado pode ajudar a mudar a cobertura", acrescenta.

Segundo ele, o Hamas se tornou mais sofisticado no uso das mídias sociais por dois motivos.

Primeiro, eles querem chegar aos jornalistas e líderes no Ocidente. Além disso, tentam manter o engajamentoaposte e ganhe onlinejovens simpatizantes palestinos que, atualmente, podem não ver o Hamas ou a Autoridade Palestina "comoaposte e ganhe onlinemelhor ou única opção", afirma.

Contra-ofensiva

Tanto o IDF quanto o Hamas exploram imagens e vídeos da destruição e morte causados pela violência.

O Hamas posta mais imagens gráficasaposte e ganhe onlineseu feed do Twitter, incluindo os corpos ensanguentadosaposte e ganhe onlinecrianças que, segundo eles, foram mortasaposte e ganhe onlineataques aéreos israelenses. No entanto, já foram lançadas suspeitas sobre a veracidadeaposte e ganhe onlineimagens que se tornaram virais no Twitter sob a hashtag #GazaUnderAttack.

Também surgiram vídeos e vídeos-resposta destinados a falar sobre os mesmos eventos, cada um destacando a versãoaposte e ganhe onlineum dos lados.

Reprodução

Crédito, BBC World Service

Legenda da foto, Hamas tenta conquistar a opinião pública com imagensaposte e ganhe onlinecivis feridos

Um vídeo postado pelo IDF emaposte e ganhe onlineconta do YouTube intitulado 15 Segundos: não há tempo suficiente compara o tempo que atletas levam para correraposte e ganhe onlineuma pistaaposte e ganhe onlineatletismo e o tempo que civis israelenses têm para achar um abrigo quando são lançados foguetesaposte e ganhe onlineGaza.

A legenda do vídeo diz: "Durante um ataqueaposte e ganhe onlinefoguetes, os israelenses que vivem pertoaposte e ganhe onlineGaza só tem 15 segundos para chegar a um abrigo antibomba. Mesmo o homem mais rápido do mundo não iria chegar a tempo".

Advertências

O Hamas, entretanto, atingiu o público israelense pela primeira vez com o lançamentoaposte e ganhe onlineum tipoaposte e ganhe onlinevídeo clipeaposte e ganhe onlinemúsica cantadaaposte e ganhe onlinehebraico e árabe, segundo a agênciaaposte e ganhe onlinenotícias AFP.

O vídeo, chamado Balançando a Segurançaaposte e ganhe onlineIsrael, mostra militantes do Hamas fazendo, transportando e lançando foguetes contra Israel,aposte e ganhe onlineuma tentativaaposte e ganhe onlinefazer israelenses ficarem contra o governo.

Há também relatosaposte e ganhe onlineque hackers do Hamas teriam invadido a páginaaposte e ganhe onlineFacebook da pizzaria Domino'saposte e ganhe onlineIsrael e publicaram avisosaposte e ganhe onlineinglês, árabe e hebraico.

Reprodução
Legenda da foto, Propaganda israelense diz que Gaza esconde armasaposte e ganhe onlineescolas e hospitais, e palestinos negam

Os hackers teriam escrito: "Hoje lançaremosaposte e ganhe onlineIsrael, Tel Aviv, Haifa, Jerusalém, Ashkelon, Ashdod maisaposte e ganhe online2.000 foguetes. Vamos começar às 7h. Contagem regressiva para o fimaposte e ganhe onlineIsrael ... Esteja avisado!"

A IDF também tem emitido avisos frequentes para os habitantesaposte e ganhe onlineGaza online.

Em um tuíte recente, escreveu: "Para alertar os civisaposte e ganhe onlineum ataque iminente, o IDF joga folhetos, faz ligações telefônicas personalizadas e envia SMSs. Quantos militares fazem isso?"

Enquanto isso, autoridades do Hamas ofereceram orientações sobre o usoaposte e ganhe onlinemídia social por civisaposte e ganhe onlineGaza,aposte e ganhe onlineum vídeo postado online.

Nele, os civis são orientados a não publicar imagensaposte e ganhe onlinefoguetes ou mísseis no centroaposte e ganhe onlineGaza e sempre mencionar "civis inocentes" ao escrever sobre vítimas.

"Não há nadaaposte e ganhe onlineerrado com a publicaçãoaposte e ganhe onlineimagens dos feridos", acrescenta.