Alemanha x Argentinabetano bonusfinais: jogão com Maradona, joguinhobetano bonusCopa 'magra':betano bonus
- Author, Paulo Silva Junior
- Role, Da BBC Brasilbetano bonusSão Paulo
betano bonus Alemanha e Argentina decidem a Copa do Mundobetano bonus2014 neste domingo, às 16h, no Maracanã, tendo duas referências extremas no que diz respeito ao encontro entre as equipesbetano bonusdecisõesbetano bonusMundiais.
As seleções decidiram o torneiobetano bonus1986 e 1990: primeiro, na Cidade do México, fizeram um jogo bastante movimento que consagrou definitivamente o craque Diego Armando Maradona como campeão e grande nomebetano bonusuma geração ao comandar a Argentina ao título na vitória por 3 a 2; depois,betano bonusRoma, protagonizaram um jogo travado, numa Copa marcada pela pior médiabetano bonusgols da história e que acabou com um pênalti controverso e vitória magra da Alemanha já no fim do tempo regulamentar.
A história desses dois confrontos inclusive marca uma mudança no perfil dos jogos decisivosbetano bonusCopas. A partirbetano bonus1990, as partidas que decidem o campeão têm tido uma baixa médiabetano bonusgols (são apenas oito nas cinco últimas decisões).
"Pelo que as duas equipes apresentaram durante o campeonato, a Alemanha ganhou merecidamente. Agora, me pergunto: por que esse jogo não foi 5 a 4? Tinhabetano bonusganharbetano bonusum pênalti que a gente acha duvidoso? Imagina esse povo comemorando por todo o jogo?", disse Pelé, então comentarista da TV Globo, assim que terminou a finalbetano bonus1990.
"A Argentina jogou um futebol que eu chamobetano bonusantifutebol. Porque não sai para jogar", completou Pelé.
De fato, a Argentina chegou à final após se classificarbetano bonusterceiro lugar no grupo B, atrásbetano bonusCamarões e Romênia; depois, venceu o Brasil pelo placar mínimo e passou por Iugoslávia e Itália nos pênaltis, chegando à decisão com apenas cinco gols marcados, menor númerobetano bonusum finalista na história.
Já a Alemanha até contribuiu para que a médiabetano bonusgols do Mundial não fosse ainda menor. Marcou 15betano bonustodo o torneio, inclusive goleando Iugoslávia (4 a 1) e Emirados Árabes (5 a 1) na primeira fase. Na final, Brehme venceu Goycochea na cobrançabetano bonuspênalti aos 40 do segundo tempo e garantiu o tricampeonato.
"A Argentina foi garra, luta, suor, sangue e lágrimas, por ter um time fraco que chegou pela força interior. A Alemanha foi alegria, futebol ofensivo, gols. Buscou a vitóriabetano bonustodas as partidas", completou o narrador da TV Globo na transmissão, Galvão Bueno, lembrando ainda que Diego Maradona, mesmo que tivesse sido competitivo como sempre, não esteve nas melhores condições físicas.
1986
Comparando com 1990, a Copabetano bonus1986 teve indiscutivelmente mais momentos para a história dos Mundiais. No livro "Os 50 maiores jogos das Copas do Mundo", do jornalista da ESPN e Folhabetano bonusS. Paulo, Paulo Vinicius Coelho, estão quatro jogos deste torneio, contra apenas doisbetano bonus90.
O mais óbvio deles é Argentina 2 x 1 Inglaterra, quando Maradona marcou num intervalobetano bonusquatro minutos dois dos gols mais conhecidos do esporte: um tocando com a mão para vencer o goleiro inglês e marcar o famoso gol "La Manobetano bonusDios" e outro driblando meio time, desde o meio-campo, e fazendo o chamado "Gol do Século".
A Copa ainda seria marcada pela seleção da Dinamarca que encantou o mundo ao fazer 6 a 1 no Uruguai com o time que ficou conhecido como "Dinamáquina" e depois cair por 5 a 1 para a Espanha; e pelo histórico confronto, decidido nos pênaltis, entre o Brasilbetano bonusTelê Santana, Sócrates e Zico e a Françabetano bonusPlatini - a maior geração francesa até então levou a melhor.
Também é lembrada pelos golsbetano bonusGary Lineker, artilheiro da Copa ao marcar seis dos sete gols da Inglaterra no Mundial; e, claro, pelas arrancadas e belos lancesbetano bonusMaradona, que três dias depois do jogo contra os ingleses novamente teve grande atuação contra a Bélgica na semifinal, marcando os dois gols da vitória.
A decisão no Estádio Azteca não decepcionou a torcida. Assim como a final no mesmo localbetano bonus1970, o jogo final voltou a ter maisbetano bonus100 mil torcedores e cinco gols marcados.
A Argentina abriu o placar com Brown,betano bonuscabeça, após falha do goleiro Schumacher na saída do gol. No segundo tempo, Valdano recebeu, invadiu a área, e fez o segundo. "Eu me lembrobetano bonusolhar para a arquibancada dizendo para mim mesmo: 'Somos campeões do mundo'. Mas é claro, eu tinha me esquecidobetano bonusum pequeno detalhe: na nossa frente estava a Alemanha, e a Alemanha nunca morre", recordou Valdano ao site da Fifa.
A Alemanha usou bem a jogada aérea e chegou ao empatebetano bonusduas bolas alçadas na área, com Rummenigge e Rudi Voller - esse último já aos 36 minutos.
Pouco depois, aos 39, Burruchaga tocou na saída do goleiro para garantir o 3 a 2 e a taça para a Argentina. Maradona, que deu a assistência do gol do título, ainda arrancou com perigo, sofreu falta e quase ampliou na cobrança.
Retrospecto
Além das duas finais citadas, Alemanha e Argentina se encontrarambetano bonusoutras quatro oportunidadesbetano bonusCopas do Mundo.
Em 2010, na África do Sul, a Alemanha atropelou o time argentino e venceu por 4 a 0, avançando às semifinais. Em 2006, na mesma fase, novamente deu Alemanha, mas desta vez nos pênaltis após empate no tempo normal e na prorrogação por 1 a 1.
Antes,betano bonus1966, Alemanha e Argentina não saírambetano bonusum empate sem gols pela fasebetano bonusgrupos. Já o primeiro jogo entre ambos aconteceu no torneiobetano bonus1958, com vitória alemã por 3 a 1 na primeira fase.