Por que o Uruguai, mesmo sem Suárez, preocupa a Colômbia:casa de aposta com 1 real
- Author, Gerardo Lissardy
- Role, Da BBC Mundo no Riocasa de aposta com 1 realJaneiro
casa de aposta com 1 real Um treinador que chega às oitavascasa de aposta com 1 realfinalcasa de aposta com 1 realum Mundial com três vitórias para enfrentar uma seleção que acabacasa de aposta com 1 realperder seu goleador deveria respirar aliviado. Mas José Pekerman, técnico da Colômbia, parece estar longe disso.
O comandante dos colombianos evitou falar sobre a suspensão aplicada ao atacante uruguaio Luis Suárez antes do jogo deste sábado entre as duas equipes sul-americanas no legendário estádio do Maracanã, no Riocasa de aposta com 1 realJaneiro, pelas oitavascasa de aposta com 1 realfinal da Copa do Mundo.
“Nossa preocupação é o Uruguai como um time”, disse Pekerman na coletivacasa de aposta com 1 realimprensa um dia antes do jogo que vale a vaga nas quartascasa de aposta com 1 realfinal.
A cautela tem sido uma das características do treinador argentino no comando da Colômbia. Mas o como um rival que, sem Suárez, perdeucasa de aposta com 1 real3 a 1 para a Costa Ricacasa de aposta com 1 realseu primeiro jogo do Mundial pode preocupar a Pekerman?
'Admiração e respeito'
A Colômbia chega ao Maracanã classificada com o primeiro lugar do grupo C, depoiscasa de aposta com 1 realvencer com tranquilidade Grécia, Costa do Marfim e Japão. A seleção comandada por Pekerman tem mostrado a força do jogo coletivo e ainda conta com jogadorescasa de aposta com 1 realqualidade, como o meio-campista James Rodríguez.
Somente nesta Copa do Mundo, o jogador já soma três gols, duas assistências e seis roubadascasa de aposta com 1 realbolacasa de aposta com 1 realuma atuação que o colocou como um dos melhores jogadores da fasecasa de aposta com 1 realgrupos, segundo a análise estatística da Fifa.
O Uruguai, por ouro lado, chegou classificado como segundo do grupo D, o “da morte”, atrás da Costa Rica, mas depoiscasa de aposta com 1 realconseguir vitórias difíceis sobre Inglaterra e Itália.
O técnico uruguaio Oscar Tabárez dizia antes da Copa que “passar pelo grupo da morte” poderia dar um grande “empurrão” na motivação dos seus jogadores.
Mas esse efeito poderia ser contrastado pelo golpe que significou para a Celeste a suspensão do atacante Luis Suárez por nove jogos e quatro meses – punição imposta pela Fifa na quinta-feira por conta da mordida no zagueiro italiano Giorgio Chiellini.
Pekerman se limitou a definir esse fato como “um tema muito sensível” e aproveitou para ressaltar as qualidades do Uruguai, por quem declarou “admiração e respeito”.
“O Uruguai é uma equipe muito trabalhada, que tem uma continuidadecasa de aposta com 1 realum ciclo onde todos os jogadores se conhecem”, observou Pekerman. “Nunca vão perdercasa de aposta com 1 realessência, sempre acreditam na vitória, se sentem fortes.” O treinador da Colômbia ainda recordou o quarto lugar conquistado pelo Uruguai na Copa da África do Sul,casa de aposta com 1 real2010 e o título da Copa América conquistado no ano seguinte na Argentina. “Não se cansamcasa de aposta com 1 realganhar”, disse.
'Feridos'
Que o Uruguai é uma coisa com o Suárez e outra sem, já ficou claro na segunda rodada da Copa com a vitória por 2 a 1 sobre a Inglaterra. Ambos os gols foram marcados pelo atacante, que havia desfalcado o Uruguai na estreia da Celeste no Mundial contra a Costa Rica por conta da lesão que sofreu no joelho direito.
No entanto, ao ser consultado depois da partida contra a Itália sobre a possibilidadecasa de aposta com 1 realuma suspensão do atacante, Tabárez lembrou que o Uruguai jogou sem Suárez no ano passado e obteve bons resultados.
Um deles foi na reta final das elimintatórias da Copa contra a Venezuela, quando os uruguaios precisavam da vitória foracasa de aposta com 1 realcasa e conseguiram o resultado com um gol do atacante Edinson Cavani. Na verdade, a seleção uruguaia fez seus melhores jogoscasa de aposta com 1 realcircunstâncias que pareciam adversas.
Tabárez mencionou ainda que seus jogadores vêm disputando um virtual “mata-mata” desde a segunda rodada do Mundial, já que se perdessem para a Inglaterra ou empatassem contra a Itália, estariam eliminados. Isso também ajuda a ter experiênciacasa de aposta com 1 realjogar sob pressão, como acontecerá neste sábado.
Por último, o técnico uruguaio sugeriu na sexta-feira que a suspensãocasa de aposta com 1 realSuárez poderia ter um efeito oposto ao que muitos esperam, já que os jogadores consideraram a medida injusta e exagerada.
“Estamos feridos, mas com uma força incrível e com muita rebeldia. Então, mais do que nunca, vamos que vamos”, disse Tabárez finalizando uma coletivacasa de aposta com 1 realimprensacasa de aposta com 1 realque não admitiu perguntas.
Tudo isso coloca ingredientes extrascasa de aposta com 1 realemoção ao jogo do Maracanã, o estádiocasa de aposta com 1 realque o Uruguai conquistoucasa de aposta com 1 realúltima Copa do Mundo,casa de aposta com 1 real1950, vencendo o Brasil no episódio que ficou conhecido como “Maracanazo”. De qualquer forma, há que se levarcasa de aposta com 1 realconsideração outros dois elementos.
Um é que Pekerman parece ter conseguido a empatiacasa de aposta com 1 realseus jogadores, colocando na cabeça deles o conceito chavecasa de aposta com 1 realque um Mundial se ganha “jogo a jogo”.
“Uma partida contra o Uruguai é daquelas que sempre quis jogar”, disse o técnico da Colômbia na sexta.
O outro dado é que a última vez que o Uruguai perdeu sem Suárez antes da Copa foi precisamente uma partida contra a Colômbia foracasa de aposta com 1 realcasacasa de aposta com 1 real2012 pelas eliminatórias. E a diferença foi enorme: 4 a 0, com um golcasa de aposta com 1 realRadamel Falcao – que também não estará no jogocasa de aposta com 1 realhoje por contacasa de aposta com 1 reallesão – e uma grande atuaçãocasa de aposta com 1 realJames Rodríguez.