Militantes invadem maior refinaria do Iraque:blaze l
blaze l Militantes islâmicos invadiram a maior refinariablaze lpetróleo do Iraque, após atacá-la com morteiros e metralhadoras.
Uma autoridade citada pela agênciablaze lnotícias Reuters disse que os militantes controlam agora 75% da refinaria Baiji, 210 km ao norteblaze lBagdá.
Forças do governo realizaram novos ataques aéreos contra os combatentes que avançam rumo à capital.
Confrontos também foram registrados na cidadeblaze lRamadi, no oeste do país.
O governo luta para conter os militantes do grupo Estado Islâmico no Iraque e no Levante (Isis, na siglablaze linglês) e seus aliados sunitas, e tenta fazê-los recuar nas provínciasblaze lDiyala e Salahuddin, após combatentes terem tomado a segunda maior cidade do país, Mosul, na semana passada.
<link type="page"><caption> Leia mais: Crise poderá levar à fragmentação do Iraque?</caption><url href="http://www.bbc.co.ukhttp://vesser.net/noticias/2014/06/140617_iraque_analise_hb.shtml" platform="highweb"/></link>
Baiji é responsável por um quartoblaze ltoda a capacidadeblaze lrefino do país, destinada ao consumo domésticoblaze lgasolina e combustível para geradoresblaze lenergia, disse uma autoridade à agênciablaze lnotícias Associated Press.
Militantes na provínciablaze lAnbar, cuja capital é Ramadi, disseram ter feito avanços, com diversas delegacias perto da cidadeblaze lHit sendo administradas agora por tribos dissidentes.
No norte do país, o governo iraquiano disse ter recapturado a citadela da cidade estratégicablaze lTal Afar, tomada por militantes na segunda-feira.
Centenasblaze lpessoas morreram desde o início da ofensiva na semana passada. Entre os mortos, acredita-se estarem soldados capturados e executados a tiros por esquadrões liderados por integrantes do Isis.
Durante os confrontos na cidadeblaze lBaquba nesta semana, 44 prisioneiros morreram dentroblaze luma delegaciablaze lcircunstâncias ainda não esclarecidas.
Discurso forte
O primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, foi à TV na terça-feira e, ao ladoblaze llíderes sunitas e curdos, fez um pedido por união nacional diante do avanço dos militantes. Eles exigiram que grupos abandonem suas armas.
No entanto, tal pedido não deve ter muito efeito já que Maliki apoiou abertamente a formaçãoblaze lmilícias xiitas para lutar ao ladoblaze ltropas iraquianas, informou o correspondente da BBC Jim Muirblaze lIrbil, no norte do Iraque.
Em um discursoblaze ltom forte pouco habitual, Maliki acusou a Arábia Saudita,blaze lmaioria sunita,blaze lapoiar o Isis. O premiê também exonerou quatro comandantes da Aeronáutica por não impedir o avançoblaze lmilitantes.
Com áreas xiitas na capital sofrendo bombardeios quase diários, correspondentes dizem que moradoresblaze lBagdá desenvolveram uma mentalidadeblaze lguerra.
Muitos estão estocando itens essenciais, como alimentos, disseram correspondentes, o que elevou fortemente os preços dos produtos.
Braço da Al-Qaeda
O Isis cresceu como uma organização ligada à Al-Qaeda no Iraque.
O grupo tem cercablaze l10 mil combatentes no Iraque e na Síria e tem recebido apoioblaze loutros grupos militantes sunitas, incluindo homens e soldados que eram ligados a Saddam Hussein.
<link type="page"><caption> Leia mais: Quem são os insurgentes sunitasblaze lascensão no Iraque?</caption><url href="http://www.bbc.co.ukhttp://vesser.net/noticias/2014/06/140613_iraque_perfil_insurgentes_sunitas_fn.shtml" platform="highweb"/></link>
A organização explora o impasse entre o governo iraquiano e a minoria sunita, que acusa Maliki, um xiita,blaze lmonopolizar o poder.
O Isis é liderado por Abu Bakr al-Baghdadi, uma figura obscura conhecida como um comandanteblaze lcampo e líder tático.
Reação internacional
A escalada na crise no Iraque tem preocupado os países vizinhos. O presidente iraniano, Hassan Rouhani, disse que Teerã não "vai medir esforços" para defender locais sagrados xiitas no Iraque contra "mercenários, assassinos e terroristas".
A Turquia disse estar investigando relatosblaze lque 15 turcos foram sequestrados pelo Isis na terça-feira. Outros 80 turcos haviam sido capturadosblaze lMosul na semana passada.
Já o ministroblaze lRelações Exteriores da Arábia Saudita, Saud bin Faisal, alertou que o Iraque enfrenta o riscoblaze luma guerra civil.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deverá detalhar a situação no Iraque a líderes do Congresso e, na Grã-Bretanha, o primeiro-ministro, David Cameron, deverá se reunir com seus principais assessoresblaze lsegurança para discutir o assunto.