O 'clima'aplicativos para apostaraplicativos para apostar em jogos de futeboljogos de futebolCopa está chegando, mas e os protestos?:aplicativos para apostar em jogos de futebol
- Author, Tim Vickery
- Role, Do Rioaplicativos para apostaraplicativos para apostar em jogos de futeboljogos de futebolJaneiro para a BBC Brasil
aplicativos para apostar em jogos de futebol Eu fui do Rio para Londres três semanas antes do início dos Jogos Olímpicosaplicativos para apostaraplicativos para apostar em jogos de futeboljogos de futebol2012. Ao chegar, a cobertura do evento não poderia ser mais negativa; a arrogância do COI (Comitê Olímpico Internacional), suas faixasaplicativos para apostaraplicativos para apostar em jogos de futeboljogos de futeboltrânsito especiais para os VIPs e o fatoaplicativos para apostaraplicativos para apostar em jogos de futeboljogos de futebolpequenos comércios não poderem usar o logo dos anéis olímpicos; nos jornais, não havia outras coisa a não ser reclamações.
O clima começou a mudar quando a tocha olímpica fez uma viagem por vários bairrosaplicativos para apostaraplicativos para apostar em jogos de futeboljogos de futebolLondres. As pessoas começaram a se sentir parte daquilo. Os londrinos começaram a sentir que a Olimpíada era deles – um sentimento que se fortaleceu ainda mais e ganhou uma dimensão nacional com a incrível e peculiar cerimôniaaplicativos para apostaraplicativos para apostar em jogos de futeboljogos de futebolaberturaaplicativos para apostaraplicativos para apostar em jogos de futeboljogos de futebolDanny Boyle.
Galvão Bueno pode não ter ficado perplexo com ela, mas esse não é o ponto. A cerimônia não era exatamente para ele. Ela fez com que os locais se sentissem representados, e preparou terreno para a capacidade do eventoaplicativos para apostar em jogos de futeboltrabalharaplicativos para apostaraplicativos para apostar em jogos de futeboljogos de futebolmagia ao longo das duas semanas seguintes.
Quanto disso é relevante para o próximo megaevento, a Copa do Mundoaplicativos para apostaraplicativos para apostar em jogos de futeboljogos de futebol2014? É claro que há semelhanças. Às vésperas da grande abertura, a Copa do Mundo tem sérios problemas entre os poderes públicos e a população local, nesse caso os brasileiros. Mas, por outro lado, mesmo se isso for bem escondido, há um grande entusiasmo para o torneio. Houve uma grande vendaaplicativos para apostaraplicativos para apostar em jogos de futeboljogos de futebolingressos, assim como nos Jogosaplicativos para apostaraplicativos para apostar em jogos de futeboljogos de futebolLondres. E o tour da taça do Mundial pelas cidades brasileiras arrastou centenasaplicativos para apostaraplicativos para apostar em jogos de futeboljogos de futebolmilharesaplicativos para apostaraplicativos para apostar em jogos de futeboljogos de futebolpessoas para vê-la. Elas querem estar na festa.
Também é verdade que o evento irá demonstraraplicativos para apostaraplicativos para apostar em jogos de futeboljogos de futebolforça durante a Copa, espalhando seu pozinho mágico pelas 12 cidades-sede,aplicativos para apostaraplicativos para apostar em jogos de futeboljogos de futebolPorto Alegre a Manaus.
A atmosfera pelas próximas semanas será, com certeza, inesquecível. Cercaaplicativos para apostaraplicativos para apostar em jogos de futeboljogos de futebol640 mil visitantes estrangeiros, da Argélia à Coreia do Sul, da Colômbia a Camarões, irão andar pelo país, todosaplicativos para apostar em jogos de futebolbuscaaplicativos para apostaraplicativos para apostar em jogos de futeboljogos de futebolespetáculo. Isso irá criar uma onda cosmopolitaaplicativos para apostaraplicativos para apostar em jogos de futeboljogos de futebolenergia positiva. Nos meses que antecederam o torneio, a mídia internacional foi atrásaplicativos para apostaraplicativos para apostar em jogos de futeboljogos de futebolhistóriasaplicativos para apostaraplicativos para apostar em jogos de futeboljogos de futebolimpacto e problemas da organização, e por que não? Isso é parte da função deles. Os torcedores, porém, têm uma agenda diferente. Eles estãoaplicativos para apostar em jogos de futebolbuscaaplicativos para apostaraplicativos para apostar em jogos de futeboljogos de futeboldiversão, estão pagando muito por esse privilégio e querem que o evento seja o mais inesquecível possível.
Isso, claro, é uma grande força. A maior esperança das autoridades é que nas próximas semanas ela abafe os protestos e reclamações. E essa esperança poderá ser justificada nos próximos dias.
Mas há uma importante diferença entre os problemas públicos antes dos Jogos Olímpicosaplicativos para apostaraplicativos para apostar em jogos de futeboljogos de futebolLondresaplicativos para apostar em jogos de futebolrelação à Copa do Mundoaplicativos para apostaraplicativos para apostar em jogos de futeboljogos de futebol2014. Em Londres, a principal manifestação, até bem perto da Olimpíada começar, eraaplicativos para apostar em jogos de futebolrelação às imposições do COI. Isso também está presente no Brasil, com o debate sobre os poderes cedidos à Fifa.
Mas está longeaplicativos para apostaraplicativos para apostar em jogos de futeboljogos de futebolser o principal problema. De fato, depoisaplicativos para apostaraplicativos para apostar em jogos de futeboljogos de futebolestudar os acontecimentos do ano passado, a Fifa chegou à conclusãoaplicativos para apostaraplicativos para apostar em jogos de futeboljogos de futebolque a entidade não era o principal alvo da insatisfação das massas. A grande raiva estava direcionada ao Estado brasileiro.
O principal problema não éaplicativos para apostaraplicativos para apostar em jogos de futeboljogos de futebolimposição – ou que o evento não é necessariamente brasileiro. Pelo contrário, o principal problema é que a organização do evento tem sido excessivamente brasileira –aplicativos para apostar em jogos de futeboloutras palavras, os defeitos do Estado brasileiro e as dificuldades rotineiras da população têm aparecido impiedosamente no centro das atenções globais.
Isso significa que, ao contrárioaplicativos para apostaraplicativos para apostar em jogos de futeboljogos de futebolLondres 2012, a organização da Copa do Mundo continuará a ser um tema polêmico mesmo depois do circo fazer as malas e deixar a cidade. Soma-se a isso o fatoaplicativos para apostaraplicativos para apostar em jogos de futeboljogos de futebolque esse é um ano eleitoral – e as recentes declaraçõesaplicativos para apostaraplicativos para apostar em jogos de futeboljogos de futebolRonaldo e Joana Havelange só podem ser compreendidas nesse contexto.
Não importa o quão bem-sucedido seja o evento, e quão mágica será a atmosfera entre 12aplicativos para apostaraplicativos para apostar em jogos de futeboljogos de futeboljunho e 13aplicativos para apostaraplicativos para apostar em jogos de futeboljogos de futeboljulho, duas crenças básicas provavelmente não serão abaladas: uma significante parcela da população brasileira seguirá com a opiniãoaplicativos para apostaraplicativos para apostar em jogos de futeboljogos de futebolque a Copa do Mundo custou demais, e deu muito pouco retorno.