Com o que sonham os animais?:esportesdasorte link

Cão durante o sono (foto: BBC)
Legenda da foto, Cientistas levantam indíciosesportesdasorte linkque animais sonham com o que viveram acordados

Como saber se os animais sonham? Observá-los enquanto dormem é um método.

Certamente não podemos perguntar aos animais se sonham, mas podemos notar evidênciasesportesdasorte linkque o fazem.

Os cientistas pensaramesportesdasorte linkduas formas para responder a pergunta. Uma delas é observar os bichos durante todas as fases do ciclo do sono. A outra é ver se o cérebro deles funciona da mesma forma que o cérebro humano durante o sonho.

A história da investigação sobre as mentes dos animais durante o sono começa nos anos 1960.

Sonhosesportesdasorte linkmovimento

Naquela época começaram a aparecer notíciasesportesdasorte linkrevistas médicas descrevendo como as pessoas se movimentam enquanto sonham.

Isso era curioso pois durante a chamada faseesportesdasorte linksonho REM (movimento rápidoesportesdasorte linkolhos), nossos músculos normalmente estão paralisados.

Os pesquisadores se deram contaesportesdasorte linkque induzir um estado similar nos animais poderia permitir demonstrar como eles sonham.

Em 1965, os cientistas franceses Michel Jouvet e J.F Delorme comprovaram que retirando uma parte da medula, chamada ponteesportesdasorte linkVarolio, do cérebroesportesdasorte linkum gato evitavam que ele ficasse paralisado na fase REM.

Os pesquisadores chamaram esse estadoesportesdasorte linkREM-A.

Em vezesportesdasorte linkpermanecer quietos, os gatos caminhavam e se comportavam com agressividade. Isso era uma evidênciaesportesdasorte linkque sonhavam com atividades dos momentosesportesdasorte linkque estavam acordados.

E estudos posteriores revelaram comportamentos similares.

Segundo o veterinário Adrian Morrison, os gatosesportesdasorte linkREM-A movem suas cabeças como se seguissem estímulos.

Alguns gatos também mostram comportamentos idênticos a ataques predatórios, como se estivessem perseguindo ratosesportesdasorte linkseus sonhos. Também se constatou uma atividade similaresportesdasorte linkcachorros.

Humanos

Foi comprovado que alguns humanos “atuam”esportesdasorte linksonhos se sofremesportesdasorte linkum problema chamado transtornoesportesdasorte linkcomportamento do sonho REM.

“Dar socos, pontapés, saltar e correr da cama durante as tentativasesportesdasorte linkatuações nos sonhos são manifestações frequentes e normalmente estão relacionadas com as imagens que conseguem ver”, segundo a Classificação Internacionalesportesdasorte linkTranstornos do Sonho, cuja siglaesportesdasorte linkinglês é ICSD

Nessas pessoas – eesportesdasorte linkquem dorme com elas – os hematomas são comuns, segundo os cientistas.

Ratoesportesdasorte linklaboratório

Mas o movimento não é a única pista que indica os sonhos dos animais.

Atualmente os pesquisadores podem observar as atividades elétricas e químicas das células cerebrais dos animais enquanto dormem.

Em 2007 os cientistas Kenway Louise e Matthew Wilson, do Institutoesportesdasorte linkTecnologiaesportesdasorte linkMassachusetts, nos Estados Unidos, registraram a atividade neuralesportesdasorte linkuma parte do cérebroesportesdasorte linkum rato chamada hipocampo – uma estrutura relacionada com a formação e codificaçãoesportesdasorte linkmemórias.

Primeiro os cientistas registraram a atividade das células cerebrais enquanto os ratos corriamesportesdasorte linklabirintos. Depois analisaram a atividade dos mesmos neurônios enquanto os animais dormiam.

Louise e Wilson descobriram padrões idênticosesportesdasorte linkativação durante a corrida e durante a fase REM do sono.

Em outras palavras, era como se os ratos estivessem correndo pelo labirintoesportesdasorte linksuas mentes enquanto dormiam.

Os resultados eram tão claros que os cientistas podiam calcular a localização específica dos ratos no labirinto durante o sonho.

Práticasesportesdasorte linkcanto

Os biólogos da Universidadeesportesdasorte linkChicago Amish Dave e Daniel Margoliash examinaram os cérebros dos pássaros diamante mandarim e descobriram algo similar.

Esses pássaros não nascem com as melodiasesportesdasorte linksuas canções gravadas no cérebro, pelo contrário, têm que aprendê-las.

Quando estão acordados os neurônios da parte anterior do cérebro é ativada durante o cantoesportesdasorte linkcada nota. E os cientistas são capazesesportesdasorte linkdeterminar qual nota foi cantada com base apenas nos padrõesesportesdasorte linkativação desses neurônios.

Os cientistas monitoraram essas mesmas células enquanto os pássaros dormiam e descobriram que elas não se ativavam ao acaso – mas sim como se as aves estivessem praticando o canto.

Misterio

O comportamento dos gatos nas experiências podem ser considerados realmente sonhos?

Os ratos têm consciência subjetivaesportesdasorte linkque estão correndoesportesdasorte linklabirintosesportesdasorte linkseus sonhos?

Os pássaros cantores sabem que estão cantando durante o sonho?

Essas perguntas são difíceisesportesdasorte linkresponder assim como a questão da consciência. É complicado.

Os humanos normalmente só se dão contaesportesdasorte linkque estavam sonhando quando acordam.

“Os diamantes mandarins se lembramesportesdasorte linkseus sonhos como sonhos quando são acordados?

Eles podem distinguir o mundo real do mundo dos sonhos?

Podemos dizer que as mesmas características fisiológicas dos sonho nos humanos são compartilhadas pelos animais. Mas se os bichos conseguem ou não experimentar os sonhos da mesma forma que os humanos segue sendo um mistério.