Crimeia vota referendo; entenda:como funciona a roleta do sportingbet

Votação na Crimeia | Crédito: AFP

Crédito, BBC World Service

Legenda da foto, Cercacomo funciona a roleta do sportingbet1,5 milhãocomo funciona a roleta do sportingbeteleitores estão aptos para votar no referendo da Crimeia

como funciona a roleta do sportingbet Os cidadãos da Crimeia vão votar neste domingo se querem que a república autônoma se separe da Ucrânia e se junte à Rússia.

O correspondente da BBC Ben Brown, que está na capital da Crimeia, Simferopol, presenciou um alto comparecimento às urnas, com 100 pessoas chegando nos primeiros dez minutos após após a abertura dos locaiscomo funciona a roleta do sportingbetvotação.

A votação começou às 8h (horário local; 3hcomo funciona a roleta do sportingbetBrasília) e deve ser encerrada 12 horas depois.

Cercacomo funciona a roleta do sportingbet1,5 milhãocomo funciona a roleta do sportingbetpessoas estão aptas para votar, e os primeiros resultados devem ser conhecidos pouco tempo depois do término do referendo.

A Ucrânia e o Ocidente classificaram o referendocomo funciona a roleta do sportingbet"ilegal" e afirmaram que ele está sendo realizado sob "ameaças", mas a Rússia o apóia.

Conheça abaixo as principais questões relacionadas ao referendo nesta listacomo funciona a roleta do sportingbetperguntas e respostas preparadas pela BBC:

Por que o referendo vai acontecer?

O Parlamento da Crimeia tem um primeiro-ministro aliado da Rússia e aprovou a separação da Ucrânia, após a derrubada do presidente ucraniano Viktor Yanukovych por manifestantes pró-Ocidente e nacionalistas. O referendo foi planejado para mostrar o apoio público à decisão.

O Parlamento diz que precisa proteger os cidadãos da Crimeia dos "extremistas" que chegaram ao poder no governo centralcomo funciona a roleta do sportingbetKiev e agora ameaçariam seu estilocomo funciona a roleta do sportingbetvida e seu direitocomo funciona a roleta do sportingbetfalar a língua russa.

Mas o novo governocomo funciona a roleta do sportingbetKiev diz que o referendo está sendo realizado para legitimar a presença das tropas russas na Crimeia e a anexação da república pela Rússia.

O que as pessoas verão nas cédulascomo funciona a roleta do sportingbetvotação?

Há duas questões sendo colocadascomo funciona a roleta do sportingbetvotação:

1. Você é favorável a que a República Autônoma da Crimeia se una novamente à Rússia como parte constituinte da Federação Russa?

2. Você é favorável a restaurar a Constituição da República da Crimeiacomo funciona a roleta do sportingbet1992 e a condição da Crimeia como parte da Ucrânia?

Entretanto, as regras do referendo não estabelecem se há um número mínimocomo funciona a roleta do sportingbetvotos necessários para que o resultado seja implementado.

O que diz a Ucrânia?

O presidente interino da Ucrânia, Oleksandr Turchynov (Gettty)

Crédito, Getty

Legenda da foto, O presidente interino da Ucrânia, Oleksandr Turchynov, defende o boicote ao referendo

A Ucrânia defendeu o boicote à votação e disse que o referendo é ilegal.

O presidente interino da Ucrânia, Oleksandr Turchynov, anulou a decisão do Parlamento da Crimeiacomo funciona a roleta do sportingbetrealizar a votação e o Parlamento da capital dissolveu o legislativo da península.

As autoridades ucranianas emitiram ordenscomo funciona a roleta do sportingbetprisão contra o presidente do Parlamento da Crimeia, Volodymyr Konstantynov, e o primeiro-ministro, Sergei Aksyonov, sob a acusaçãocomo funciona a roleta do sportingbettentar tomar o poder do Estado.

Mas como as forças russas controlam a Crimeia, a Ucrânia não estácomo funciona a roleta do sportingbetcondiçõescomo funciona a roleta do sportingbetimpedir a realização do referendo.

O que o resto do mundo pensa?

Líderes ocidentais classificaram o referendocomo funciona a roleta do sportingbetilegal. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chamou a votaçãocomo funciona a roleta do sportingbet"apressada" e disse que ela "ignora" a Constituição.

Os líderes do G7, o grupo das sete nações mais industrializadas do mundo, disseram que não reconhecerão o resultado da votação.

Mas o presidente da Rússia, Vladimir Putin, diz que o referendo está "baseado na lei internacional".

O Parlamento russo diz que vai respeitar o resultado da votação e está considerando um projeto para permitir a admissãocomo funciona a roleta do sportingbetpartescomo funciona a roleta do sportingbetum Estado estrangeiro à Rússia.

Moscou vetou a adoção pelo Conselhocomo funciona a roleta do sportingbetSegurança da ONUcomo funciona a roleta do sportingbetuma resolução criticando o referendo, mas acabou isolada no organismo.

Quem pode votar?

Manifestante pró-Ucrâniacomo funciona a roleta do sportingbetSimferopol (Getty)

Crédito, Getty

Legenda da foto, Apoio à Rússia não é unânime, como mostra este manifestante pró-Ucrãnia na Crimeia

De acordo com as regras provisórias aprovadas pelo Parlamento da Crimeia, os cidadãos ucranianos com 18 anos ou mais e registrados como residentes na Crimeia podem votar.

Eles precisam mostrar um passaporte ucraniano ou outra formacomo funciona a roleta do sportingbetdocumentocomo funciona a roleta do sportingbetidentificação emitido pelo serviçocomo funciona a roleta do sportingbetimigração.

As regras do referendo não fazem menção aos passaportes russos. Alguns moradores da Crimeia teriam tanto passaportes ucranianos quanto russos,como funciona a roleta do sportingbetdesacordo com a lei ucraniana.

Mas a Ucrânia impediu o acesso das autoridades da Crimeia aos registroscomo funciona a roleta do sportingbeteleitores, então as listas terão que ser compiladas pelos governos regionais da Crimeia.

Que tipocomo funciona a roleta do sportingbetcampanha foi feita?

Protesto na Crimeia (BBC)
Legenda da foto, Cidadãos da Crimeia manifestam apoio à Ucrâniacomo funciona a roleta do sportingbetmeio à crise no país

Os cidadãos da Ucrânia registrados na Crimeia são "livres para discutir as questões do referendo" e para fazer campanhacomo funciona a roleta do sportingbetpúblico,como funciona a roleta do sportingbetacordo com as regras.

Mas a campanha tem sido quase que inteiramente do lado pró-Rússia, comumente mostrando suásticas para se referir às autoridadescomo funciona a roleta do sportingbetKiev como neonazistas.

Pouco após a convocação do referendo, os canaiscomo funciona a roleta do sportingbetTV ucranianos foram removidos tanto das redescomo funciona a roleta do sportingbetTV a cabo quanto da TV aberta na Crimeia. Alguns deles foram substituídos por estações russas.

Também há relatoscomo funciona a roleta do sportingbetviolência contra ativistas pró-Ucrânia.

Haverá observadores internacionais?

O Parlamento da Crimeia convidou formalmente monitores da OSCE (Organização para Segurança e Cooperação na Europa), mas a entidade não tem planoscomo funciona a roleta do sportingbetenviar nenhum observador por considerar a votação ilegal.

Observadores militares da OSCE já foram impedidoscomo funciona a roleta do sportingbetentrar na Crimeia - no dia 8como funciona a roleta do sportingbetmarço, soldados pró-Rússia dispararam tiroscomo funciona a roleta do sportingbetadvertência ante à aproximação dos observadorescomo funciona a roleta do sportingbetum postocomo funciona a roleta do sportingbetchecagem.

A Rússia pretende enviar 24 deputados para observar o referendo, alémcomo funciona a roleta do sportingbetoito funcionários do órgão eleitoral para acompanhar a votação.

Qual deve ser o resultado?

Crédito, BBC World Service

Com as forças pró-Rússia controlando firmemente a Crimeia politicamente e militarmente, os resultados parecem destinados a aprovar a incorporação da Crimeia à Rússia.

O presidente do Parlamento da Crimeia, Volodymyr Konstantynov, diz que é meramente uma questãocomo funciona a roleta do sportingbet"legalizar" a opinião que já é conhecida. "Não haverá surpresas. Nem tenham esperança", disse ele à TV ucraniana.

A populaçãocomo funciona a roleta do sportingbetorigem étnica russa compõe a maioria da população da Crimeia (58%),como funciona a roleta do sportingbetacordo com o último censo, que foi feito há 13 anos. Os ucranianos são 24%, e os tártaros compõem 12% da população.

A comissão do referendo deve anunciar o resultadocomo funciona a roleta do sportingbetaté dez dias após a votação.

Votação na Crimeia / AFP

Crédito, BBC World Service

Votação na Crimeia / AFP

Crédito, BBC World Service