Como se equiparam as forças militaressports bwin frRússia e Ucrânia?:sports bwin fr
- Author, Jonathan Marcus
- Role, Analista diplomático da BBC
sports bwin fr Em meio à tensão na Crimeia e a possibilidadesports bwin frum confronto entre Ucrânia e Rússia, surge o questionamentosports bwin frcomo os dois países se equiparamsports bwin frtermos militares.
O Exército da Ucrânia é respeitável, mas é numericamente inferior às Forças Armadas russas. Moscou tem cercasports bwin frquatro vezes mais militares na ativa e duas vezes mais tanques que Kiev.
Caso a Rússia avance sobre o lado ocidental da Ucrânia, as forças ucranianas provavelmente teriam condiçõessports bwin frter um desempenho melhor que o do pequeno exército da Geórgia durante o ataque russosports bwin fr2008.
Mas, na realidade, o exército ucraniano está disperso, não está pronto para o combate e tem muitos dos seus equipamentos armazenadossports bwin frdepósitos.
Além disso, dadas as divisões internas na Ucrânia, não é garantida a lealdadesports bwin frpartes do exército do país ao novo governo interinosports bwin frKiev.
Forçassports bwin frelite
Porsports bwin frvez, a Rússia tem feito treinamentos com cercasports bwin fr150 mil soldadossports bwin frdistritos militares próximos à fronteira da Ucrânia.
Seu exército na Crimeia supera as forças limitadas da Ucrânia na península.
A Rússia também pode lançar mãosports bwin frunidades altamente capazes, como a 7ª Divisão da Guarda Aérea baseadasports bwin frNovorossisk, alémsports bwin fruma variedadesports bwin frforças especiais.
Além disso, o país poderia usar forçassports bwin frelite do ministério do Interior, que estão especialmente treinadas e têm equipamentos para uma missão como essa.
As forças ucranianas têm alguma experiência, mas limitada,sports bwin froperações da Otan, organização da qual a Ucrânia é parceira.
Seu exército herdou uma quantidade significativasports bwin frequipamentos soviéticos após a independência do país, esports bwin frestrutura foi modernizada até certo ponto, mas está longesports bwin frser algosports bwin frponta, com muitos dos equipamentos sem manutenção.
Também há o fatosports bwin frque a Ucrânia estar sozinha. Como não é membro da Otan, não tem àsports bwin frdisposição as garantiassports bwin frsegurança dos integrantes do bloco.
Reforços russos
Mesmo que a frota russa no Mar Negro esteja um tanto ultrapassada e seja uma das menores forças navais do país, suas bases militares na área dão ao país poder mais do que suficiente para assumir o comandosports bwin frlocais-chave para isolar as unidades ucranianassports bwin frsuas próprias bases na Crimeia.
Nos últimos dias, reforços russos vêm chegando, e Moscou pode enviar muito mais se uma guerra realmente for deflagrada.
Até agora, a maioria das operações militares russas não deixaram mortos ou feridos. Suas forças só encontraram pela frente uma resistência passiva das unidades ucranianas, que podem fazer muito pouco.
Talvez a fase militar inicial esteja acabando. No entanto, se tropas russas forem para o lado ocidental da Ucrânia, a crise na região pode atingir outro nível.
Não a pontosports bwin frse chegar uma guerra aberta, apesarsports bwin fralgumas unidades da Ucrânia estarem dispostas a lutar.
O maior perigo não seria uma guerra aberta entre russos e ucranianos, mas sim que a movimentação russa leve a uma amarga guerra civil entre forças a favor e contra a Rússia.