Trabalho noturno provoca ‘caos’ no metabolismo e danos a longo prazo, diz estudo:site analises esportivas

trabalhadores do metrê londrino | Getty

Crédito, Getty

Legenda da foto, Trabalhar à noite pode levar à perdasite analises esportivassintonia da atividade genética

site analises esportivas Trabalharsite analises esportivasmadrugada pode provocar um "caos" no corpo humano e causar danos à saúde a longo prazo, afirma um estudo conduzido por pesquisadores britânicos.

A pesquisa, realizada por especialistas do Sleep Research Centre, da Universidadesite analises esportivasSurrey, revelou como os turnossite analises esportivastrabalho noturnos podem alterar o metabolismo e prejudicar o bom funcionamento molecular.

Segundo os autores do estudo, publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, a descoberta sobre a rapidez e gravidade dos danos causados por ficar acordado até tarde foi "uma surpresa".

Eles explicaram que o corpo humano segue um ritmo natural próprio e que o relógio biológico é programado para ficar ativo durante o dia e dormir à noite.

As mudanças podem causar sérios efeitos colaterais, como alterações dos hormônios, do humor, da atividade cerebral, da temperatura corporal e do desempenho dos atletas.

Os pesquisadores acompanharam 22 pessoas que trabalhavam durante o dia e que foram transferidas para turnos noturnos.

Examessite analises esportivassangue mostraram que,site analises esportivasmédia, 6% dos nossos genes são programados para ficar mais ou menos ativos, atuandosite analises esportivassintoniasite analises esportivasmomentos específicos do dia.

Uma vezsite analises esportivasque os voluntários passaram a trabalhar à noite, essa sintonia genética "se perdeu".

'Caos do tempo'

"Quase todos os genes ficaram forasite analises esportivassintonia por causa da faltasite analises esportivassono", afirma Simon Archer, um dos autores da pesquisa.

"E isso explica porque nos sentimos tão mal quando ficamos com jet lag ou se temossite analises esportivastrabalharsite analises esportivasturnos alternados", disse.

O professor Derk-Jan Dijk acrescentou que todos os tecidos do corpo têm seu próprio ritmo durante o dia, mas que ao ficarem "acordados" à noite, perdiamsite analises esportivassincronia, podendo causar danos mais sérios a longo prazo, como aceleração dos batimentos cardíacos e alterações no funcionamento dos rins e do cérebro.

"É um caos. É como viversite analises esportivasuma casa onde há um relógiosite analises esportivascada cômodo e cada um marcando uma hora diferente", disse ele à BBC.

Estudos anteriores já haviam indicado que dormirsite analises esportivashoras erradas do dia aumenta os riscossite analises esportivasdiabetes tipo 2 e obesidade.

Outras análises sugeriram que as pessoas que trabalham à noite têm mais chancessite analises esportivassofrersite analises esportivasataques do coração.