Violência marca primeiro diaaposte a partir de 1 realreferendo no Egito:aposte a partir de 1 real
aposte a partir de 1 real Confrontos e mortes marcaram, nesta terça-feira, o primeiro diaaposte a partir de 1 realreferendo sobre uma nova Constituição para o Egito.
A Constituição, que pode levar à realizaçãoaposte a partir de 1 realnovas eleições presidenciais, foi elaborada por um grupo nomeado pelo governo interino após o presidente Mohammed Morsi, da Irmandade Muçulmana, ter sido deposto pelo Exército,aposte a partir de 1 realjulho passado.
O governo interino militar tem feito intensa campanha pelo "sim" no referendo, na expectativaaposte a partir de 1 realobter endosso popular à derrubadaaposte a partir de 1 realMorsi. Mensagensaposte a partir de 1 realapoio à Constituição dominam a programaçãoaposte a partir de 1 realrádios e TVs estatais, e pessoas foram presas por pendurar cartazes defendendo o "não".
Já a Irmandade Muçulmana, que passou a ser considerada "grupo terrorista", está boicotando a votação.
E enfrentamentos envolvendo simpatizantesaposte a partir de 1 realMorsi e forçasaposte a partir de 1 realsegurança foram registradosaposte a partir de 1 realdiversas partes do Egito, provocando, segundo autoridades, ao menos nove mortes.
'Cerimônia democrática'
Uma enorme operaçãoaposte a partir de 1 realsegurança foi montada para os dois dias do referendo, com a presençaaposte a partir de 1 real160 mil soldados e mais 200 mil policiais.
A imprensa estatal passou a terça-feira descrevendo a votação como uma "cerimônia democrática" - termo frequentemente usado durante a era Hosni Mubarak, mas não escutado desde que o presidente foi derrubado na revolução popularaposte a partir de 1 realjaneiroaposte a partir de 1 real2011.
A Constituição foi redigida por 50 membrosaposte a partir de 1 realum comitê que incluiu apenas dois representantesaposte a partir de 1 realpartidos islâmicos.
Autoridades alegam queaposte a partir de 1 realaprovação será um passo crucial para a estabilidade do país, profundamente polarizado desde 2011.
Mas não há indicativosaposte a partir de 1 realque a polarização esteja diminuindo. De um lado, parte dos eleitores crê que a nova Carta traz avançosaposte a partir de 1 realrelação à Constituição redigida durante o governo islamitaaposte a partir de 1 realMorsi.
De outro, críticos dizem que o novo texto favorece o Exército e não condiz com as expectativas criadas após a derrubadaaposte a partir de 1 realMubarak.
Liberdade religiosa
O texto sendo referendado prevê que presidentes egípcios possam servir dois mandatosaposte a partir de 1 real4 anos e possam sofrer impeachment pelo Parlamento.
A Constituição também determina que o islã permanece sendo a religião do Estado, mas prevê liberdade religiosa e algumas proteções a minorias; cabe ao Estado garantir a igualdade entre homens; partidos não podem ser formados com baseaposte a partir de 1 real"religião, raça, gênero ou geografia"; cabe ao Exército nomear o ministro da Defesa pelos próximos oito anos.
A expectativa éaposte a partir de 1 realque o "sim" vença, o que pode resultar na realizaçãoaposte a partir de 1 realuma nova eleição presidencial. É praticamente certo que o general Abdel Fattah al-Sisi, que lidera o governo interino - e que apoiou a remoçãoaposte a partir de 1 realMorsi, após protestos populares -, concorrerá ao cargo.