A brutal e arriscada 'faxina' política na Coreia do Norte:bet brasilsports

Chang Song-thaek era parte da família, partido e governo, e acabou executado por traição
Legenda da foto, Chang Song-thaek era parte da família, partido e governo, e acabou executado por traição

'Escória'

Em linguagem instransigente e injuriosa, a imprensa norte-coreana descreveu Chang como “escória desprezível”, “traidorbet brasilsportstodas as eras”. Também o acusoubet brasilsportsestar “contra o partido” ebet brasilsportsmobilizar “elementosbet brasilsportsfacções contrarrevolucionárias”,bet brasilsportsuma tentativabet brasilsportsderrubar a liderança do país.

A referência a um grupobet brasilsportsoponentes, incluindo “reacionários” e “elementos indesejáveis e alienígenas”, sem falar apenas na deslealdadebet brasilsportsum único indivídulo, expõe as ambiguidades da verdadeira autoridadebet brasilsportsKim Jong-un.

A caçada pode atingir um círculo mais amplobet brasilsportsindivíduos hostis ao regime. Nos próximos dias e semanas teremos uma importante indicaçãobet brasilsportsquão disseminado essa oposição poderia ser, especialmente se a faxina foi ampliada e incluir indivíduos que foram próximosbet brasilsportsChang no passado.

Remover um único indivídulo pode não ser suficiente para enquadrar os dissidentes se a oposição for maior do que se imagina. Por outro lado, uma execução brutal pode ser poderosa o necessário para deter outros potenciais rivais.

Credenciais familiares

Chang Song-thaek, tiobet brasilsportslíder norte-coreano.Reuters
Legenda da foto, Chang foi destituido e julgado sumariamente; ligação com Pequim poderia ter motivado decisão

Ao enfatizar e dar publicidade à execução, o regime da Coreia do Norte frisou a “desleadade”bet brasilsportsChang não apenas com Kim Jong-un, mas com seu pai, Kim Jong-il, e seu avô, Kilm Il-sung. Com isso, a nova liderança assumiu um risco.

Expor as divisões internasbet brasilsportsforma tão dramática é uma ameaça à narrativabet brasilsportscoesão e à força do regime. Também levanta dúvidas sobre a estabilidade do novo líder norte-coreano, apenas há dois anos no poder.

Executar um membro tão próximo da dinastia Kim, ainda que ligado pelo casamento com Kim Kyong-hui e não por sangue, é algo pouco habitual, já que isso dilui as credenciais familiares que dão legitimidade à estruturabet brasilsportspoder do país.

Kim Kyong-hui não é vistabet brasilsportspúblico há tempos, talvez por causabet brasilsportssua saúde frágil. Mas há especulaçõesbet brasilsportsque ela pode ter ajudado na derrocada do marido, fruto dos rumoresbet brasilsportsque ele seria mulherengo e que ambos estariam separados há tempos.

Desentendimentos políticos também podem ter tido um papel na remoçãobet brasilsportsChang. Ele era visto como um reformador e uma autoridade com laços estreitos com o governo chinês.

Entre as denúncias contra Chang, estão asbet brasilsportsimprobidade na administraçãobet brasilsportsvárias zonas econômicas críticas no norte do país. O governo poderia estar tentando usar Chang como bode expiatório para os próprios fracassos econômicos.

Dissidências

Reformas econômicas, no entanto, não devem tardar na Coreia do Norte, apesar da remoçãobet brasilsportsChang. O governo mantem o compromissobet brasilsportsabrir 14 zonas econômicas especiais. A China também confirmou intençãobet brasilsportsdesenvolver uma ferrovia binacional conectando Pequim a Pyongyang, talvez se estendendo até a fronteira sul-coreana.

Além disso, prevêm-se conversações entre as duas Coreias na zona industrialbet brasilsportsKaesong, juntobet brasilsportsrepresentantes e homensbet brasilsportsnegócio dos países do G20, do Fundo Monetário Internacional e do Bancobet brasilsportsDesenvolvimento da Ásia.

Nos próximos dias, os vizinhos do Norte acompanharãobet brasilsportsperto os sinaisbet brasilsportsinstabilidade. Há relatos não confirmadosbet brasilsportsdeserções no exterior por partebet brasilsportsalguns dos partidáriosbet brasilsportsChang, assim como a convocaçãobet brasilsportsPyongyangbet brasilsportsmembros da famíliabet brasilsportsChang, talvez um sinalbet brasilsportsoutras medidas disciplinares.

A divisão interna também pode ter consequencias internacionais, já que o regime deve reforçarbet brasilsportsdefensa a fimbet brasilsportsse defenderbet brasilsportsqualquer tentativa externabet brasilsportsexplorar a instabilidade doméstica.

A Coreia do Sul está monitorandobet brasilsportsperto as forças do Norte e há noticias, ainda não confirmadas,bet brasilsportscontrole mais rígido na fronteira da Coreia do Norte e a mobilizaçãobet brasilsportstropas ao longo da Linhabet brasilsportsLimite Norte.

A opção por uma aventura militar, como com o lançamentobet brasilsportsmísseis, choques na fronteira com forças da Coreia do Sul ou um quarto teste nuclear pode ocorrer. Mas é uma opçãobet brasilsportsalto risco, já que a distração do público interno pode criar mais unidade internacional contra o regime.

Enquanto as evidências sugerem que Kim Jong-un tenha se fortalecido com o episódio, a novidade e o caráter dramático das mudanças sugerem que a situação política, pelo menos por agora, continuará imprevisível.

bet brasilsports *John Swenson-Wright