Mudanças no governo argentino animam negociações entre Mercosul e UE:vaidebet quando foi criada

Dilma e Cristina (AFP)
Legenda da foto, Expectativa é avaidebet quando foi criadaque mudança no governo argentino também aprimore relação com o Brasil
  • Author, Marcia Carmo
  • Role, Para a BBC Brasil,vaidebet quando foi criadaBuenos Aires

vaidebet quando foi criada O ministro brasileiro do Desenvolvimento, Indústira e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, disse nesta quinta-feiravaidebet quando foi criadaBuenos Aires que o Mercosul deve apresentar nos dias 18 ou 19 deste mês, durante reuniõesvaidebet quando foi criadaBruxelas, na Bélgica, uma propostavaidebet quando foi criadaacordovaidebet quando foi criadalivre comércio com a União Europeia.

Segundo Pimentel, os quatro países fundadores do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) se reunirão nos dias 10 e 11 no Rio para definir detalhes finais da proposta do bloco, que pode transformarvaidebet quando foi criadarealidade - após recentes mudanças na alta cúpula do governo argentino - o acordo que vem sendo tentado há 14 anos.

Pimentel falou aos jornalistas brasileiros na porta da Casa Rosada, a sede da Presidência da Argentina, logo após o segundo diavaidebet quando foi criadareunião com o chefevaidebet quando foi criadaGabinete da Casa Civil argentina, Jorge Capitanich, que assumiu o cargo há apenas 15 dias.

Alémvaidebet quando foi criadaCapitanich, a reunião da véspera também contou com a presença do ministro da Economia, Axel Kicillof, e do novo secretáriovaidebet quando foi criadaComércio Interior, Augusto Costa. Assim como o chefevaidebet quando foi criadagabinete, os dois também assumiram há cercavaidebet quando foi criada15 dias e são os mais novos membros da equipe do governo da presidente Cristina Kirchner.

Para Pimentel, alterações no governo argentino revigoraram as discussões bilaterais. "Houve uma mudançavaidebet quando foi criadaequipe e nós achamos que essa mudança foi positiva. Nunca houve interrupção no diálogo (bilateral), mas com certeza ele vai seguir agora bastante revigorado", disse.

"Foi uma conversa longa, muito positiva e com fluidez. Tratamosvaidebet quando foi criadavários temas. Na nossa opinião, está havendo uma importante mudança na política econômica, na condução econômica na Argentina. Essas trocas feitas no Ministério apontam nessa direção. E acho que vamos avançar muito no diálogo com os argentinos".

'Mudança positiva'

Capitanich e Kicillof (Reuters)
Legenda da foto, Jorge Capitanich (chefevaidebet quando foi criadaGabinete) e Axel Kicillof (ministro da Economia) estão entre os novos membros do governovaidebet quando foi criadaCristina

Havia forte expectativavaidebet quando foi criadarelação à postura Argentina, já que o Uruguai e o Paraguai já tinham declarado apoio e entendimento com as propostas analisadas no Brasil.

Em uma reunião realizada recentementevaidebet quando foi criadaCaracas, na Venezuela, a Argentina não havia feito uma proposta completa para as discussões, segundo fontes do governo brasileiro, "limitando" suas intenções à flexibilização somentevaidebet quando foi criadauma listavaidebet quando foi criadabens comerciais.

Na proposta argentina, informaram as fontes, faltavam itens previstos nas negociações com a União Europeia como investimentos, compras governamentais e serviços.

Quando questionado sobre a proposta da UE, Pimentel respondeu: "Essa é a questão, e não a Argentina".

Nos bastidores do governo brasileiro, assessores da presidente Dilma Rousseff se queixaram à BBC Brasil que estão todosvaidebet quando foi criadaolho na Argentina, dizendo que ela é a responsável pelos supostos atrasos na proposta comercial conjunta do Mercosul.

Por outro lado, os assessores alegaram que ninguém pergunta qual é a situação da proposta da União Europeia que, segundo eles, parece atrasada, apesarvaidebet quando foi criadanão haver data específica para a apresentação do documento conjunto.

O economista argentino Dante Sica, da consultoria Abeceb,vaidebet quando foi criadaBuenos Aires, lembrou que foi uma iniciativa do Brasil a retomada das discussões para um acordovaidebet quando foi criadalivre comércio com a União Europeia –vaidebet quando foi criada2004 também houve tentativavaidebet quando foi criadaentendimento, mas o Mercosul não fechou proposta para apresentar aos europeus.

"Em Caracas, a Argentina apresentou uma proposta incompleta. A Argentina está envolvidavaidebet quando foi criadabarreiras comerciais que afetam a relação comercial com o Brasil e até as discussões sobre a proposta à UE", disse, minutos antes da conclusão da reunião entre as autoridades dos dois países.

Empresários

Em entrevista à BBC Brasil, o presidente da União Industrial Argentina (UIA), Hector Mendes, disse que espera que o acordo seja fechado.

"É uma decisão da qual não podemos voltar atrás ou perderemos o bonde do rumo econômico mundial. Vamos apoiar o Brasil e queremos que o acordo, primeiro entre o Mercosul e depois com a União Europeia seja fechado", disse. Mas ele fez uma ressalva, dizendo esperar que o acordo seja respeitado.

Porvaidebet quando foi criadavez, o vice-presidente da UIA e responsável pela Coordenadora da Indústriavaidebet quando foi criadaProdutos Alimentícios da Argentina (Copal), Daniel Funesvaidebet quando foi criadaRioja, disse que no setor a postura dos argentinos é "de total concordância" com o Brasil e os outros sócios do bloco. "Nós estamos totalmente afinados com os sócios do Mercosul. Somos uma indústria competitiva e vemos este acordo (com a UE) como positivo", disse.

Nesta quinta, além das discussões sobre à proposta à União Europeia, as autoridades do Brasil e da Argentina analisaram também questões específicas do comércio bilateral (leia ao lado), como a dos calçados e a da indústria automobilística.

De acordo com a Abicalçados, 700 mil paresvaidebet quando foi criadacalçados brasileiros estariam sendo "impedidosvaidebet quando foi criadaentrar" no mercado argentino devido às barreiras comerciais. No comunicado,vaidebet quando foi criadanovembro, a associação disse que estava "inconformada com a passividade" do governo diante das crescentes barreiras comerciais argentinas.

Mas as barreiras comerciais não impediram que o déficit da Argentina com o Brasil continuasse crescendo este ano, com quase US$ 3 bilhões, entre janeiro e novembro – maisvaidebet quando foi criada60%vaidebet quando foi criadarelação ao mesmo período do ano passado,vaidebet quando foi criadaacordo com dados da Abeceb, a partir dos números oficiais.