Iranianos demonstram esperança por acordo nuclear:new member freebet

Ativistas fazem manifestação para marcar aniverárionew member freebetinvasão da embaixada americana (foto: Getty)
Legenda da foto, Políticos e analistas estão céticos quanto a negociações; população se diz otimista

new member freebet As negociaçõesnew member freebetGenebra sobre o controverso programa nuclear do Irã estão sendo vistas pelos iranianos com uma misturanew member freebetotimismo cauteloso e desconfiança,new member freebetacordo com o correspondente da BBCnew member freebetTeerã, Mohsen Asgari.

Contudo, diplomatas que participaram das negociações afirmaram que é possível que o acordo não seja firmado neste fimnew member freebetsemana.

No terceiro – e não planejado – dianew member freebetnegociaçõesnew member freebetGenebra, a conta no Twitter do aiatolá Khamenei publicou: "Nossos negociadores são crianças da revolução (islâmica). Nós damos forte apoio aos responsáveis por nossa diplomacia".

Mensagens semelhantes vêm sendo repetidas por quase todos os ativistas políticos e a mídia nos últimos dois dias.

Os responsáveis pelas oraçõesnew member freebetsexta-feira pregaram o apoio à delegação iraniana para mostrar que os diplomatas gozamnew member freebettotal apoio do sistema.

A televisão estatal IRIB expressou otimismo cautelosonew member freebetseus noticiários.

Seus correspondentes transmitindonew member freebetGenebra delinearam uma atmosfera positiva na qual o "Irã e o Ocidente estão completando as lacunas e preparando o terreno para assinar um acordo que pode acabar com o perene problema nuclear do Irã".

Porém, o regime não confia nos Estados Unidos.

A IRIB tem exibido seguidas vezes uma entrevista da rede NBC com Barack Obama, na qual o presidente americano disse: "Não retiramos nenhuma opção da mesa, incluindo as opções militares".

Na programação, a entrevistanew member freebetObama é sempre seguida por um discurso do líder supremo, no qual Khamenei disse: "De um lado eles sorriem e mostram interessenew member freebetnegociações e do outro eles dizem imediatamente 'todas as opções estão na mesa'. Então o que eles estão querendo fazer contra a República Islâmica?".

Otimismo

Mas a imprensa iraniana e o povo parecem mais otimistas. Os fatos das negociações terem sido prolongadas e terem atraído autoridades tão importantes dá esperança ao povo.

Exceto pelo jornal Kayhan, quase todos os veículos moderados e reformistas têm publicado manchetes positivas sobre as negociações.

Eles dizem que a raiva do premiê israelense Benjamin Netanyahunew member freebetrelação à possibilidadenew member freebetacordo só prova que o Irã está no caminho certo.

As pessoas estão mais otimistas que os politicos e os analistas.

A engenheira da comutação Majid disse: "Depoisnew member freebetdez anosnew member freebetrodeios eles estão realmente falando uns com os outros. Agora é horanew member freebetpescar o peixe ou cortar a linha".

O mercado financeiro iraniano é o melhor termômetro político para mostrarnew member freebetque direção a sociedade está se movendo.

As taxasnew member freebetconversão das moedas estrangeiras caíram nesta manhã, assim como o preço das moedasnew member freebetouro.

"A maior razão para a reação do mercado é que as pessoas estão com a sensaçãonew member freebetque é sério o que está acontecendo, uma negociação real está ocorrendo", disse um economista que pediu para não ser identificado.

"Independente do que possa acontecer , as pessoas precisamnew member freebetcertezas,new member freebetestabilidade".

Os iranianos estão acompanhandonew member freebetperto se seus diplomatas conseguem abrir um caminho para sair dessa longa disputa.

Muitos acreditam que agora o Irã poderá respirar facilmentenew member freebetnovo.