Com discurso contra desigualdade, democrata é favorito à prefeiturabwin com nlNY:bwin com nl

Billbwin com nlBlasio ebwin com nlfamília (Reuters)
Legenda da foto, Filhos e mulherbwin com nlBillbwin com nlBlasio ajudaram a impulsionarbwin com nlcampanha
  • Author, Alessandra Corrêa
  • Role, De Nova York, para a BBC Brasil

bwin com nl Os nova-iorquinos vão às urnas nesta terça-feira para eleger o sucessorbwin com nlMichael Bloomberg, quebwin com nl31bwin com nldezembro deixa a prefeitura após 12 anos e três mandatos.

Segundo todas pesquisas, o democrata Billbwin com nlBlasio deve vencer a disputa com grande margem. Em levantamento divulgado na semana passada pela Quinnipiac University, Blasio tinha 65% das intençõesbwin com nlvoto e uma vantagembwin com nl39 pontos percentuais sobre seu adversário, o republicano Joseph Lhota (26%). O independente Adolfo Carrión Jr. tem 3%.

Defensor públicobwin com nlNova York, Blasio, 52 anos, conduziu uma campanha marcada pelo discurso contra a desigualdade social e a política chamadabwin com nl"stop and frisk" ("pare e reviste",bwin com nltradução livre), que autoriza a polícia a interrogar e revistar pessoasbwin com nlbuscabwin com nlarmas e que alguns consideram discriminatória.

Ele conquistou a simpatia dos eleitores se posicionando como um candidato anti-Bloomberg e explorando a ideiabwin com nlque a gestão do atual prefeito dividiu Nova Yorkbwin com nl"duas cidades".

"Quase 400 mil milionários chamam Nova Yorkbwin com nllar, enquanto quase metade dos nossos vizinhos vivem próximos à linhabwin com nlpobreza. Nossa classe média não está apenas encolhendo; corre o riscobwin com nldesaparecerbwin com nlvez", diz Blasio no sitebwin com nlsua campanha.

Entre suas promessas está abwin com nlaumentar os impostos sobre os mais ricos para ampliar os investimentosbwin com nleducação.

Seus adversários o chamambwin com nl"marxista", lembrando a simpatiabwin com nlBlasio pela Nicarágua sandinista nos anos 1980, para onde ele viajoubwin com nl1988, ajudando a distribuir comida e medicamentos durante a revolução.

Mas Blasio diz que não é nem nunca foi marxista. Em entrevista à New York Magazine, ele definiubwin com nlvisãobwin com nlmundo como "parte Franklin Roosevelt - o New Deal -, parte social-democracia europeia e parte teologia da libertação".

Adversário

Lhota, 59 anos, que comandou a Autoridade Metropolitanabwin com nlTransporte e ocupou vários cargos na gestão do republicano Rudolph Giuliani, a partirbwin com nl1994, critica o que define como "pouca experiência"bwin com nlBlasio e diz que o adversário, se eleito, levará Nova Yorkbwin com nlvolta ao "caos"bwin com nladministrações democratas anteriores, marcadas por problemas econômicos e violência.

"Billbwin com nlBlasio não tem a experiência ou as políticas corretas para combater o crimebwin com nluma cidadebwin com nl8,3 milhõesbwin com nlpessoas. Sua agenda temerária vai colocar nossa segurançabwin com nlrisco", diz Lhota.

Uma das principais divergências entre os dois candidatos envolve a política do "stop and frisk", implantada por Bloomberg.

Muitos consideram a prática responsável pela queda na criminalidade, mas críticos afirmam que viola os direitos das minorias, por ser direcionada principalmente a negros e latinos.

Em agosto, a juíza Shira Scheindlin considerou a política inconstitucional e indicou um supervisor federal para fiscalizar mudanças na prática. Na semana passada, porém, após recurso da prefeitura, um tribunal federalbwin com nlrecursos derrubou a decisão e afastou Scheindlin do caso.

O candidato Joe Lhota critica o que define como 'pouca experiência'bwin com nlBlasio
Legenda da foto, O candidato Joe Lhota critica o que define como 'pouca experiência'bwin com nlBlasio

Lhota diz que, se eleito, vai manter o recurso da prefeitura contra a decisão da juíza. Blasio afirma que vai retirar a ação, mas muitos duvidam que ele aceite a interferênciabwin com nlum supervisor federal na administração do Departamentobwin com nlPolíciabwin com nlNova York.

Família

Netobwin com nlimigrantes italianos, Blasio conquistou o eleitorado nova-iorquino não somente combwin com nlplataforma autodefinida como progressista, mas também com o carismabwin com nlsua família birracial:bwin com nlmulher, Chirlane McCray, 58 anos, é negra.

McCray é presença importante no palanque do marido. Antesbwin com nlcasar-se com Blasio,bwin com nl1994, ela atuou na organização radicalbwin com nlfeministas e lésbicas negras Combahee River Collective, nos anos 1970.

O casal tem dois filhos, Chiara, 18 anos, e Dante, 16. Com seu penteado afro, Dante se transformoubwin com nlcelebridade e ganhou elogios até do presidente Barack Obama após participarbwin com nluma propaganda eleitoral que impulsionou a campanha do pai.

Blasio liderabwin com nltodas as fatias da população, com destaque para o grande apoiobwin com nlnegros e hispânicos, cuja participação no eleitorado nova-iorquino vem crescendo.

Caso as pesquisas se confirmem, Blasio será o primeiro democrata eleito para a prefeiturabwin com nlNova York desde 1989.

Apesarbwin com nl60% dos eleitores da cidade se identificarem como democratas, o último candidato do partido a vencer a eleição municipal foi David Dinkins, que governou até 1993.

Ele foi sucedido pelo republicano Rudolph Giuliani, que comandou a prefeitura até o fimbwin com nl2001,bwin com nluma gestão marcada pela tolerância zero ao crime e a redução da violência.

Pouco após os atentadosbwin com nl11bwin com nlsetembrobwin com nl2001, o bilionário Bloomberg assumiu o comando da cidade.

Inicialmente membro do Partido Republicano, Bloomberg abandonou a siglabwin com nl2007, e se reelegeu para o terceiro mandato,bwin com nl2009, como independente.