Cientista divulga gravaçãoapostabetsidioma que deu origem a línguas europeias:apostabets

Hipótese Kurgan | Foto: Wikimedia Commons
Legenda da foto, Hipótese Kurgan (acima) é explicação provável para como língua se espalhou por Europa e Ásia

apostabets Cientistas dizem ter conseguido, pela primeira vez, criar um registro fonéticoapostabetsum antigo idioma falado por nosso ancestrais há quatro mil anos.

Acredita-se que o idioma, conhecido como PIE (língua protoindo-europeia), era falado entre 4.500 e 2.500 a.C na Europa e na Ásia, e deu origem a línguas atuais como o português.

Em 1868, o linguista alemão August Schleicher reconstruiu um vocabulário da PIE e escreveu uma fábula no idioma, chamada A ovelha e os cavalos.

Em uma gravação, o linguista Andrew Byrd, da UniversidadeapostabetsKentucky, nos Estados Unidos, lê a fábulaapostabetsuma simulação da língua.

Aproximação educada

A língua protoindo-europeia teria sido um ancestral comum das línguas indo-europeias.

Uma descrição desta protolíngua, feita a partir da observação sobre as semelhanças e diferenças sistemáticas entre as línguas indo-europeias, é tida como uma das grandes realizações dos linguistas a partir do início do século 19.

Apesarapostabetsnão haver registro concreto da PIE, Byrd recriou a fala baseada no somapostabetspalavras antigasapostabetsidiomas indo-europeus como latim, grego e sânscrito,

Não há maneiraapostabetscriar uma versão definitiva da língua, e Byrd disse à BBC Brasil queapostabetspronúncia é uma aproximação baseadaapostabetsuma "visão particularapostabetscomo os sons seriam pronunciados."

A fábula foi primeiramente escritaapostabetsalemão, para depois ser traduzida para PIE como uma formaapostabetsexperimentar o vocabulário.

"As línguas diferemapostabetscomo elas combinam os sons, e elas usam essas combinações para criar novas palavras", contou Byrd.

A gravação foi publicada na versão online da revista <italic><link type="page"><caption> Archaeology</caption><url href="http://www.archaeology.org/issues/102-1309/features/1205-timber-grave-culture-krasnosamarskoe-bronze-age" platform="highweb"/></link></italic>, como parteapostabetsum estudo baseadoapostabetsdescobertas arqueológicas ligadas a tradições da cultura indo-europeia.

Apesar do interesse gerado porapostabetsgravação, Byrd diz que não tem intençãoapostabetsfazer outras, principalmente porque ele teria que criar novas histórias que ainda não foram escritas.

A mesma fábula é usada por outros linguistas e é atualizada à medida que mais descobertas são feitas sobre a língua.

Controvérsias

As línguas indo-europeias descendemapostabetsum idioma comum que deu origem tanto às línguas europeias quanto às asiáticas. Algumas das muitas línguas modernas que provêm da família indo-europeia incluem inglês, sueco e persa.

"Há 6.500 anos, farsi (persa) e inglês eram a mesma língua. Isso é muito legal, e te dá um sensaçãoapostabetsunião", disse Byrd ao siteapostabetsnotícias Huffington Post.

Devido à faltaapostabetsinformação disponível, a PIE é um tema bastante discutido entre pesquisadores.

Byrd acredita que a PIE provavelmente foi falada nas estepes da Eurásia há cercaapostabets6.500 anos, mas outros pesquisadores defendem a teoriaapostabetsque ela teria sido falada na Turquia milharesapostabetsanos antes.

Provavelmente nunca saberemos o verdadeiro som da PIE, e Byrd brincou dizendo que a única maneiraapostabetscriar uma gravação definitiva seria com a criaçãoapostabetsuma máquina do tempo.