Governo americano diz que imprensa distorceu atividades da NSA:casa de aposta com 1 real

Susan Rice | Foto: Getty
Legenda da foto, Secretáriacasa de aposta com 1 realSegurança Nacional disse que países continuarão a ter relações bilaterais

O ministro Figueiredo veio aos EUA obter as explicações cobradas pela presidente Dilma Rousseff do colega Barack Obama durante o encontro do G20 na Rússia.

Uma entrevista coletiva do ministro com correspondentes após o encontro foi desmarcada. A Embaixadacasa de aposta com 1 realWashington informou que o ministro "continuará as conversas" com o governo americano sobre o tema.

Visita sob ameaça

A nota do governo americano volta a afirmar que "como o presidente já havia dito,casa de aposta com 1 realequipecasa de aposta com 1 realsegurança nacional - informada pelo trabalhocasa de aposta com 1 realespecialistas - está realizando avaliações amplas para examinar as atividadescasa de aposta com 1 realinteligência dos Estados Unidos, para assegurar que elas sejam dimensionadas apropriadamente e reflitam as decisões sobre o que deveríamos fazer versus o que podemos fazer."

O imbróglio diplomático entre os dois países ameaça a visitacasa de aposta com 1 realDilma aos EUAcasa de aposta com 1 realcarátercasa de aposta com 1 realEstado, marcada para outubro. Antes disso, a presidente virá a Nova York para discursar na Assembleia Geral da ONU, dentrocasa de aposta com 1 realduas semanas.

Segundo as denúncias, veiculadas pelo programa Fantástico, da TV Globo, com auxilio do jornalista Glenn Greenwald, do jornal britânico The Guardian, a Agênciacasa de aposta com 1 realSegurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) monitorou conversas entre a presidente Dilma Rousseff e seus principais assessores.

A reportagem diz ter conseguido documentos secretos junto ao fugitivo americano Edward Snowden que comprovam a existência do monitoramento.

Ex-agente da NSA, Snowden foi o responsável por denunciar,casa de aposta com 1 realjunho deste ano, um extenso programacasa de aposta com 1 realmonitoramentocasa de aposta com 1 realdadoscasa de aposta com 1 realtelefone ecasa de aposta com 1 realinternet pelo governo americano dentro e fora do país.

O programa afirmou ainda que o nome da Petrobras aparececasa de aposta com 1 realum documento usadocasa de aposta com 1 realum treinamentocasa de aposta com 1 realagentes da NSA para acessar redes privadascasa de aposta com 1 realinstituições variadas.

De acordo com o Fantástico, a tecnologia envolvendo a exploraçãocasa de aposta com 1 realpetróleocasa de aposta com 1 realalta profundidade na camada pré-sal poderia ter sido o alvo da espionagem.

Após o encontro do G20, a presidente Dilma Rousseff disse ter exigidocasa de aposta com 1 realObama que Washington abra "tudo" o que tem sobre o Brasil.

De acordo com Dilma, Obama teria assumido a "responsabilidade direta e pessoal" pelas investigações sobre as açõescasa de aposta com 1 realespionagem, comprometendo-se tanto com a apuração das denúncias quanto com a adoçãocasa de aposta com 1 realmedidas que o governo brasileiro ache necessárias.

O presidente americano também teria manifestado disposiçãocasa de aposta com 1 realcriar "condições políticas" para a visitacasa de aposta com 1 realoutubro. "Minha viagem depende dessas condições políticas", afirmou Dilma.