Os caminhos para um acordok7 games e confiávelpaz entre Israel e palestinos:k7 games e confiável

Jerusalém: um dos principais alvos da disputa | Foto: AFP
Legenda da foto, Lei Básica Israelense define: "Jerusalém, completa e unida, é a capitalk7 games e confiávelIsrael

k7 games e confiável Enquanto israelenses e palestinos se preparam para a primeira tentativak7 games e confiávelum acordok7 games e confiávelpazk7 games e confiávelquase três anos, sob liderança dos Estados Unidos, a BBC relaciona os principais pontosk7 games e confiáveldivergência - ou convergência - entre as três partes envolvidas no processo.

As conversas foram retomadas nesta semana com os Estados Unidos como mediadores. O secretáriok7 games e confiávelEstado americano, John Kerry, disse nesta terça-feira que a meta é chegar a um acordo finalk7 games e confiávelum prazok7 games e confiávelnove meses e que "todas as questões" que dividem israelenses e palestinos serão debatidas.

"Todas estarão na mesa, com um simples objetivo: uma visão para pôr fim ao conflito", declarou Kerry, afirmando que as duas partes estão comprometidas com "negociações sustentadas, contínuas e substanciais a respeito das questões centrais"k7 games e confiáveldebate.

Segundo o governo americano, novas negociações serão realizadas nas próximas duas semanas,k7 games e confiávelIsrael ou nos territórios palestinos, e os lados envolvidos concordaramk7 games e confiávelmanter os detalhesk7 games e confiávelsegredo.

Leia abaixo, um resumo dos principais pontosk7 games e confiáveldisputa para a negociaçãopk7 games e confiávelum acordok7 games e confiávelpaz.

Jerusalém

k7 games e confiável Israel

O governo israelense não está disposto a dividir Jerusalém, local definido por Israel para ser o centro político e religioso da população judia. Essa definição está na Lei Básica Israelense,k7 games e confiável1980, que estabelece que "Jerusalém, completa e unida, é a capitalk7 games e confiávelIsrael". No passado, existia algum espaço para manobra para uma possível divisãok7 games e confiáveláreas nas fronteiras. Em tentativask7 games e confiáveldiálogok7 games e confiável2000 e 2007, o governo israelense à época propôs a trocak7 games e confiávelalguns distritos mais afastados do centrok7 games e confiávelJerusalém.

k7 games e confiável Palestinos

Os palestinos querem o lestek7 games e confiávelJerusalém como capital do Estado da Palestina - a área era ocupada pela Jordânia antesk7 games e confiávelser retomada pelos israelensesk7 games e confiável1967.

O lestek7 games e confiávelJerusalém, também conhecido como "cidade velha", é considerado o terceiro lugar mais sagrado do Islã, local onde está a mesquitak7 games e confiávelal-Aqsa e a Cúpula da Rocha (ou Domo da Rocha),k7 games e confiávelonde, acreditam os palestinos, Maomé teria visitado o céuk7 games e confiávelseu cavalo alado Burak.

k7 games e confiável Estados Unidos

Os Estados Unidos não reconhecem a anexação feita por Israel do lestek7 games e confiávelJerusalém e mantêmk7 games e confiávelembaixadak7 games e confiávelTel Aviv. O presidente Barack Obama se opôs ao planok7 games e confiávelconstruir casas para israelenses no lestek7 games e confiávelJerusalém. Ele chegou a dizer, antesk7 games e confiávelse tornar presidente, que a tarefak7 games e confiáveldividir a cidade seria uma "muito difícilk7 games e confiávelexecutar".

Fronteiras

k7 games e confiável Israel

O primeiro-ministro israelense Benjamim Netanyahu aceita que um estado palestino deva existir e que haverá a necessidadek7 games e confiávelcessãok7 games e confiávelpartes da Cisjordânia (área tomada por Israelk7 games e confiável1967) para acomodá-lo. Israel já retirou suas tropas e população dos assentamentos da faixak7 games e confiávelGaza. O país gostaria que a áreak7 games e confiávelborda incluísse os assentamentos israelenses que cresceram na Cisjordânia e Jerusalém. Entretanto, alguns membros do Likud - partidok7 games e confiáveldireita que faz parte do gabinetek7 games e confiávelNetanyahu - não aceitam a ideia da coexistência dos estados como solução para o conflito com os palestinos.

k7 games e confiável Palestinos

Eles querem que as negociações comecem a partir da premissa básicak7 games e confiávelque as terras tomadas por Israelk7 games e confiável1967 - a Cisjordânia, o lestek7 games e confiávelJerusalém e Gaza - pertencem à futura Palestina. Qualquer área dada aos israelenses nesses locais deveria ser compensada por uma equilibrada trocak7 games e confiávelterras. Eles têm esperançak7 games e confiávelque o reconhecimento pela ONU e a regras definidas pela União Europeia para disputa, que foram baseadas no acordok7 games e confiávelcessar-fogok7 games e confiável1967, fortaleceram a posição palestina nas negociações com Israel.

k7 games e confiável Estados Unidos

Os EUA concordam com a premissa palestina para o início das negociações, mas não com o seu final. Eles discordam sobre o uso das regras definidask7 games e confiável1967 e sobre o fatok7 games e confiávelque a trocak7 games e confiávelterras deva ser feito com basek7 games e confiávelqualquer acordo.

Assentamentos

k7 games e confiável Israel

O governo israelense insistiu previamentek7 games e confiávelmanter seus principais assentamentos no lestek7 games e confiávelJerusalém e na região da Cisjordânia. Qualquer mudança nessa premissa romperia a coalizão que forma o governok7 games e confiávelIsrael. O país recusou-se a reintroduzir o congelamento parcial dos assentamentos com uma precondição para retomar o diálogo. O último congelamento expirouk7 games e confiável26k7 games e confiávelsetembrok7 games e confiável2010.

k7 games e confiável Palestinos

Para os palestinos, o ideal seria que todos os assentamentos israelenses fossem abandonados, como aconteceuk7 games e confiávelGaza. Entretanto, eles parecem aceitar que alguns assentamentos israelenses possam permanecer, e devem requisitar o estabelecimentok7 games e confiávelum número limite para isso, alémk7 games e confiáveluma trocak7 games e confiávelterras equivalente à quantidade que porventura venha a ficar. Eles não participaram da última rodadak7 games e confiávelnegociações com Israel depois que o acordo para o congelamento das áreas, feitok7 games e confiável26k7 games e confiávelsetembrok7 games e confiável2010, não foi renovado pelos israelenses.

k7 games e confiável Estados Unidos

Assim como a anexação do lestek7 games e confiávelJerusalém não é aceita pelos americanos, os EUA também não reconhecem a legitimidade internacional dos assentamentos israelenses na região da Cisjordânia. Mas eles aceitam que esta é uma realidade e devem fazer pressão para um compromisso.

Refugiados

k7 games e confiável Israel

Os israelenses rejeitam a ideiak7 games e confiávelque aos refugiados palestinosk7 games e confiávelguerras anteriores deveria ser possibilitado o "diretok7 games e confiávelretorno" às suas antigas casas. Eles dizem que este seria um mecanismo para destruir o estadok7 games e confiávelIsrael pela demografia, já que isso estabeleceria um estado palestino unitário. Por esta razão, Netanyahu defende que Israel deva ser reconhecido como um estado judeu.

k7 games e confiável Palestinos

Formalmente, os palestinos mantém a ideia do "direitok7 games e confiávelretorno", argumentando que sem ele uma grande injustiça não seria desfeita. Entretanto, negociações regulares entre os próprios palestinos definem que este "direito" poderia ser atingido por meiok7 games e confiávelcompensação. Eles refutam o conceitok7 games e confiávelIsrael como um "estado judeu", afirmando que isto é desnecessário e que ignora os direitos dos cidadãos israelenses que são árabes.

k7 games e confiável Estados Unidos

Os EUA entendem a recusak7 games e confiávelIsraelk7 games e confiávelaceitar refugiados palestinosk7 games e confiávelseu território e esperam que a questão possa ser resolvida pela compensação e ajuda humanitária para aqueles que não conseguirem retornar para ak7 games e confiávelantiga moradia.

Segurança

k7 games e confiável Israel

O governo israelense teme que um estado palestino algum dia possa cair nas mãos do grupo extremista Hamas ou que seja utilizado para atacar Israel. Por isso, eles têm insistidok7 games e confiávelmanter amplas medidask7 games e confiávelcontrolek7 games e confiávelsegurança na área do vale do rio Jordão e pedem para que o estado palestino seja amplamente desmilitarizado.

k7 games e confiável Palestinos

Argumentam que a segurança na região será conseguida pela coexistência estável dos dois estados - palestino e israelense. Os palestinos querem que o estado da Palestina seja reconhecido com o máximok7 games e confiávelatributosk7 games e confiávelum estado comum. O presidente da autoridade palestina, Mahmoud Abbas, teme que um estado com statusk7 games e confiávelcliente - sem o poder total atribuído a um estado comum - não poderia ser mantido e ficaria aberto ao controle do Hamas.

k7 games e confiável Estados Unidos

Os EUA aceitam a necessidade israelense por segurança, mas também compreendem que os palestinos precisamk7 games e confiávelum estado e a conciliação dessas duas posições é um objetivo da diplomacia americana. Entretanto, é improvável que reconheça um estado palestino que não saiak7 games e confiáveluma negociação. O secretáriok7 games e confiávelestado americano, John Kerry, apontou o general aposentado John Allen como um conselheiro especial para tratar das questõesk7 games e confiávelsegurança israelenses.