Argentinos lotam catedral do Rio para encontro exclusivo com o papa:roleta premiada

Papa Francisco na catedral do RIoroleta premiadaJaneiro (foto: AFP)
Legenda da foto, O papa abriu um espaço na agenda para se encontrar com compatriotas no Rio
  • Author, Luís Guilherme Barrucho
  • Role, Enviado especial da BBC Brasil ao Rioroleta premiadaJaneiro

roleta premiada Mesmo sem estar previsto na agenda oficial da Jornada Mundial da Juventude, o encontro do papa com peregrinos e sacerdotes argentinos lotou nesta quinta-feira a Catedral Metropolitana do Rioroleta premiadaJaneiro.

Organizado às pressas a pedido do próprio pontífice, que queria se reunirroleta premiadaprivado com compatriotas, o evento durou pouco maisroleta premiada30 minutos e foi realizado após a visita do papa Francisco à favelaroleta premiadaVarginha, na zona norte do Rio.

O plano inicialmente divulgado eraroleta premiadaque o papa faria uma missa. No entanto, Francisco se restringiu a um discursoroleta premiadaimproviso.

Cercaroleta premiada5 mil peregrinos e prelados argentinos participaram do encontro dentro da catedral. Os fiéis foram identificados por crachás,roleta premiadaque constavam nome, nacionalidade e endereçoroleta premiadahospedagem. A entrada foi feita por ordemroleta premiadachegada.

Mas, do ladoroleta premiadafora, uma multidão permanecia debaixoroleta premiadachuva para ver o pontífice. Desde o início da manhã, os fiéis coloriamroleta premiadaazul e branco as imediações da catedral.

Silêncio

Quando Francisco iniciou seu discurso, após chegar ao local, por voltaroleta premiada12h30, uma situação inusitada ocorreu: os fiéis que não conseguiram entrar pediam a todo momento silêncio para ouvir do ladoroleta premiadafora as declarações do papa argentino.

Em dado momento, apesar da presençaroleta premiadamilharesroleta premiadaperegrinos nas imediações da catedral, só se ouvia o barulho dos helicópteros na Avenida Chile, uma das principais vias do centro do Rio.

A cada fraseroleta premiadaimpacto do papa, os fieis argentinos, emroleta premiadamaioria jovens, gritavam e batiam palmas.

Fiéis argentinos tentam ver papa na catedral do Rio (foto: BBC)
Legenda da foto, Muitos argentinos não conseguiram entrar na catedral para ver Francisco

O pontífice falou sobre o papel da juventude para a Igreja Católica e pediu para que os argentinos continuassem a rezar por ele.

No final do encontro, os argentinos cantaramroleta premiadacoro cânticos religiosos.

Ao sair da catedral, o papa segurou uma bandeiraroleta premiadaseu país e abençoou os fiéis.

A argentina Maggi Pretel,roleta premiada15 anos, foi uma das que ficaram do ladoroleta premiadafora. Ela e seu gruporoleta premiadaamigas,roleta premiadaBuenos Aires, chegou ao local por voltaroleta premiada9h.

"Este papa é especial para nós, porque é argentino. Nos sentimos mais próximas da Igreja", disse.

Após se reunir com os fiéis argentinos, o papa Francisco seguiu para um encontro com jovens detentos no Palácio Arquiepiscopal São Joaquim, residência oficial do arcebispo do Rioroleta premiadaJaneiro, Dom Orani Tempesta.