Climazebet service clientprotestos influencia visita e discursozebet service clientpapa no Brasil:zebet service client

Foto: AP
Legenda da foto, Jornada deve reunir milhareszebet service clientjovens; papa deve abordar ondazebet service clientprotestoszebet service clientseu discurso
  • Author, Paula Adamo Idoeta
  • Role, Da BBC Brasilzebet service clientSão Paulo

zebet service client O efervescente clima político do Brasil deve ser um ator importante na primeira visita do papa Francisco ao Brasil, a partirzebet service client22zebet service clientjulho, para a Jornada Mundial da Juventude.

A cúpula da Igreja Católica brasileira já indicou que o papa deve mencionar a ondazebet service clientprotestos populareszebet service clientseu discurso; ao mesmo tempo, autoridades brasileiras antecipam mais manifestações durante a visita do pontífice.

Na segunda-feira, o cardeal Dom Odilo Scherer, arcebispozebet service clientSão Paulo, dissera que o papa "certamente terá palavras para as questões levantadas pelos jovens (durante as manifestações), para as suas muitas insatisfações e seu desejozebet service clientmudanças".

Reportagem do jornal espanhol El País afirma que o papa considerou as manifestações "coerentes com o evangelho" e que ele teria mudado seu discurso da Jornada Mundial da Juventude para abordar a ondazebet service clientprotestos.

O papa foi informado dos protestos pelo cardeal Dom Raymundo Damasceno, arcebispozebet service clientAparecida,zebet service clientvisita a Roma. Segundo Dom Raymundo, o pontífice "vê tudo isso como como algo natural, num país democrático onde as pessoas podem e devem, às vezes, manifestar seus anseios" a seus governantes.

Na terça-feira, a Agência Brasileirazebet service clientInteligência (Abin) informou que há um "alerta vermelho" para protestoszebet service client"gruposzebet service clientpressão" (espontâneos) e um "alerta laranja" para os movimentos "reivindicatórios" (organizados por categorias profissionais ou sociais) no período da Jornada, que deve reunir milhõeszebet service clientpessoas no Riozebet service clientJaneiro ezebet service clientAparecida do Norte (SP).

Alguns grupos já anunciaram a organizaçãozebet service clientprotestos para coincidir com a visita do papa - um deles para questionar os gastos públicos que ajudaram a financiar a própria Jornada Mundial da Juventude. É possível que o roteiro do pontífice seja alterado para garantir a segurança - algo que o Vaticano negou.

Em entrevista coletiva na quarta-feira, o porta-voz da Santa Sé, Federico Lombardi, disse que o papa Francisco dispensará o "papa-móvel" blindado durantezebet service clientpassagem pelo Brasil e "confia na habilidade das autoridades brasileiraszebet service clientlidar com a situação (de eventuais protestos)", informou a agência France Presse.

Tônica social

O tom do discurso papal deve refletir o atual momento e a tônica, adotada desde o iníciozebet service clientseu pontificado,zebet service clientenfatizar as políticas sociais voltadas à população mais carente, diz à BBC Brasil André Ricardozebet service clientSouza, estudioso da religião no departamentozebet service clientsociologia da Universidade Federalzebet service clientSão Carlos (UFSCAR).

"Esse é o foco do discurso dele. Não o imagino fazendo críticas diretas ao governo, mas sim focando os mais pobres e necessitados, com uma mensagem social forte", diz Souza.

Papa Francisco
Legenda da foto, Papa vê manifestações 'como algo natural num país democrático', disse cardeal brasileiro

Para Paulo Fernando Carneirozebet service clientAndrade, do Centrozebet service clientTeologia e Ciências Humanas da PUC-RJ, uma prévia disso foi observada no discurso do papa durantezebet service clientvisita, no início do mês, à ilha italianazebet service clientLampedusa – por onde muitos imigrantes irregulares tentam entrar na Europa. Na ocasião, o papa fez uma crítica à "globalização da indiferença" ante o drama dos imigrantes.

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) afirmou também que o papa, como argentino, é um "conhecedor do contexto social" latino-americano e que isso deve se refletirzebet service clientsuas declarações durante a passagem pelo Brasil.

Contexto

Além dos protestos, há outros fatores importantes que contextualizam a atual visita, como a queda na proporçãozebet service clientcatólicos no Brasil – o maior país católico do mundo – e a tentativa da igreja a reagir aos escândaloszebet service clientcorrupção e pedofilia.

Poucas semanas antes da Jornada Mundial da Juventude, o papa Francisco decretou mudanças nas leis do Vaticano, alterando seu código penal para tipificar crimes sexuais (incluído ozebet service clientpedofilia) e financeiros (como ozebet service clientlavagemzebet service clientdinheiro).

Todo esse contexto cria um "momento singular" para a visita do papa, afirma Carneirozebet service clientAndrade, num momentozebet service clientque a igreja faz aceno à juventude para estancar perdazebet service clientfiéis.

O roteiro do papa Francisco no Brasil