Parlamentares britânicos pedem prisãoslot pin upbanqueiros irresponsáveis:slot pin up

Visão geral dos prédios da área financeiraslot pin upLondres (Foto: BBC)
Legenda da foto, Comissão criticou setor bancário britânico (Foto: BBC)

slot pin up Um relatórioslot pin upuma comissãoslot pin upparlamentares britânicos divulgado nesta quarta-feira afirma que banqueiros considerados culpadosslot pin upmá conduta ou irresponsabilidade deveriam ser presos.

A Comissão Parlamentar britânica que investiga condutas no setor bancário do país foi estabelecida pelo ministro das Finanças britânico, George Osborne,slot pin up2012, depoisslot pin upvários escândalos - sobretudo oslot pin upmanipulação da Libor, a taxaslot pin upjuros cobrada pelos bancos londrinos.

O quinto relatório da comissão condenou a faltaslot pin upresponsabilização dos banqueiros e também afirmou que alguns pagamentosslot pin upbônus para os altos executivos do setor deveriam ser suspensos por até dez anos.

"Muitos banqueiros, especialmente nos cargos mais importantes, operaramslot pin upum ambienteslot pin upinsuficiente responsabilidade pessoal", afirmou o documentoslot pin up571 páginas.

"Executivos sabiam que eles não seriam punidos pelo que não estavam vendo e, imediatamente, fizeram vista grossa."Quando eles não podiam alegar ignorância, alegaram que todos foram a favorslot pin upuma decisão e que, então, nenhum indivíduo poderia ser culpado", continuou o relatório.

O documentoslot pin up571 páginas também pediu que o governo britânico analise as alternativas para a venda do Royal Bank of Scotland (RBS), incluindo o desmantelamento do banco, e exigiu medidas para tornar o setor mais competitivo.

Durante a crise financeiraslot pin up2008, o RBS foi um dos bancos britânicos que mais precisaramslot pin upajuda do governo para não quebrar. Na ocasião, o governo assumiu 81% do controle do RBS.

Falando à BBC, George Mathewson, ex-presidente e diretor-executivo do RBS, criticou algumas recomendações do relatório da Comissão Parlamentar, especialmente a suspensão dos bônus para executivos.

"Acho um pouco estranho. Os bônus incentivam comportamentos. Dez anos sem (bônus) não é uma forma fácilslot pin upimaginar que haja incentivos (aos funcionários)", afirmou.

Competitividade e igualdade

O relatório também opinou que os bancos devem ser obrigados legalmente a priorizar a segurança financeiraslot pin upvezslot pin upos interessesslot pin upseus acionistas.

Além disso, criticou a falha dos reguladoresslot pin upidentificar os riscos financeiros que contribuíram para a criseslot pin up2008, pedindo "a substituição do sistema mecânicoslot pin upcompilaçãoslot pin updados por uma ênfase maior no exercício do bom senso". O relatório recomendou ainda que cada diretoriaslot pin upcada banco crie mecanismos para proteger informantes que denunciem má conduta aos órgãos reguladores.

O documento da Comissão Parlamentar também pede que os órgãos reguladores do setor bancário tenham autonomia para enfrentar os problemas que encontrem.

Por fim, a comissão pediu o estabelecimentoslot pin upum códigoslot pin upconduta pra o setor e criticou a faltaslot pin upigualdadeslot pin upgêneros, que geraria uma cultura machista nos bancos.

A Autoridade Britânicaslot pin upServiços Financeiros, que era o órgão regulador do setor bancário britânico durante a crise financeira, foi separadaslot pin upduas unidades - a Autoridadeslot pin upConduta Financeira, que policia o comportamentoslot pin upbanqueiros, e a Autoridadeslot pin upRegulamentação Prudencial do Banco da Inglaterra, que garante que os bancos do país não assumam riscos excessivos.