Premiê rejeita 'Primavera turca' e acirra disputa política na Turquia:sissi slot machine
sissi slot machine O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmou nesta segunda-feira que os quatro diassissi slot machineprotestos contra o governo não são uma "Primavera turca".
Em uma coletivasissi slot machineimprensa antessissi slot machineviajar para o Marrocos, ele afirmou que os protestos foram organizados por extremistas e acusou a oposiçãosissi slot machineprovocar "os seus cidadãos".
Os protestos começaram como uma iniciativa para impedir a derrubada do parque Gezi,sissi slot machineIstambul, para a construçãosissi slot machineum centro comercial.
No entanto, as manifestações se transformaramsissi slot machineprotestos contra o governosissi slot machinetodo o país. Ativistas se enfrentaram novamente com a polícia na segunda-feira após novos episódiossissi slot machineviolência durante a noite.
A polícia usou gás lacrimogêneo contra um gruposissi slot machinemanifestantes que ia para o gabinete do primeiro-ministrosissi slot machineIstambul, segundo a agênciasissi slot machinenotícias Dogan.
"Há aqueles que comparecem aos eventos organizados por extremistas. Isso não é mais relacionado ao parque Gezi. Estes são eventos organizados com afiliações na Turquia e fora", disse o primeiro-ministro, durante uma entrevista pela televisão.
"O principal partidosissi slot machineoposição, CHP, provocou meus cidadãos inocentes. Os que produzem notícias (e) chamam esses eventossissi slot machinePrimavera turca não conhecem a Turquia."
A retórica agressivasissi slot machineErdogan contrasta com o tom adotado pelo presidente turco, Abdullah Gul, que pediu calma e defendeu o direito dos manifestantessissi slot machineprotestar pacificamente.
Tido como mais conciliador, Gul vem se afastandosissi slot machineseu ex-aliado Erdogan, e o racha foi evidenciado pelos protestos atuais e com a aproximação das eleições presidenciais do país, explica Cagil Kasapoglu, do Serviço Turco da BBC.
'Autoritário'
Os manifestantes dizem que o governo turco tem se tornado cada vez mais autoritário.
Correspondentes da BBC dizem que os manifestantes turcos temem que o Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP),sissi slot machineErdogan, esteja tentando impor valores conservadores islâmicos no país, que é oficialmente secular, e infringindo suas liberdades individuais.
De acordo com as autoridades, maississi slot machine1,7 mil pessoas foram presassissi slot machineprotestossissi slot machine67 cidades, mas muitas já foram liberadas.
Na noitesissi slot machinedomingo, a Casa Branca dissesissi slot machineum comunicado que ambos os lados deveriam "acalmar a situação" e reafirmou que manifestações pacíficas são "parte da expressão democrática".
Os EUA já haviam criticado as forçassissi slot machinesegurança turcas porsissi slot machineresposta inicial aos protestos.
Hospitais improvisados
Durante a noite, manifestantes no bairrosissi slot machineBesiktas,sissi slot machineIstambul, tiraram pedras do pavimento para construir barricadas e a polícia respondeu com gás lacrimogêneo e canhõessissi slot machineágua.
Mesquitas, shoppings e uma universidadesissi slot machineBesiktas foram transformadossissi slot machinehospitais improvisados para os feridos durante os protestossissi slot machinedomingo à noite.
Milharessissi slot machinepessoas participaram dos protestos do ladosissi slot machinefora do estádiosissi slot machinefutebolsissi slot machineBesiktas, que foi recentemente desativado.
Também houve tumultos na capital, Ancara, e na cidade costeirasissi slot machineIzmir, no oeste, assim comosissi slot machineAdana, no sul, e Gaziantep, no sudeste.
Na semana passada, o governo aprovou uma lei proibindo a venda e a propagandasissi slot machinebebidas alcoólicas.
Erdogan disse que os manifestantes são antidemocráticos e foram provocados pelo Partido Popular Republicano (CHP),sissi slot machineoposição.