Turquia vive segundo dialv bet e confiávelprotestos contra o governo:lv bet e confiável

Polícia usa gás lacrimogêneo para dispersar manifestantes na Turquia (foto: Reuters)
Legenda da foto, Reformalv bet e confiávelparque inicia ondalv bet e confiávelprotestos contra o governo da Turquia

lv bet e confiável A Turquia teve seu segundo dialv bet e confiávelprotestos violentos neste sábado. Choques entre policiais e manifestantes foram registradoslv bet e confiávelIstambul e na capital Ancara.

As manifestações começaram na sexta-feira devido a um plano das autoridades para fazer mudanças no parque Gezi, na praça Taksim,lv bet e confiávelIstambul.

Neste sábado houve uma escalada da violência depois que a polícia usou gás lacrimogêneo contra os manifestanteslv bet e confiávelIstambul elv bet e confiávelAncara.

Usando um tom desafiador, o premiê Recep Tayyip Erdogan afirmou que a reforma do parque continuará. Também disse que a polícia permanecerá na praça Taksim para manter a ordem.

Segundo correspondentes, o protesto começou como um tumulto local, mas rapidamente se espalhou pelas principais cidades do país e se transformoulv bet e confiávelum movimento contra o governo e contra o partido AK, do premiê.

Caos no trânsito

Centenaslv bet e confiávelmanifestantes marcharam sobre a ponte que liga os continentes europeu e asiáticolv bet e confiávelIstambul, na manhã deste sábado. O objetivo deles era chegar até a praça.

A polícia disparou granadaslv bet e confiávelgás lacrimogêneo contra os manifestantes – que responderam atirando pedras.

Um grupolv bet e confiávelmanifestantes conseguiu se reunir na praça Taksim. Eles gritavam "unidos contra o facismo" e "governo renuncie". O grupo foi atacado por policiais com canhõeslv bet e confiávelágua.

Mais confrontos foram registrados no distritolv bet e confiávelBesiktas.

"Há maislv bet e confiável40 mil pessoas cruzando a ponte entre a Ásia e a Europa hoje. Todo o transporte público está paralisado", disse à BBC uma moradoralv bet e confiávelIstambul que se identificou como Lily.

Ela disse ainda que a polícia teria jogado granadaslv bet e confiávelgás lacrimogêneo a partirlv bet e confiávelhelicópteros, durante a noite.

"Por voltalv bet e confiáveluma e meia da manhã a cidade toda começou a se manifestar. As pessoas estavam batendolv bet e confiávelpanelas, potes e soprando apitos", afirmou.

A correspondente da BBClv bet e confiávelIstambul, Louise Greenwood, afirmou que policiaislv bet e confiávelregiões distantes, como Antalya, estão sendo levados às principais cidades para ajudar a conter os choques.

Ela disse ainda que todo o distritolv bet e confiávelTaksim e as áreas vizinhas estão isoladas e as pontes da cidade foram interditadas.

Autoridadeslv bet e confiávelIstambul afirmaram que dezenas feridos foram levados para hospitais e ao menos 60 suspeitos foram presos, desde o início dos confrontos na sexta-feira.

Manifestanteslv bet e confiávelAnkara afirmaram que seu protesto foi uma açãolv bet e confiávelsolidariedade aos colegaslv bet e confiávelIstambul. Eles gritavam frases como: "Em todo lugar há resistência, Taksim estálv bet e confiáveltodo lugar".

No sábado, centenaslv bet e confiávelmanifestantes se reuniramlv bet e confiávelum parquelv bet e confiávelAnkara. Muitos consumiram álcoollv bet e confiávelprotesto contra restrições recentes do governo –lv bet e confiávelinspiração islâmica – sobre a venda e propaganda do produto.

Alguns deles tentaram marcharlv bet e confiáveldireção ao Parlamento, gritando mensagens contrárias ao governo, mas foram dispersados pela polícia.

Muitas mensagens no Twitter reclamavam sobre a faltalv bet e confiávelcobertura da mídia internacional sobre os protestos.

Islamização sutil

Os Estados Unidos expressaram preocupaçãolv bet e confiávelrelação ao modo como o governo turco está lidando com os protestos. A Anistia Internacional condenou as táticas adotadas pela polícia.

O polêmico projetolv bet e confiávelrevitalização do parque Gezi – que defragrou a ondalv bet e confiávelviolência – prevê a retiradalv bet e confiávelárvores para realizar obras com o objetivolv bet e confiávelaliviar o trânsitolv bet e confiávelveículos nas imediações da praça Taksim.

Opositores do projeto disseram que o parque é uma das poucas áreas verdes preservadaslv bet e confiávelIstambul.

Correspondentes afirmaram que a questão colocoulv bet e confiávelevidência o descontentamento das camadas mais jovens da população contra o governo e o partido AK – devido ao que chamamlv bet e confiáveluma islamização sutil do país.

Na semana passada, o Parlamento turco aprovou uma legislação que restringe a venda e o consumolv bet e confiávelbebidas alcoólicas entre 22h e 6h.

O partido AK tem raízes políticas no Islã. Mas o premiê tem afirmado estar comprometido com o secularismo do Estado.

Erdogan está no poder desde 2002 e muitos turcos têm reclamado, afirmando que o governo dele está se tornando cada vez mais autoritário.

No mês passado, a polícia entroulv bet e confiávelchoque com milhareslv bet e confiávelpessoas que participavamlv bet e confiáveluma passeatalv bet e confiávelprimeirolv bet e confiávelmaiolv bet e confiávelIstambul.