Ex-guerrilheiro reaparece após 40 anos e causa polêmica no Uruguai:da pra jogar na loteria online

Amodio Pérez / El Observador
Legenda da foto, Ex-guerrilheiro Amodio Pérez teria fugido do Uruguai após ser acusadoda pra jogar na loteria onlinetrair companheiros
  • Author, Marcia Carmo
  • Role, Para a BBC Brasil,da pra jogar na loteria onlineBuenos Aires

da pra jogar na loteria online Após quatro décadas sem dar sinalda pra jogar na loteria onlinevida, o ex-guerrilheiro uruguaio Amodio Pérez,da pra jogar na loteria online72 anos, reapareceuda pra jogar na loteria onlineentrevista a um jornal do paísda pra jogar na loteria onlineque nega ter traído seus companheirosda pra jogar na loteria onlineluta armada, incluindo o atual presidente do Uruguai, José Mujica.

A reportagem foi publicada nesta semana pelo jornal uruguaio El Observador com baseda pra jogar na loteria onlineinformações fornecidas por um homem que diz ser o próprio ex-guerrilheiro.

Junto com Mujica, Pérez foi um dos cinco fundadores nos anos 1960 do MLN (Movimentoda pra jogar na loteria onlineLiberação Nacional-Tupamaros), uma das principais frentesda pra jogar na loteria onlineresistência aos governos eleitos que antecederam a ditadura militar uruguaia.

O Uruguai viveu temposda pra jogar na loteria onlinetensão política e econômica nos anos 60 e 70, antes do golpe militar,da pra jogar na loteria online1973.

Em 1972, o então presidente do país, Juan María Bordaberry, e uma comissão das Forças Armadas se uniram para "reprimir a guerrilha".

Naquele ano, Mujica foi preso e integrou o grupo chamado "13 reféns". O líder uruguaio só foi libertadoda pra jogar na loteria online1985, com o retorno da democracia.

Por muito tempo, Pérez foi considerado "desaparecido" ou "morto" por ex-aliados e também por militares.

Ele teria fugido do paísda pra jogar na loteria online1972, acusado por ex-companheirosda pra jogar na loteria onlinerevelar ações planejadas pela guerrilha eda pra jogar na loteria onlinedelatar a localização do "Cárcel del Pueblo", lugar para onde eram levados os prisoneiros do grupo armado.

Segundo historiadores uruguaios, o ex-guerrilheiro teria ido até o local vestido com roupas militares e, ao ladoda pra jogar na loteria onlinemembros da repressão do regime, pedido aos ex-companheirosda pra jogar na loteria onlineluta que se entregassem.

Resistência

Antesda pra jogar na loteria onlinecairda pra jogar na loteria onlinedesgraça, Pérez era considerado um dos principais "cérebros" do MLN.

Entre suas principais ações estaria incluída a histórica fugada pra jogar na loteria online111 presos, entre eles Mujica,da pra jogar na loteria onlinesetembroda pra jogar na loteria online1971, conhecida como "Operação Abuso". No terreno do antigo presídio, localizadoda pra jogar na loteria onlineMontevidéu, funciona hoje o shopping Punta Carretas, um dos principais da capital uruguaia.

"Ele (Pérez) liderou a coluna do MLN que fazia as operações mais arriscadas. A chamada 'coluna 15' foi a responsável pela fugada pra jogar na loteria onlineguerrilheirosda pra jogar na loteria onlineprisões, roubo a bancos eda pra jogar na loteria onlinelingotesda pra jogar na loteria onlineouroda pra jogar na loteria onlineuma família tradicional no Uruguai, a família Maylos", disse à BBC Brasil Gabriel Pereyra, editor-chefe do El Observador.

"Alémda pra jogar na loteria online'cérebro' do grupo, Pérez era um homem ousado. Ele fugiu com ada pra jogar na loteria onlinemulher, Alícia Rey Morales, atravessando a fronteira com o Brasil", conta o jornalista.

"Ele ainda não nos disseda pra jogar na loteria onlineque país mora, mas tem sotaque espanhol, e negou ter cometido traição (com os colegas da guerrilha)", completou Pereyra.

Ao jornal El Observador, o ex-guerrilheiro alegou que,da pra jogar na loteria onlineúltima análise, quis protegerda pra jogar na loteria onlinemulher e que teria dito aos militares apenas "o que eles já sabiam", ajudando apenas a "ordenar" as informações.

"Chegada pra jogar na loteria onlinesilêncio eda pra jogar na loteria onlinementiras", disse o homem ao jornal. "Quero que me digam o nomeda pra jogar na loteria onlinealguém que eu tenha entregado."

Faltada pra jogar na loteria onlineprovas

Em março deste ano, um homem que dizia ser o ex-guerrilheiro enviou cartas para jornais locais contando que estava vivo e explicando suas motivações para ter abandonado o país. Porém, por faltada pra jogar na loteria onlineprovas, muitos periódicos decidiram não publicar a informação.

Na última quarta-feira, o jornal uruguaio El País, concorrente do El Observador, publicouda pra jogar na loteria onlineseu site que também havia recebido cartas atribuídas ao ex-guerrilheiro, mas que decidiu não publicá-las porque não tinha evidências sobreda pra jogar na loteria onlineveracidade.

"Desde o fimda pra jogar na loteria onlinemarço, começaram a chegar, da Espanha, várias cartas sem remetentes, mas com a assinaturada pra jogar na loteria onlineAmodio,da pra jogar na loteria onlineque o ex-guerrilheiro que colaborou com os militares para desmantelar o grupo armado, contavada pra jogar na loteria onlineversão da história. O El País, como outros meiosda pra jogar na loteria onlinecomunicação, tentou confirmar a veracidade das cartas, mas decidiu não publicá-las”, publicou o jornal uruguaio.

Na mesma reportagem, o El País afirma que o El Observador, que até então não havia recebido as cartas, publicou emda pra jogar na loteria onlinepágina um questionário dirigido ao ex-guerrilheiro e, nesta semana, "recebeu as respostas junto com as fotos".

Pereyra, do El Observador, diz que Pérez respondeu a cada uma das 15 perguntas. Nelas, segundo o editor do jornal uruguaio, o ex-guerrilheiro detalha os motivos pelos quais teria fugido e dá instruções sobre como comprovar a veracidade das informações.

Em suas respostas, Pérez também conta que ele eda pra jogar na loteria onlinemulher,da pra jogar na loteria onlinequem agora está separado, teriam fugido atravessando a fronteira com o Brasil. O seu paradeiro, no entanto, permanece desconhecido.

"Não temos nenhuma dúvidada pra jogar na loteria onlineque é ele. Nos últimos dias, falamos com ele várias vezes por telefone e ele nos respondeu a todas as perguntas via cartas e email", afirmou Pereyra.

Questionada sobre o possível reaparecimento do ex-colegada pra jogar na loteria onlineguerrilha, a senadora Lucía Topolansky, mulherda pra jogar na loteria onlineMujica, afirmou que, para ela, Pérez continua a ser "um homem morto".