'Carnaval acabou', avisou papa após eleição:roleta giratória online
roleta giratória online Os primeiros três diasroleta giratória onlinepontificado do papa Francisco já deram ao mundo uma amostra do que vai ser ter um sacerdote jesuíta pela primeira vez na história como líder dos 1,2 bilhãoroleta giratória onlinecatólicos no mundo.
Minutos após o resultado da eleição no conclave ter sido declarado na Capela Sistina, um funcionário do Vaticano chamadoroleta giratória onlineMestreroleta giratória onlineCerimônias ofereceu ao novo papa a tradicional capa vermelha decorada com pele que o seu antecessor, Bento 16, usava com orgulhoroleta giratória onlinecerimônias importantes.
"Não, obrigado, monsenhor", teria afirmado o papa Francisco. "Você pode vesti-la. O Carnaval acabou!", disse.
Esse foi apenas um pequeno sinalroleta giratória onlinemuitos nestes diasroleta giratória onlineque, como comentou um dos mais ácidos colunistas italianos, Massimo Franco, do jornal Corriere Della Sera, "a era do papa-rei e da corte do Vaticano acabou".
Era só olhar os rostos chocadosroleta giratória onlinemuitos dos membros da corte quando perceberamroleta giratória onlinerepente o significado do que havia acontecido e entenderam que aquilo realmente havia acabado.
Outro momento da verdade ocorreu quando o papa Francisco quebrou os lacres do Apartamento Papal no Palácio Apostólico para tomar posseroleta giratória onlinesua nova casa.
Funcionários do Vaticano se ajoelharam e se curvaram quando o arcebispo George Gaenswein, secretário do agora papa emérito Bento 16 e ainda chefe da casa pontifícia, procurava o interruptorroleta giratória onlineluz enquanto o papa observava imóvel a cena, na penumbra.
"Há espaço para 300 pessoas aqui", ele teria dito. "Eu não precisoroleta giratória onlinetodo esse espaço."
Nomeações
O novo papa ainda não deu nenhuma indicaçãoroleta giratória onlinesua escolha para o segundo cargo na hierarquia do Vaticano, oroleta giratória onlinesecretárioroleta giratória onlineEstado.
Claramente os cardeais e monsenhores italianos que gerenciavam o Vaticano durante o pontificadoroleta giratória onlineBento 16 gostariamroleta giratória onlineser mantidosroleta giratória onlineseus cargos (todos os altos cargos do Vaticano expiram quando há um posto vacante na Santa Sé). Mas muitos ficarão desapontados.
O papa Francisco espera fazer suas nomeaçõesroleta giratória onlineseu próprio ritmo eroleta giratória onlineseu próprio tempo, e deve fazer mudanças significativasroleta giratória onlinequestãoroleta giratória onlinesemanas, conforme a lenta burocracia do Vaticano avance.
O que vem fascinando os vaticanistas é que o novo papa não tem um secretário ou assessor pessoal que o sigaroleta giratória onlinetodos os lados como George Gaenswein fazia com Bento 16.
Poucas horas apósroleta giratória onlineeleição, o novo papa escapou do Vaticanoroleta giratória onlineum carro comum para rezar na basílicaroleta giratória onlineRoma onde o fundadorroleta giratória onlinesua ordem rezou séculos antes. E então pediu ao motorista que parasse no hotel para clérigos no centro onde havia se hospedadoroleta giratória onlineRoma antes do conclave para pagar suas contas e tomar seus pertences.
No dia seguinte ele novamente deixou o Vaticano, incógnito, para visitar um amigo doente no hospital.
O novo papa é um homemroleta giratória onlinehábitos frugais, um amigo dos pobres, na longa tradiçãoroleta giratória onlineoutro ícone da Igreja Católica, e cujo nome ele emprestou, são Franciscoroleta giratória onlineAssis. Quando era bispo, ele costumava viajar por Buenos Airesroleta giratória onlinetransporte público e cozinharroleta giratória onlineprópria comidaroleta giratória onlineum pequeno apartamento.
Ele já pediu aos colegas bispos da Argentina que não gastem seu dinheiro para viajar a Roma pararoleta giratória onlinecerimôniaroleta giratória onlineposse, mas para doarem o dinheiro da viagem aos pobres.
Por isso, as pessoas devem se preparar para algumas novas surpresas.
'Papa negro'
Os jesuítas não são somente a maior ordem religiosa na Igreja Católica, mas também a mais revolucionária. Fundada por um soldado que se tornou místico, são Inácioroleta giratória onlineLoyola, no século 16, ela tem uma tradiçãoroleta giratória onlinerigor intelectual e espiritual que sugere que o Vaticano está prestes a passar por uma reformulação com implicações enormes para o futuro da Igreja Católica Apostólica Romana no século 21.
A Companhiaroleta giratória onlineJesus, para dar o nome oficial da ordem, apesarroleta giratória onlineproclamarroleta giratória onlinelealdade incondicional ao paparoleta giratória onlineRoma, já esteveroleta giratória onlinevários períodos na história envolvidaroleta giratória onlineatritos com a Cúria romana e foi até mesmo reprimidaroleta giratória onlinevárias partes do mundo, para reemergir posteriormente.
Antes do conclave, houve especulações sobre a possibilidaderoleta giratória onlineo conclave escolher um cardeal africano como o primeiro papa negro da Igreja Católica.
Em vez disso, os cardeais-eleitores escolheram esse jesuítaroleta giratória online76 anos cuja ordem é chefiada por um sacerdote chamadoroleta giratória onlinesuperior geral,roleta giratória onlinehomenagem à origem militarroleta giratória onlineseu fundador. Ele também é conhecido popularmente como 'o Papa Negro' por conta da corroleta giratória onlineseu hábito.
O atual líder da Companhiaroleta giratória onlineJesus é um padre espanhol, Adolfo Nicolás, cujo escritório ficaroleta giratória onlinefrente ao Vaticano. Ele imediatamente enviou uma mensagemroleta giratória onlinecongratulações ao seu companheiro jesuíta papa Francisco após a eleição.
Vale a pena lembrar que foi um ex-"Papa Negro", o padre Hans Kolvenbach, o primeiro a quebrar a tradiçãoroleta giratória onlinemanter o cargoroleta giratória onlinesuperior geral até a morte, como era a tradição também com os papas.
Ele renunciou ao cargoroleta giratória online2008, ao completar 80 anos, sugerindo um novo precedente que os "Papas Brancos" também poderiam seguir.