Guerra na Ucrânia: 5 possíveis caminhos para o conflitoatlético mineiro e avaí palpite2023:atlético mineiro e avaí palpite

Tanque russo destruídoatlético mineiro e avaí palpitefrente a templo ortodoxo na cidade libertadaatlético mineiro e avaí palpiteSviatohirsk

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Tanque russo destruído na cidade libertadaatlético mineiro e avaí palpiteSviatohirsk

atlético mineiro e avaí palpite A guerra na Ucrânia está prestes a entrar no segundo ano-calendário. Perguntamos a vários analistas militares quais serão os desdobramentos do conflito, na opinião deles,atlético mineiro e avaí palpite2023.

Será que pode terminar no ano que se inicia? E como se daria isso — no campoatlético mineiro e avaí palpitebatalha ou na mesaatlético mineiro e avaí palpitenegociações? Ou será que pode continuar até 2024?

'A ofensivaatlético mineiro e avaí palpiteprimavera da Rússia será fundamental'

Michael Clarke, diretor adjunto do Strategic Studies Institute,atlético mineiro e avaí palpiteExeter, Reino Unido

Aqueles que buscam invadir outro paísatlético mineiro e avaí palpitequalquer lugar atravessando as grandes estepes da Eurásia são condenados a acabar passando o inverno lá.

Napoleão, Hitler e Stalin tiveram que manter seus exércitosatlético mineiro e avaí palpitemovimento dianteatlético mineiro e avaí palpiteum inverno nas estepes, e agora — comatlético mineiro e avaí palpiteinvasão retrocedendo no solo — o presidente russo, Vladimir Putin, está concentrando suas forças no inverno se´preparando para uma nova ofensiva na primavera.

Ambos os lados precisamatlético mineiro e avaí palpiteuma pausa, mas os ucranianos estão mais bem equipados e motivados para seguiratlético mineiro e avaí palpitefrente, e podemos esperar que eles mantenham a pressão, pelo menosatlético mineiro e avaí palpiteDonbas.

Ao redoratlético mineiro e avaí palpiteKreminna e Svatove, eles estão muito pertoatlético mineiro e avaí palpiteuma grande conquista que levaria as forças russas a retroceder 40 milhas (64 quilômetros) até a linha defensiva natural seguinte, pertoatlético mineiro e avaí palpiteonde a invasão efetivamente começouatlético mineiro e avaí palpitefevereiro.

Kiev vai relutaratlético mineiro e avaí palpiteparar enquanto a recompensa imediata for tão grande. As ofensivas ucranianas podem, no entanto, fazer uma pausa no sudoeste, após a retomadaatlético mineiro e avaí palpiteKherson.

Atravessar para o lado leste do Rio Dnipro para pressionar as vulneráveis ​​ligações rodoviárias e ferroviárias da Rússia para a Crimeia pode ser muito difícil. Mas a possibilidadeatlético mineiro e avaí palpiteKiev lançar uma nova ofensiva surpresa nunca pode ser descartada.

Para 2023, o fator determinante será o destino da ofensivaatlético mineiro e avaí palpiteprimavera da Rússia. Putin admitiu que cercaatlético mineiro e avaí palpite50 mil reservistas recém-recrutados já estão no front; os outros 250 mil recém-mobilizados estão treinando para o próximo ano.

Não há espaço para nada alématlético mineiro e avaí palpitemais guerra até que o destino dessas novas forças russas seja definido no campoatlético mineiro e avaí palpitebatalha.

Um cessar-fogo breve e instável é a outra única perspectiva. Putin deixou claro que não vai parar. E a Ucrânia deixou claro que ainda está lutando poratlético mineiro e avaí palpiteexistência.

'Ucrânia vai reconquistaratlético mineiro e avaí palpiteterra'

Andrei Piontkovsky, cientista e analista baseadoatlético mineiro e avaí palpiteWashington DC, EUA

A Ucrânia vai vencer ao recuperar completamenteatlético mineiro e avaí palpiteintegridade territorial até a primaveraatlético mineiro e avaí palpite2023, o mais tardar. Dois fatores levam a essa conclusão.

Um deles é a motivação, determinação e coragem dos militares ucranianos e da nação ucraniana como um todo, o que não tem precedentes na história da guerra moderna.

Soldados ucranianos da 43ª Brigadaatlético mineiro e avaí palpiteArtilharia Pesada disparam um fogueteatlético mineiro e avaí palpiteum 2S7 Pion, enquanto o ataque da Rússia à Ucrânia continua, durante intenso bombardeio na linhaatlético mineiro e avaí palpitefrenteatlético mineiro e avaí palpiteBakhmut, na Ucrânia,atlético mineiro e avaí palpite26atlético mineiro e avaí palpitedezembroatlético mineiro e avaí palpite2022.

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Artilharia ucranianaatlético mineiro e avaí palpiteação pertoatlético mineiro e avaí palpiteBakhmutatlético mineiro e avaí palpite26atlético mineiro e avaí palpitedezembro

O outro é o fatoatlético mineiro e avaí palpiteque, após anosatlético mineiro e avaí palpiteapaziguamentoatlético mineiro e avaí palpiteum ditador russo, o Ocidente finalmente percebeu a magnitude do desafio histórico que enfrenta. Isso é melhor ilustrado por uma declaração recente do secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg.

"O preço que pagamos éatlético mineiro e avaí palpitedinheiro. Enquanto o preço que os ucranianos pagam éatlético mineiro e avaí palpitesangue. Se os regimes autoritários virem que a força é recompensada, todos nós vamos pagar um preço muito mais alto. E o mundo vai se tornar um mundo mais perigoso para todos nós."

O momento exato da inevitável vitória ucraniana será determinado pela velocidade com que a Otan pode entregar um novo pacoteatlético mineiro e avaí palpitearmasatlético mineiro e avaí palpiteassalto militar (tanques, aviões, mísseisatlético mineiro e avaí palpitelongo alcance) capazatlético mineiro e avaí palpitevirar o jogo.

Minha expectativa éatlético mineiro e avaí palpiteque Melitopol se torne o principal pontoatlético mineiro e avaí palpitebatalha nos próximos meses (talvez semanas). Tendo conquistado Melitopol, os ucranianos vão se deslocar facilmente para o Maratlético mineiro e avaí palpiteAzov, cortando efetivamente o abastecimento e as linhasatlético mineiro e avaí palpitecomunicação com a Crimeia.

A rendição russa será formalmente acordadaatlético mineiro e avaí palpitenegociações técnicas após os devastadores avanços ucranianos no campoatlético mineiro e avaí palpitebatalha.

As potências vitoriosas — Ucrânia, Reino Unido, EUA — vão definir uma nova arquiteturaatlético mineiro e avaí palpitesegurança internacional.

'Não há fim à vista'

Barbara Zanchetta, Departamentoatlético mineiro e avaí palpiteEstudosatlético mineiro e avaí palpiteGuerra, King's College London, Reino Unido

Vladimir Putin esperava que a Ucrânia aceitasse passivamente as açõesatlético mineiro e avaí palpiteseu vizinho mais poderoso, sem envolvimento significativoatlético mineiro e avaí palpiteoutros países. Este grave erroatlético mineiro e avaí palpitecálculo levou a um conflito prolongado, aparentemente sem fim à vista.

O inverno será difícil, pois os ataques russos à infraestrutura ucraniana vão tentar abalar o moral e a resistênciaatlético mineiro e avaí palpiteuma população já arrasada. Mas a resiliência ucraniana provou ser notável. Eles vão permanecer firmes. A guerra vai se arrastar. Continuamente.

As perspectivasatlético mineiro e avaí palpitenegociação são sombrias. Para um possível acordoatlético mineiro e avaí palpitepaz, as demandas centraisatlético mineiro e avaí palpitepelo menos um dos lados precisam mudar. Não há evidênciasatlético mineiro e avaí palpiteque isso tenha acontecido ouatlético mineiro e avaí palpiteque vá aconteceratlético mineiro e avaí palpitebreve.

Tanqueatlético mineiro e avaí palpiteDonbas

Crédito, Getty Images

Como chegará ao fim, então?

Os custos da guerra, tanto materiais quanto humanos, podem abalar o nívelatlético mineiro e avaí palpitecomprometimento da elite política russa. A chave estará dentro da Rússia.

Guerras passadasatlético mineiro e avaí palpiteque o erroatlético mineiro e avaí palpitecálculo foi um elemento crucial, como no caso do Vietnã para os Estados Unidos ou do Afeganistão para a União Soviética, só terminaram dessa forma. As condições políticas internas mudaram no país que calculou mal, tornando a retiradaatlético mineiro e avaí palpitetropas — "honrosa" ou não — a única opção viável.

Isso só pode acontecer, no entanto, se o Ocidente permanecer firmeatlético mineiro e avaí palpiteseu apoio à Ucrânia, diante do aumento das pressões internas ligadas aos custos da guerra.

Infelizmente, esta continuará a ser uma longa batalha política, econômica e militaratlético mineiro e avaí palpitedeterminação. E até o finalatlético mineiro e avaí palpite2023, provavelmente ainda estaráatlético mineiro e avaí palpiteandamento.

'Nenhum outro desfecho a não ser a derrota russa'

Ben Hodges, ex-comandante geral do Exército dos Estados Unidos na Europa

É muito cedo para planejar um desfile da vitóriaatlético mineiro e avaí palpiteKiev, mas todo o ímpeto está agora com a Ucrânia — e não tenho dúvidasatlético mineiro e avaí palpiteque eles vão vencer esta guerra, provavelmenteatlético mineiro e avaí palpite2023.

As coisas vão acontecer mais devagar durante o inverno, mas não há dúvidaatlético mineiro e avaí palpiteque as forças da Ucrânia vão lidar melhor do que as da Rússia por causaatlético mineiro e avaí palpitetodo o equipamentoatlético mineiro e avaí palpiteinverno vindo do Reino Unido, Canadá e Alemanha.

Em janeiro, a Ucrânia poderá estaratlético mineiro e avaí palpitecondiçõesatlético mineiro e avaí palpiteiniciar a fase final da campanha que é a libertação da Crimeia.

Sabemos pela história que a guerra é um testeatlético mineiro e avaí palpiteresistência e um testeatlético mineiro e avaí palpitelogística. Quando vejo a determinação do povo e dos soldados ucranianos e a rápida melhoria da situação logística da Ucrânia, não vejo outro desfecho a não ser uma derrota russa.

A retirada russaatlético mineiro e avaí palpiteKherson me levou,atlético mineiro e avaí palpiteparte, a essa conclusão. Em primeiro lugar, como um incentivo psicológico para o povo ucraniano;atlético mineiro e avaí palpitesegundo lugar, como um profundo constrangimento para o Kremlin; e,atlético mineiro e avaí palpiteterceiro lugar, por dar às forças da Ucrânia uma vantagem operacional fundamental — todas as abordagensatlético mineiro e avaí palpiterelação à Crimeia estão agora ao alcance dos sistemasatlético mineiro e avaí palpitearmas ucranianos.

Vladimir Putin

Crédito, Getty Images

Acredito que, no finalatlético mineiro e avaí palpite2023, a Crimeia terá voltado totalmente ao controle e soberania ucranianos, embora possa haver algum tipoatlético mineiro e avaí palpiteacordo que permita à Rússia eliminar gradualmente parteatlético mineiro e avaí palpitesua presença navalatlético mineiro e avaí palpiteSebastopol… talvez até o final do tratado (aproximadamente 2025 ) que existia antes da anexação ilegal da Crimeia pela Rússia.

Esforçosatlético mineiro e avaí palpitereconstrução da infraestrutura ucraniana vão estaratlético mineiro e avaí palpiteandamento ao longo da costa do Maratlético mineiro e avaí palpiteAzov, incluindo os importantes portosatlético mineiro e avaí palpiteMariupol e Berdyansk, e a reabertura do Canal da Crimeia do Norte, que desvia a água do Rio Dnipro para a Crimeia, será outro projeto importante que receberá atenção.

'Espere mais do mesmo'

David Gendelman, especialista militar baseadoatlético mineiro e avaí palpiteTel Aviv, Israel

Em vezatlético mineiro e avaí palpite"como vai acabar", aqui está o que cada lado gostariaatlético mineiro e avaí palpitealcançar na próxima fase.

Apenas cercaatlético mineiro e avaí palpitemetade dos 300 mil soldados reservistas mobilizados da Rússia já estão na zonaatlético mineiro e avaí palpitecombate. O resto, junto com as forças liberadas para ação após a retiradaatlético mineiro e avaí palpiteKherson, dá aos russos a oportunidadeatlético mineiro e avaí palpitelançar uma ofensiva.

A ocupação das regiõesatlético mineiro e avaí palpiteLugansk e Donetsk vai continuar, mas um grande avanço russo, como uma investida do sul até Pavlograd para cercar as forças ucranianasatlético mineiro e avaí palpiteDonbas, é menos provável.

Mais provável é uma continuação das táticas atuais — a destruição lenta das forças ucranianasatlético mineiro e avaí palpitedireções limitadas e um avanço lento, como nas áreasatlético mineiro e avaí palpiteBakhmut e Avdiivka, com possivelmente as mesmas táticas na regiãoatlético mineiro e avaí palpiteSvatove-Kreminna.

A mira contínua na infraestruturaatlético mineiro e avaí palpiteenergia ucraniana, e outros ataques à retaguarda ucraniana vão completar esta estratégiaatlético mineiro e avaí palpiteguerraatlético mineiro e avaí palpiteatrito.

Forças ucranianas significativas também foram liberadas após a retirada russaatlético mineiro e avaí palpiteKherson. Para eles, a direção mais valiosa estrategicamente é o sul, para Melitopol ou Berdyansk, com o objetivoatlético mineiro e avaí palpiteinterromper o corredor continental russo para a Crimeia. Isso seria uma grande vitória ucraniana, e é exatamente por isso que os russos estão fortificando Melitopol.

Outra opção para a Ucrânia é Svatove — o sucesso lá colocariaatlético mineiro e avaí palpiterisco todo o lado norte da linhaatlético mineiro e avaí palpitefrente russa.

A grande questão é quantas forças ucranianas estão livres e disponíveis para a ofensiva neste momento, e que cronograma o general Zaluzhnyi tem ematlético mineiro e avaí palpitemesa dizendo quantas novas brigadas e corposatlético mineiro e avaí palpitereserva que estão sendo formados estarão prontosatlético mineiro e avaí palpiteum, dois ou três meses a partiratlético mineiro e avaí palpiteagora, incluindo recursos humanos, veículos blindados e armas pesadas.

Depois que a lama congelar, vamos ter a resposta para essa pergunta. E esta resposta nos deixará um pouco mais pertoatlético mineiro e avaí palpite"como isso vai acabar".

Os analistas foram escolhidos por seu conhecimento militar eatlético mineiro e avaí palpitepluralidadeatlético mineiro e avaí palpiteperspectivas.

- Este texto foi publicadoatlético mineiro e avaí palpitehttp://vesser.net/internacional-64100837