Copa do Mundo 2022: como é o sistemareal bets 365 comtutelagem masculina sobre as mulheres do Catar:real bets 365 com

Mulher catariana

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Em um país onde os locais são minoriareal bets 365 comrelação aos estrangeiros, a realidade das mulheres pode variar do profundo conservadorismo ao progressismo que luta por mais liberdades

Existem famílias conservadoras e tradicionais, mas também progressistas e liberais.

O papel da mulher está no centro dessa realidade repletareal bets 365 comzonas cinzentas.

Ao longo da Corniche, algumas caminham completamente cobertasreal bets 365 compreto e outras simplesmente usam um hijab colorido (véu que cobre a cabeça e o pescoço).

Mas os problemas que as afetam vão muito além da roupa.

No Catar, existe um sistema conhecido como guarda masculinareal bets 365 commulheres, que os opositores descrevem como "ser menorreal bets 365 comidade a vida toda". Esse sistema é a basereal bets 365 commuitas reivindicações para obter melhores direitos.

No Reino Unido, a BBC conversou com "Zainab", uma catariana que prefere não revelar o nome apesarreal bets 365 comjá morar fora do país.

Zainab diz que certos elementos religiosos conservadores dentro da lei do Qatar impactaramreal bets 365 comsaúde mental a pontoreal bets 365 comela contemplar o suicídio.

"Para cada decisão importante na vida, você precisa da permissão explícita por escritoreal bets 365 comum tutor do sexo masculino. Se você não conseguir, não poderá tomar essa decisão, seja se matricular na faculdade, estudar no exterior, viajar, casar ou se divorciar", diz ela.

Mulheres catarianas

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Mulheres assistem aos fogosreal bets 365 comartifício para a abertura da Copa do Mundoreal bets 365 comDoha

No entanto, nem todas as famílias seguem à risca esse complexo sistema.

A catariana Shaima Sheriff é co-fundadora da Embrace Doha, uma associação cultural cujo objetivo é ajudar a grande comunidadereal bets 365 comexpatriados e o crescente númeroreal bets 365 comturistas a entender melhor a cultura do país.

Ela diz à BBC News Mundo, o serviçoreal bets 365 comnotíciasreal bets 365 comespanhol da BBC, que o pedidoreal bets 365 comtutela não responde a uma leireal bets 365 comsi, mas se baseiareal bets 365 comnormas familiares que dependemreal bets 365 comquão conservadora é a família. Sheriff representa o outro lado da moeda, o ambiente liberal do Catar, onde as mulheres são empoderadas.

Em que consiste então o sistemareal bets 365 comtutela?

Eleni Polymenopoulou, professorareal bets 365 comDireito na Universidade Bin Khalifareal bets 365 comDoha, explica à BBC News Mundo que a Constituição do Catar, sendo um país muçulmano, se guia pela lei islâmica — ou sharia.

"Mas a sharia é um corporeal bets 365 comregras muito diversificado, com muitas escolasreal bets 365 compensamento, algumas mais rígidas e outras mais liberais, modernas e reformistas", diz.

O artigo 35, por exemplo, indica que todas as pessoas são iguais perante a lei e que não podem ser discriminadas com basereal bets 365 comsexo, raça, idioma ou religião.

Em 2019, a ONG Human Rights Watch (HRW) publicou um extenso relatório onde recolheu dezenasreal bets 365 comtestemunhos semelhantes aosreal bets 365 comZainab.

No mesmo documento, a organização descreve que a tutela masculina não é um sistema legal claro.

"É uma misturareal bets 365 comleis, políticas e práticasreal bets 365 comque as mulheres adultas devem obter permissãoreal bets 365 comseu responsável masculino para atividades específicas", diz a HRW.

Esse sistema é um desafio para aqueles que o sofrem porque não há clareza ou informação sobre o alcance "destas leis discriminatórias e requisitos administrativos".

O guardião masculino pode ser pai, irmão, tio, padrinho ou marido.

Mulher anda perto do Museu Nacional do Catar

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Algumas mulheres no Catar estão totalmente cobertas, outras cobrem o cabelo

O governo do Catar chamou o relatório do HRWreal bets 365 comimpreciso e disse que os testemunhos descritos não estavamreal bets 365 comacordo com suas leis, mas também prometeu investigar os casos e processar os infratores.

Como professorareal bets 365 comvários estudantesreal bets 365 comDireito do Catar, Polymenopoulou diz que "muitas mulheresreal bets 365 comfamílias liberais podem fazer muito mais coisas, mas depois há outras que precisam da autorização do guardião para sair, por exemplo, e esse é um dos maiores problemas. Depende muito da família."

"Muitos alunos meus sempre discutem como mudar a lei, questionam por que funciona assim, por que são censurados e o que deveria ser mudado. Outros são mais conservadores", acrescenta.

A BBC News Mundo pediu para entrevistar alguns alunos da Polymenopoulou, mas eles não entraramreal bets 365 comcontato. Entrevistar catarianos locais está sendo um dos desafios da imprensa que vem cobrir a Copa do Mundo.

"Uma ideia ocidental"

Ter um pai conservador significava que Zainab não levava a vida que desejava.

Ela conta que as mulheres do Catar cujas famílias liberais não as restringem não percebem o quão prejudicial é o sistemareal bets 365 comtutela.

Zainab diz que esse sistema faz com que as mulheres sofram nas mãosreal bets 365 comfamiliares controladores e que as leis do Catar muitas vezes se alinham com as famílias tribais conservadoras para mantê-las satisfeitas.

"Os conservadores acreditam que os direitos da mulher são uma ideia ocidental e que se chocam com os valores, a tradição e a cultura islâmica", diz ela.

Zainab pediu à BBC que não detalhassereal bets 365 comexperiência caso fosse identificada, pois isso poderia implicarreal bets 365 comproblemas parareal bets 365 comfamília.

Mulheres do Catarreal bets 365 comestádios

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, No Catar, ao contrárioreal bets 365 comoutras nações muçulmanas, as mulheres têm acesso aos estádios

Autoridades da Copa do Mundo dizem que as críticas que o Catar recebe sobre esta e outras questões não são bem fundamentadas.

Uma visão compartilhada pela estudante Moselle, da Cidade da Educaçãoreal bets 365 comDoha: "Não precisamos que as organizações ocidentais venham nos dizer o que podemos e o que não podemos fazer."

"É o nosso país. Temos a oportunidadereal bets 365 comnos desenvolvermos da forma que acreditamos e não da forma que nos é ditada", acrescenta.

A visãoreal bets 365 comque existem mulheres conservadoras que seguem e acreditam nessas normas que os ocidentais veem como restritivas também é outra face dessa realidade.

Uma colombiana que mora no país há maisreal bets 365 comuma década conta à BBC Mundo situaçõesreal bets 365 comque catarianas conservadoras chamaramreal bets 365 comatenção ou restringiram seu acesso a determinados lugares por considerarem que suas roupas não eram adequadas.

"As autoridades costumam ficar do lado deles. Os conservadores veem isso como uma ofensa aos seus valores", diz ela, pedindo quereal bets 365 comidentidade não seja revelada: "Como moradores, não devemos falar muito sobre isso".

'Geração empoderada'

Quando o governo do Catar respondeu ao relatório da HRW, disse que "o empoderamento feminino é fundamental parareal bets 365 comvisão e sucesso".

"No Catar, as mulheres ocupam papéisreal bets 365 comdestaquereal bets 365 comtodos os aspectos da vida, incluindo a tomadareal bets 365 comdecisões políticas e econômicas. O Catar lidera a regiãoreal bets 365 comquase todos os indicadoresreal bets 365 comigualdadereal bets 365 comgênero, incluindo a maior taxareal bets 365 comparticipação da forçareal bets 365 comtrabalho para mulheres, remuneração igualitária no setor governamental, e o maior percentualreal bets 365 commulheres matriculadasreal bets 365 comprogramas universitários".

É o tiporeal bets 365 comconquistareal bets 365 comque Shaima Sheriff, que representa um eleitorado feminino mais empoderado, prefere se focar.

"Acho que muitas pessoas têm ideias erradas que mudam quando chegam aqui. As estatísticas sobre as mulheres falam por si. Há muitas mulheres com mestrado e doutorado até mesmoreal bets 365 comuniversidades da Ivy League (grupo das oito melhores universidades dos Estados Unidos)", diz ela à BBC News Mundo.

"Há mulheres incrivelmente inteligentes aqui e muita coisa mudou nos últimos cinco anos. Muito está sendo feito no Catar para reduzir a diferençareal bets 365 comgênero e apoiar mais as mulheres. Também temos muito apoio para serem mães, algo que nem sempre acontecereal bets 365 compaíses ocidentais", acrescenta.

Sheriff, que é formadareal bets 365 comarqueologia, pede à imprensa estrangeira e ao mundo exterior que também olhem para isso quando se discutem os direitos e as liberdades das mulheres no Catar.

"Claro que nem tudo aqui é perfeito e temos muitas coisas para melhorar. Mas temos muitas mulheres empoderadasreal bets 365 comcargosreal bets 365 comliderança que estão colocando essas questões na mesa", conclui.

- Este texto foi publicadoreal bets 365 comhttp://vesser.net/internacional-63755964