Arábia Saudita vence Argentina: 10 das maiores 'zebras' da história das Copas do Mundo:
A Arábia Saudita causou uma das maiores surpresas da Copa do Mundo até agora ao se recuperaruma desvantagem para vencer a Argentina, duas vezes campeã, na fantástica estreia do Grupo CLusail.
Classificada51º lugar no mundo, a Arábia Saudita parecia a caminhouma derrota no primeiro tempo, quando Lionel Messi abriu o placarpênalti antes que a Argentina tivesse três gols anulados por impedimento.
Mas a equipe saudita virou o jogoimpressionantes 10 minutos após o intervalo. Saleh Al-Shehri empatou o jogo rapidamente e Salem Al Dawsari disparou para a frente para fazer o segundo gol e provocar um pandemônio nas arquibancadas.
Foi uma das típicas surpresas que ajudam a tornar a Copa do Mundo tão especial. Mas como este se compara a outros grandes momentoschoque na história do torneio?
Coreia do Sul 2 x 1 Itália2002
A história "de contofadas" da Coreia do Sul chegando às semifinais da Copa do Mundo2002 incluiu uma dramática vitória por 2 a 1 sobre a Itália nas oitavasfinal. Ahn Jung-hwan - que havia passado as duas temporadas anteriores emprestado ao time italiano do Perugia - marcou um golouro na prorrogação e eliminou um time repletoestrelas: Gianluigi Buffon, Paolo Maldini e Alessandro del Piero.
"Foi um grande choque e foi um jogo incrível", diz o apresentador da BBC Gary Lineker, que discutiu o assunto com os também apresentadores Alan Shearer e Micah Richards no programa Match of the Day.
"Por mais forte que seja uma equipe, sempre existe aquele fator desconhecido. O valorum gol é tão grande que a torcida pode apoiar os jogadores e dar ao time algoque se agarrar."
"Foi um grande choque na época, embora a Coreia do Sul fosse um time apenas razoável", diz Micah Richards.
Alemanha Oriental 1 x 0 Alemanha Ocidental1974
O time da Alemanha Ocidental liderado pelo capitão Franz Beckenbauer e contando com o atacante Gerd Muller era o grande favorito contra a Alemanha Oriental, especialmente porque também era o anfitrião da Copa do Mundo e campeão europeu.
Mas um gol tardioJurgen Sparwasser selou uma vitória impressionante para a Alemanha Oriental e garantiu que eles liderassem o grupo.
"A Alemanha Ocidental tinha tanto poder naqueles dias. Foi uma grande surpresa, porque depois a Alemanha Ocidental acabou vencendo a Copa naquele ano", diz Lineker.
Senegal 1 x 0 França2002
Outra aberturatorneio, outra derrota chocante para os então campeões da Copa do Mundo. O gol do jogador Papa Bouba Diop foi o suficiente para Senegal, estreanteCopas do Mundo, surpreender a campeã França no primeiro jogo da Copa na Coreia/Japão2002.
O Senegal chegaria às quartas-de-final, mas a França terminouúltimo lugarseu grupo com apenas um pontotrês partidas.
Escócia 3 x 2 Holanda1978
Archie Gemmill marcou um dos maiores gols da Copa do Mundo para ajudar a Escócia a surpreender a Holanda na Copa do Mundo1978 na Argentina.
Com a Escócia já vencendo por 2 a 1 e faltando 20 minutos para o fim, Gemmill ultrapassou três zagueiros holandeses antescalmamente chutar a bola sobre o goleiro Jan Jongbloed e acertar a rede.
"Lembro-me daquele gol, cortando pela direita e arrematando", diz Shearer. "A Escócia tinha alguns jogadores razoáveis naquele período e a seleção holandesa chegou à final."
Espanha 0 x 1 Suíça2010
A Espanha chegou à Copa do Mundo2010 como campeã europeia e favorita do torneio, mascompetição teve o pior começo possível na África do Sul, ao perder por 1 a 0 para a Suíça, graças a um gol do ex-meio-campista do Manchester City, Gelson Fernandes.
Apesar do mau início, os espanhóis se recuperaram plenamente até alcançarem o títulouma final contra a Holanda.
Estados Unidos 1 x 0 Inglaterra1950
A Inglaterra chegou ao Brasil para a Copa do Mundo1950 como uma das seleções favoritas para o torneio, enquanto os Estados Unidos tinham um time formado por amadores e semiprofissionais.
Mas Joe Gaetjens, nascido no Haiti, um estudantecontabilidade que também lavava pratosum restaurante do Brooklyn, marcou o único gol da partida, que garantiu a mais improvável das vitórias para os americanos.
"Foi uma grande virada. A Inglaterra tinha jogadores como Billy Wright, Stan Mortensen e Tom Finney", diz Lineker. "A Inglaterra voltou para casa envergonhada."
Argentina 0 x 1 Camarões1990
Quatro anos depois que Diego Maradona inspirou o mundo com a vitória impressionante da Argentina na Copa do Mundo no México, o país ficou chocado ao perder para Camarões na partidaabertura da Copa na Itália1990 no icônico estádio San Siro,Milão.
François Omam-Biyik cabeceou a bola no segundo tempo e garantiu a vitória do seu time, que teve dois jogadores, Andre Kana-Biyik e Benjamin Massing, expulsos.
"Foi o milagreMilão", diz Shearer.
"Camarões era um time que tinha um futebol bonito e inteligência no jogo", diz Lineker.
Espanha 0 x 1 Irlanda do Norte1982
Poucos acreditavam nas chances da Irlanda do Norte quando a seleção enfrentou a anfitriã Espanha na última partida do grupo, precisandouma vitória para se classificar para a próxima fase.
Mas o golGerry Armstrong no início do segundo tempo garantiu umasuas maiores vitórias, ainda mais notável pelo fatoterem jogado grande parte do segundo tempo com 10 jogadores após a expulsãoMal Donaghy.
"Foi incrível ver a Irlanda do Norte vencer a Espanha. Eles jogaram com 10 homens na última meia hora", diz Shearer.
"Para Gerry Armstrong, foi um momentomudançavida. Depois disso, ele se mudou para a Espanha e se tornou um dos principais comentaristas do campeonato espanhol. Um gol que mudouvida", diz Lineker.
Itália 0 x 1 Coreia do Norte1966
A Itália, que estava entre as favoritas para a Copa do Mundo1966, chegou ao Ayresome Park, na Inglaterra, precisando apenasum empate contra a estreante Coreia do Norte para chegar às quartas-de-final. Mas um golPak Doo-ik deu vitória à Coreia do Norte e condenou os italianos a uma humilhante eliminação precoce.
Holanda 5 x 1 Espanha2014
Pode não ter sido uma "zebra" no sentido clássico, afinal, a Holanda é uma seleção com vasta tradiçãoCopas. Mesmo assim, foi surpreendente.
A Espanha, então campeã do mundo, começou a Copa2014, no Brasil, sendo derrotada por 5 a 1 pela Holanda na primeira partida da fasegrupos.
Foi também a maior margemderrotaum atual campeãouma Copa do Mundo.
"A Espanha, que tinha ganhado a Copa2010, também perdeu o jogo seguinte e foi eliminada", comenta Shaerer.
"A Holanda derrotou a Espanha naquele dia e todo mundo pensou 'o que aconteceu com esse time?'", diz Lineker.
- Este texto foi publicadohttp://vesser.net/internacional-63718904