Varíola dos macacos: por que doença se espalha pelo mundo após ser endêmica por décadas na África:baixar o aplicativo sportingbet

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Amostrabaixar o aplicativo sportingbetpele infectada com o vírus monkeypox

Ela também é assessora da Organização Mundial da Saúde (OMS) e integra comitês sobre a pesquisa e as políticas públicas relacionadas a esses agentes infecciosos.

De acordo com a avaliação da cientista, era questãobaixar o aplicativo sportingbettempo para que o espalhamento do monkeypox acontecesse.

"Uma hora ou outra uma situação dessas ia estourar. A questão é que não damos atenção aos indícios que vêm dos países menos desenvolvidos", analisa.

"E os sinais eram claros: o númerobaixar o aplicativo sportingbetcasos vinha aumentando pouco a pouco. Primeiro, por meio do contato do ser humano com animais infectadosbaixar o aplicativo sportingbetáreas silvestres. Depois, nas regiões próximas das cidades maiores."

"Para completar, cada vez mais pessoas vão trabalhar ou passear nas áreas onde esse vírus é endêmico", completa.

"Vale lembrar que essa doença nunca desapareceu do radar, e já tivemos outros surtos menores,baixar o aplicativo sportingbetpoucos casos, registrados fora da Áfricabaixar o aplicativo sportingbetanos recentes", concorda a infectologista Mirian Dal Ben, do Hospital Sírio-Libanês,baixar o aplicativo sportingbetSão Paulo.

Todo esse processo significa que o contato das pessoas com o monkeypox foi se tornando cada vez mais comum — até os casos começarem a ser "exportados" para outros continentes com mais frequência e gerarem as cadeiasbaixar o aplicativo sportingbettransmissão observadas nos últimos três meses.

Hora errada

Damaso acrescenta um segundo fator que ajuda a entender a crise sanitária atual: ela se desenrola num momentobaixar o aplicativo sportingbetque a maioria das restrições relacionadas à pandemiabaixar o aplicativo sportingbetcovid-19 foram completamente abandonadas pelos países.

"O surtobaixar o aplicativo sportingbetmonkeypox acontece na hora errada, num período logo após a crise da covid,baixar o aplicativo sportingbetque as pessoas se sentiram mais livres, foram se divertir e se aglomeraram", contextualiza a virologista.

Pelo que foi divulgado por autoridades no finalbaixar o aplicativo sportingbetmaio, a primeira levabaixar o aplicativo sportingbetcasosbaixar o aplicativo sportingbetmonkeypox parece estar relacionada a festas que ocorreram na Espanha e na Bélgica.

Possivelmente, uma ou várias pessoas que participaram desses eventos estavam infectadas, tiveram contato com muita gente e passaram o vírus adiante.

Isso, porbaixar o aplicativo sportingbetvez, criou cadeiasbaixar o aplicativo sportingbettransmissão do patógeno na comunidade que, num cenáriobaixar o aplicativo sportingbetaumentobaixar o aplicativo sportingbetviagens internacionais e encontros presenciais pós-covid, rapidamente se disseminou por cidades, países e continentes.

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Cientistas ainda não sabem responder com exatidão porque a monkeypox começou a se espalhar pelo mundo justamente agora

Mas isso ainda não responde completamente porque essa doença se espalhou justamente agora — e nãobaixar o aplicativo sportingbetoutros momentos do passado, quando deslocamentos, aglomerações e festas também aconteciam.

"Por que o monkeypox demorou tanto para afetar outros lugares? Isso ainda é um mistério para nós", admite o médico Alexandre Naime Barbosa, vice-presidente da Sociedade Brasileirabaixar o aplicativo sportingbetInfectologia.

Um vírus modificado?

Uma das primeiras hipóteses que ajudariam a explicar o surto atual seria alguma nova mutação do monkeypox, que o tornaria mais transmissível entre as pessoas, por exemplo.

O cenário, porém, é considerado muito improvável pelos especialistas. Este patógeno possui DNA como código genético, o que significa que ele é muito mais estável e carrega mecanismos internos para reparar erros genômicos — ao contrário do que acontece com o coronavírus, que é constituídobaixar o aplicativo sportingbetRNA e apresenta mutações numa frequência bem maior.

O sequenciamento genéticobaixar o aplicativo sportingbetamostras colhidasbaixar o aplicativo sportingbetpacientes nas últimas semanas também ajuda a enfraquecer por ora essa teoria: o vírusbaixar o aplicativo sportingbetcirculação agora não parece apresentar alterações significativas no genoma quando comparado a versões do patógeno analisadasbaixar o aplicativo sportingbetanos anteriores.

Damaso explica que o subtipo do monkeypox que está atuandobaixar o aplicativo sportingbetvários países tem uma menor letalidade e, apesarbaixar o aplicativo sportingbetnão ter sofrido grandes mutações no código genético, pode ter adquirido uma espéciebaixar o aplicativo sportingbet"padrãobaixar o aplicativo sportingbetpassagem".

Vale lembrar aqui que a principal formabaixar o aplicativo sportingbettransmissão acontece por meio do contato direto e prolongado com as feridas características dessa doença — outras possibilidadesbaixar o aplicativo sportingbetinfecção são as gotículasbaixar o aplicativo sportingbetsaliva (que podem carregar o vírus) e o compartilhamentobaixar o aplicativo sportingbetobjetosbaixar o aplicativo sportingbetuso pessoal (como toalhas, roupasbaixar o aplicativo sportingbetcama, pratos, copos e talheres).

"Até o momento, a maioria dos casos está acontecendobaixar o aplicativo sportingbethomens que fazem sexo com outros homens, e eles comumente apresentam lesões na região genital", descreve.

"O contato com essas feridas costuma ser mais intenso durante a relação sexual. A partir daí, o vírus é transmitido para um outro indivíduo, que também tende a manifestar os sintomas na região genital", complementa.

Ou seja: o padrãobaixar o aplicativo sportingbetpassagem acontece por conta do contato próximo com as lesões, que no surto atual surgem com mais frequência na região genital. Assim, a pessoa infectada também desenvolve lesões nessa parte do corpo — e pode perpetuar o ciclo ao ter um contato mais íntimo com outros indivíduos.

Mas isso, claro, não descarta a relevância das outras formasbaixar o aplicativo sportingbettransmissão desse agente infeccioso que vão além da relação sexual, como o compartilhamentobaixar o aplicativo sportingbetobjetos e as gotículasbaixar o aplicativo sportingbetsaliva. Prova disso são os casos recentemente confirmadosbaixar o aplicativo sportingbetcrianças.

Proteção desatualizada?

A segunda hipótese que justificaria o espalhamento do monkeypox agora tem a ver com o despreparo das nossas célulasbaixar o aplicativo sportingbetdefesa para lidar com essa famíliabaixar o aplicativo sportingbetvírus.

Isso porque os orthopoxvirus têm uma característica peculiar: se você já teve contato com um deles, fica relativamente bem protegidobaixar o aplicativo sportingbetser infectado pelos outros. Trata-sebaixar o aplicativo sportingbetuma espéciebaixar o aplicativo sportingbet"imunidade cruzada".

E é justamente aí que entra a vacinação contra a varíola, uma doença causada pelo smallpox (também um orthopoxvirus) que foi completamente erradicada do planeta.

A aplicação das doses foi suspensa no mundo inteiro a partir do final dos anos 1970 — afinal, esse vírus deixoubaixar o aplicativo sportingbetcircular entre nós e não representava mais uma ameaça.

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Os integrantes da família orthopoxvirus oferecerem uma espéciebaixar o aplicativo sportingbet'imunidade cruzada'

Alguns estudos revelam que as pessoas que foram vacinadas contra a varíola lá atrás, há maisbaixar o aplicativo sportingbet40 anos, possuem alguma proteção contra o monkeypox.

O mesmo não acontece com a faixa etária mais jovem, que não recebeu esse imunizante na infância.

Não à toa, a grande maioria dos casos registrados nas últimas semanas acometeu justamente indivíduos que ainda não alcançaram a quarta décadabaixar o aplicativo sportingbetvida.

Num artigo publicado no periódico Nature, a epidemiologista Raina MacIntyre, da Universidade New South Wales, na Austrália, explica que "a cada ano desde a erradicação do smallpox, a população com pouca ou nenhuma imunidade contra esse grupobaixar o aplicativo sportingbetvírus [os orthopoxvirus] só aumentou".

Pode ser, portanto, que o númerobaixar o aplicativo sportingbetindivíduos vulneráveis a esses agentes infecciosos se tornou suficientemente alto para que um surtobaixar o aplicativo sportingbetproporções internacionais se tornasse possível.

Açãobaixar o aplicativo sportingbetcascata

Por fim, não é exagero pensar que todos esses fatores, juntos com uma boa dosebaixar o aplicativo sportingbetacaso, possam ter contribuído para que o monkeypox se tornasse um problema global.

Ou seja: embora ainda não exista um consenso sobre as causas da emergênciabaixar o aplicativo sportingbetsaúde pública, a baixa na imunidade, a volta das aglomerações, o padrãobaixar o aplicativo sportingbettransmissão e a negligência com o vírus ajudam a entender e montar esse quebra-cabeças complexo.

"Mas ainda precisamos entender melhor tudo o que está acontecendo", resume Dal Ben.

Se o cenário é considerado nebuloso, existe uma clareza maior sobre o que pode ser feito para diminuir a probabilidadebaixar o aplicativo sportingbetinfecção com esse vírus.

O primeiro passo é evitar as situaçõesbaixar o aplicativo sportingbetmaior risco, ficar atento aos sintomas e buscar a avaliação médica se eles aparecerem.

"Qualquer lesão que comece com um edema ou uma pequena vermelhidão e evolua para uma placa, tenha líquido, forme ferida e crostas, pode ser monkeypox", descreve Barbosa, que também é professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Essas manifestações podem aparecer no ânus, nos genitais, no rosto e nas mãos.

"A lesão também pode ser acne, herpes, herpes-zóster ou uma sériebaixar o aplicativo sportingbetoutras coisas. Mas, na dúvida, é importante procurar atendimento médico e fazer um teste", complementa.

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Alguns exemplosbaixar o aplicativo sportingbetlesões sugestivasbaixar o aplicativo sportingbetmonkeypox

Caso o exame confirme a presença desse agente infeccioso, os profissionaisbaixar o aplicativo sportingbetsaúde recomendam fazer isolamento e evitar o contato próximo com outras pessoas até que as feridas estejam completamente cicatrizadas (mesmo a casquinha delas ainda carrega vírus).

Ao limitar a interação e o compartilhamentobaixar o aplicativo sportingbetobjetosbaixar o aplicativo sportingbetuso pessoal, o paciente diminui o riscobaixar o aplicativo sportingbettransmitir o monkeypox adiante e evita a criaçãobaixar o aplicativo sportingbetnovas cadeiasbaixar o aplicativo sportingbetcontágio na comunidade.

Embora o perfilbaixar o aplicativo sportingbetinfectados até agora tenha se concentradobaixar o aplicativo sportingbetgays, bissexuais e homens que fazem sexo com outros homens, a tendência é que a doença afete cada vez mais pessoasbaixar o aplicativo sportingbetoutros grupos — isso aliás, é a evolução natural e esperada para esse surto,baixar o aplicativo sportingbetacordo com especialistas ouvidos pela BBC News Brasil.

Ainda falandobaixar o aplicativo sportingbetprevenção, alguns países como Reino Unido, Espanha e Estados Unidos já iniciaram campanhasbaixar o aplicativo sportingbetvacinação contra o monkeypox, mas ainda não há previsãobaixar o aplicativo sportingbetquando as primeiras doses devem chegar ao Brasil.

Por ora, não está claro se a camisinha ajuda a proteger contra esse vírus — embora o usobaixar o aplicativo sportingbetpreservativos continue a ser primordial para impedir a transmissãobaixar o aplicativo sportingbetvárias infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como HIV, sífilis, gonorreia e algumas hepatites.

Na maioria dos casosbaixar o aplicativo sportingbetmonkeypox, o quadro evolui bem e o paciente está completamente recuperadobaixar o aplicativo sportingbetduas a quatro semanas.

As mortes por essa doença são consideradas raras pelas autoridadesbaixar o aplicativo sportingbetsaúde.

Segundo o portal Our World In Data, o mundo já registrou 23,2 mil casosbaixar o aplicativo sportingbetmonkeypox. Desses, 1,3 mil foram diagnosticados no Brasil.

- Este texto foi publicado originalmentebaixar o aplicativo sportingbethttp://vesser.net/internacional-62398486

baixar o aplicativo sportingbet Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal baixar o aplicativo sportingbet .

baixar o aplicativo sportingbet Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube baixar o aplicativo sportingbet ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbaixar o aplicativo sportingbetautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabaixar o aplicativo sportingbetusobaixar o aplicativo sportingbetcookies e os termosbaixar o aplicativo sportingbetprivacidade do Google YouTube antesbaixar o aplicativo sportingbetconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebaixar o aplicativo sportingbet"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdobaixar o aplicativo sportingbetterceiros pode conter publicidade

Finalbaixar o aplicativo sportingbetYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbaixar o aplicativo sportingbetautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabaixar o aplicativo sportingbetusobaixar o aplicativo sportingbetcookies e os termosbaixar o aplicativo sportingbetprivacidade do Google YouTube antesbaixar o aplicativo sportingbetconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebaixar o aplicativo sportingbet"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdobaixar o aplicativo sportingbetterceiros pode conter publicidade

Finalbaixar o aplicativo sportingbetYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbaixar o aplicativo sportingbetautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabaixar o aplicativo sportingbetusobaixar o aplicativo sportingbetcookies e os termosbaixar o aplicativo sportingbetprivacidade do Google YouTube antesbaixar o aplicativo sportingbetconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebaixar o aplicativo sportingbet"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdobaixar o aplicativo sportingbetterceiros pode conter publicidade

Finalbaixar o aplicativo sportingbetYouTube post, 3