Mianmar: 1 ano após golpe, país enfrenta guerra civil:bingo betboo

Membros da Forçabingo betbooDefesa do Povo (PDF) treinando nas florestas do estadobingo betbooKayin,bingo betboonovembrobingo betboo2021

Crédito, Getty Images

Informações coletadasbingo betboocampo também indicam que os combates se tornaram cada vez mais coordenados e alcançaram centros urbanos que não apresentavam resistência armada aos militares antes.

Embora o número precisobingo betboomortos seja difícilbingo betbooverificar, a Acled — que baseia seus dados na imprensa local ebingo betboooutros relatórios — coletou números que sugerem que cercabingo betboo12 mil pessoas foram mortas por violência política desde que os militares tomaram o poderbingo betboo1ºbingo betboofevereirobingo betboo2021.

Os confrontos se tornaram cada vez mais mortais, mês a mês, desde agosto.

Logo após o golpe, a maioria das mortesbingo betboocivis ocorreu quando as forçasbingo betboosegurança reprimiram manifestaçõesbingo betbootodo o país.

Agora, no entanto, o número crescentebingo betboomortos é resultado do combate — já que os civis pegarambingo betbooarmas —, conforme mostram os dados da Acled.

Seu dispositivo pode não ser compatível com esta visualização

A chefebingo betbooDireitos Humanos da ONU, Michelle Bachelet, concordoubingo betbooentrevista à BBC que o conflitobingo betbooMianmar, também conhecido como Birmânia, deve agora ser chamadobingo betbooguerra civil — e pediu ao Conselhobingo betbooSegurança da ONU que tome "medidas mais fortes" para pressionar os militares a restaurar a democracia.

Ela disse que "faltou urgência" à resposta internacional à crise e descreveu a situação como "catastrófica", alertando que o conflito agora ameaça a estabilidade regional.

Os grupos que lutam contra as forças do governo são conhecidos coletivamente como Forçabingo betbooDefesa do Povo (PDF, na siglabingo betbooinglês) — uma rede informalbingo betboogruposbingo betboomilícias civis compostabingo betboogrande parte por adultos jovens.

Membros do PDF treinam com armas improvisadas, no Estadobingo betbooKayin,bingo betboonovembrobingo betboo2021

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Membros do PDF treinam com armas improvisadas, no Estadobingo betbooKayin,bingo betboonovembrobingo betboo2021

Hera [nome fictício],bingo betboo18 anos, tinha acabadobingo betbooterminar o ensino médio quando se juntou aos protestos contra o governo após o golpe.

Ela suspendeu os planosbingo betbooentrar para a universidade para se tornar comandantebingo betboopelotão do PDF no centrobingo betbooMianmar.

Ela conta que foi motivada a se juntar ao PDF após a morte da estudante Mya Thwe Thwe Khaing, que foi baleada durante os protestosbingo betboofevereirobingo betboo2021.

Os paisbingo betbooHera ficaram inicialmente preocupados quando a filha começou um cursobingo betbootreinamentobingo betboocombate no PDF, mas cederam quando perceberam que ela estava falando sério.

"Eles me disseram: 'Se você quer realmente fazer isso, vá até o fim. Não desista no meio do caminho'. Conversei então com meu treinador e me juntei totalmente à revolução cinco dias após o treinamento."

Antes do golpe, pessoas como Hera haviam crescido desfrutandobingo betbooum certo graubingo betboodemocracia.

Elas se ressentem profundamente com a tomada do poder pelos militares e estão sendo apoiadas e treinadas por milíciasbingo betbooorientação étnica nas regiõesbingo betboofronteira, que lutam contra as forças armadas há décadas.

line

Guerra civilbingo betbooMianmar — como os dados foram coletados

A BBC usou dados da Acled, organização sem fins lucrativos que coleta dados sobre violência política e protestosbingo betbootodo o mundo. Ela se baseiabingo betbooreportagens, publicações da sociedade civil ebingo betbooorganizaçõesbingo betboodireitos humanos e atualizaçõesbingo betboosegurançabingo betbooorganizações locais e internacionais.

Gráficos mostram a escalada do conflitobingo betbooMianmar

Embora a Acled não verifique independentemente cada reportagem, ela diz que seus dados sobre fatalidades são atualizados continuamente à medida que novas informações sobre eventos e estimativasbingo betboofatalidades se tornam disponíveis.

Isso ocorre devido à dificuldadebingo betboocapturar todos os eventos relevantesbingo betboouma zonabingo betbooconflito, onde os relatórios muitas vezes podem ser tendenciosos ou incompletos, assim como à política da Acledbingo betbooregistrar as estimativas mais baixas relatadas.

Gráfico mostra que conflitobingo betbooMianmar se tornou mais mortal

No entanto, é impossível obter uma imagem totalmente precisa dos eventos, já que ambos os lados estão envolvidosbingo betboouma acirrada guerrabingo betboopropaganda. O trabalho dos jornalistas também é fortemente restrito.

O serviçobingo betboonotícias birmanês da BBC também coletou informações sobre mortes decorrentesbingo betbooconfrontos entre os militaresbingo betbooMianmar e o PDFbingo betboomaio a junhobingo betboo2021. E o levantamento se mostrou consistente com as tendências dos dados da Acled.

line

O PDF é composto por pessoasbingo betbootodas as esferas sociais — agricultores, donasbingo betboocasa, médicos e engenheiros. Eles estão unidos pela determinaçãobingo betbooderrubar o regime militar.

Há unidadesbingo betbootodo o país, mas é significativo que os jovens da maioria étnica Bamar nas planícies centrais e nas cidades estejam assumindo a liderança — unindo forças com jovensbingo betboooutras etnias.

Esta é a primeira vez na história recentebingo betbooMianmar que as forças armadas enfrentam oposição violentabingo betboojovens Bamars.

"Muitos [civis] entraram nessas milícias ou criaram as chamadas forçasbingo betboodefesa do povo", disse Bachelet à BBC.

"É por isso que há muito tempo venho dizendo que, se não formos capazesbingo betboofazer algo mais fortebingo betboorelação a isso, vai ecoar demais a situação da Síria."

Smoke and fires from Thantlang, Chin State, caused by shelling from military forces, according to local media - October 2021

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Incêndiosbingo betbooThantlang, no Estadobingo betbooChin, causados ​​por bombardeiosbingo betbooforças militares, segundo a imprensa local — outubrobingo betboo2021

Nagar, um ex-empresário que controla várias unidades do PDF na regiãobingo betbooSagaing, no centrobingo betbooMianmar, disse à BBC que não é uma luta com condições iguais.

O PDF começou apenas com catapultas, embora desde então tenha feito seus próprios mosquetes e bombas.

Os militares fortemente armados têm poderbingo betboofogo aéreo — usado com frequência nos últimos meses. E podem adquirir armasbingo betboopaíses que apoiam abertamente a junta — incluindo Rússia e China.

Uma investigação da Myanmar Witness — compartilhada com a BBC — confirmou que veículos blindados russos foram descarregadosbingo betbooYangon há algumas semanas.

Mas a força do PDF reside no apoio proveniente das comunidades locais. O que começou como uma resistência popular se tornou mais organizado, ousado e aguerrido.

O Governobingo betbooUnidade Nacional (NUG, na siglabingo betbooinglês) exilado ajudou a criar e liderar algumas unidades do PDF — e mantém contato com outrasbingo betbooforma mais informal.

O PDF se concentroubingo betbooalvos fáceis das forças do governo, como delegacias e postos avançados mal equipados.

Eles apreenderam armas e bombardearam empresasbingo betboopropriedade da junta, incluindo torresbingo betbootelecomunicações e bancos.

Nagar diz que o PDF não tem escolha a não ser assumir por conta própria o futuro do país. "Acho que resolver os problemasbingo betboouma mesa redonda não funciona mais hoje. O mundo está ignorando nosso país. Então vou me armar."

Manifestantes usaram estilingues contra as forçasbingo betboosegurança que se aproximavam — Yangon, marçobingo betboo2021

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Manifestantes usaram estilingues contra as forçasbingo betboosegurança que se aproximavam — Yangon, marçobingo betboo2021

Hera, que se juntou ao PDF com suas irmãs mais velhas, diz que o objetivo delas é "extirpar a ditadura militar".

"Os militares mataram pessoas inocentes. Eles destruíram os meiosbingo betboosubsistência, propriedades e bens da população. E aterrorizam o povo. Não posso aceitar issobingo betbooforma alguma."

Houve vários incidentesbingo betbooassassinatosbingo betboomassabingo betboocivis pelos militares, incluindo a mortebingo betboopelo menos 40 homensbingo betboojulho — e o assassinatobingo betboomaisbingo betboo35 homens, mulheres e criançasbingo betboodezembro.

A BBC conversou com um homem que sobreviveu a outro ataque dos militares — tambémbingo betboodezembro — se fingindobingo betboomorto.

Seis homens — incapazesbingo betboofugir quando os soldados entraram embingo betbooaldeiabingo betbooNagatwin, no centrobingo betbooMianmar — foram mortos. Três deles eram idosos e dois tinham problemasbingo betboosaúde mental, dizem os moradores.

O homem que sobreviveu afirma que as tropas da junta estavam procurando por combatentes da resistência.

A viúvabingo betboouma das vítimas diz que o corpo do marido apresentava sinaisbingo betbootortura.

"Eles mataram um idoso que não conseguia nem sequer falar bem o suficiente para explicar. Nunca vou esquecer. Choro sempre que penso nisso", disse ela à BBC.

Os militares raramente dão entrevistas, masbingo betboouma entrevista exclusiva à BBC no finalbingo betboo2021, o porta-voz da junta, Zaw Min Tun, descreveu os integrantes do PDF como terroristas — usando o rótulo como justificativa para a ação contra eles.

"Se eles nos atacam, ordenamos que [nossas tropas] respondam. Estamos tentando proteger o país e as regiões usando a força apropriada para alcançar um nível razoávelbingo betboosegurança", disse ele.

Homem ferido é levado até um local seguro durante manifestação contra os militaresbingo betbooYangon — marçobingo betboo2021

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Homem ferido é levado até um local seguro durante manifestação contra os militaresbingo betbooYangon — marçobingo betboo2021

É difícil estimar o número exatobingo betboocombatentesbingo betboocada lado. Oficialmente, o númerobingo betboomilitaresbingo betbooMianmar ébingo betboocercabingo betboo370 mil soldados — mas na realidade pode ser muito menor. Houve menos recrutamentos nos últimos anos — e também deserções desde o golpe.

Da mesma forma, é difícil obter uma avaliação precisa do númerobingo betboopessoas no PDF.

Além das unidades formadas pelo NUG, alguns membros do PDF estão sendo treinados, abrigados e até armados por grupos étnicos armados que operam ao longo da fronteira. Alguns dos grupos haviam assinado acordosbingo betboocessar-fogo com governos anteriores — que agora foram quebrados.

O PDF pediu desculpas publicamente às milícias étnicas por ter acreditado anteriormente na propaganda militarbingo betbooque os grupos queriam desmantelar o país. O PDF está clamando agora unanimemente por um futuro estado federalbingo betbooque todos tenham direitos iguais.

Uma freira — que se ajoelhou diantebingo betboopoliciaisbingo betboomarçobingo betboo2021 para proteger manifestantes após o golpe militar — disse à BBC que a instabilidade política desde a tomada do poder teve um efeito sísmico na vida do povo.

A irmã Ann Rose Nu Tawng ajoelhada diante da políciabingo betboomarçobingo betboo2021

Crédito, Myitkyinar News Journal via Reuters

Legenda da foto, A irmã Ann Rose Nu Tawng ajoelhada diante da políciabingo betboomarçobingo betboo2021

"As crianças não podem ir à escola. Educação, saúde, (aspectos) sociais, econômicos ebingo betboosubsistência — tudo retrocedeu", diz a irmã Ann Rose Nu Tawng.

"Algumas (mulheres) abortaram porque não podiam sustentar (os filhos) devido à economia pobre. Os pais não podem orientar seus filhos adequadamente por causa das dificuldadesbingo betboosubsistência."

Mas a freira diz que admira os jovens que se juntaram à luta.

"Eles são corajosos. Não se importam [de sacrificar] suas próprias vidas trabalhando para alcançar a democracia, para o bem do país, para obter a paz e libertar este país [do regime militar]. Eu os elogio, tenho orgulho deles e os respeito."

1px transparent line

bingo betboo Reportagem adicionalbingo betbooRebecca Henschke e Becky Dale. Designbingo betbooJana Tauschinski.

Línea

bingo betboo Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal bingo betboo .

bingo betboo Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube bingo betboo ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbingo betbooautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabingo betboousobingo betboocookies e os termosbingo betbooprivacidade do Google YouTube antesbingo betbooconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebingo betboo"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdobingo betbooterceiros pode conter publicidade

Finalbingo betbooYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbingo betbooautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabingo betboousobingo betboocookies e os termosbingo betbooprivacidade do Google YouTube antesbingo betbooconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebingo betboo"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdobingo betbooterceiros pode conter publicidade

Finalbingo betbooYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbingo betbooautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabingo betboousobingo betboocookies e os termosbingo betbooprivacidade do Google YouTube antesbingo betbooconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebingo betboo"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdobingo betbooterceiros pode conter publicidade

Finalbingo betbooYouTube post, 3