'Preferi perder meu emprego a ter que me vacinar':betesporte e goias

Danielle Thorntonbetesporte e goiasentrevista à BBC
Legenda da foto, Danielle Thornton disse que, como funcionária do Citigroup, deveria ter direitobetesporte e goiasescolher sobre a vacina

Elas representam uma minoria. A maioria dos empregadores que introduziram tais regras - cercabetesporte e goiasum terço das grandes empresas americanas e 15% das pequenas - dizem que a grande maioriabetesporte e goiasseu pessoal cumpriu a determinação.

No Citi, maisbetesporte e goias99%betesporte e goiasseus 6.500 funcionários receberam a imunização - que, segundo, especialistas, é segura e a melhor maneirabetesporte e goiasprevenir uma grave infecção pelo coronavírus.

Mas as exigênciasbetesporte e goiasvacina - vistas como essenciais para fazer com que os 25%betesporte e goiasamericanos que ainda não a receberam sejam vacinados - enfrentam dura resistência por todo o país, onde muitos o veem como algo contrário a seus ideaisbetesporte e goiasliberdade pessoal e privacidade.

Neste mêsbetesporte e goiasjaneiro, a Suprema Corte rejeitou uma regra imposta pelo presidente Joe Biden que exigiria que os americanosbetesporte e goiaslocaisbetesporte e goiastrabalho com maisbetesporte e goiascem pessoas se vacinassem ou usassem máscaras, fazendo testes semanalmente, pagando do próprio bolso.

Os juízes da mais alta corte americana chamaram a medidabetesporte e goias"uma intromissão significativa" na vidabetesporte e goiasmilhõesbetesporte e goiastrabalhadores - eliminando assim a chance da adoçãobetesporte e goiasregras nacionais como as planejadasbetesporte e goiaspaíses como a Alemanha.

No Brasil, uma portaria do Ministério do Trabalho, publicadabetesporte e goiasnovembro passado, proibiu que empresas do país impusessem mandatosbetesporte e goiasvacina contra a covid-19 a seus funcionários, tanto no processobetesporte e goiascontrataçãobetesporte e goiasum trabalhador como na decisãobetesporte e goiasmantê-lo ou não empregado.

Protesto contra vacinasbetesporte e goiasNova Yorkbetesporte e goiasoutubrobetesporte e goias2021

Crédito, Reuters

Legenda da foto, A oposição à vacinação obrigatória, que gerou protestosbetesporte e goiasoutubrobetesporte e goiasNova York, ressurgiu nos EUA.

Oposição alta

Embora tribunais americanos tenham sido mais tolerantes com Estados e empresas que vêm introduzindo suas próprias medidasbetesporte e goiasfavor da vacinação, a desaprovação do público a essas ações continua alta.

Segundo uma pesquisabetesporte e goiasopinião pública do instituto Gallup, cercabetesporte e goias55% dos trabalhadores apoiam os mandatosbetesporte e goiasvacina das empresas, mas maisbetesporte e goiasum terço continua contra.

No segundo semestrebetesporte e goias2021, na cidadebetesporte e goiasNova York, milharesbetesporte e goiaspessoas protestaram nas ruas contra exigências estaduais para que funcionários da saúde, professores e servidores público se vacinassem.

A cidade, que desde então expandiu a regra para empregadores do setor privado, acabou colocando 9 mil servidores municipaisbetesporte e goiasférias compulsórias quando o mandato entroubetesporte e goiasvigor. Hospitais por todo o Estadobetesporte e goiasNova York demitiram funcionários.

"Eu não acredito que seja papel do governo ditar coisas que sejam entre o ser humano e seu criador", diz Donna Schmidt, que vivebetesporte e goiasLong Island (Estadobetesporte e goiasNova York). Ela trabalhou como enfermeirabetesporte e goiasbebês por 30 anos até parar devido à exigência da vacina.

Schmidt,betesporte e goias52 anos, diz que amava seu emprego, mas é contra a vacina por motivos pessoais e religiosos. Ela está agora se reinventando como ativista, organizando um grupobetesporte e goias26 mil pessoas chamado New Yorkers Against Medical Mandates (Nova-iorquinos Contra Mandatos Médicos).

Donna Schmidt
Legenda da foto, A enfermeira Donna Schmidt diz que não pensou duas vezes sobre deixar seu emprego

"Eu não pensei duas vezes. O que existe é tristeza", disse ela. "Eu me importobetesporte e goiasverdade com meus pacientes. Então, ser limitada por uma entidade do governo que me diz 'Não há mais lugar para você aqui'… Isso é duro."

Danielle, que trabalhava remotamente para o Citigroup, no Estadobetesporte e goiasMissouri, como gerentebetesporte e goiasriscos operacionais, diz que ela não é política e "não é uma pessoa contrária a vacinas".

A americanabetesporte e goias33 anos, mãebetesporte e goiasquatro filhos, teve covid no ano passado antesbetesporte e goiasas vacinas ficarem amplamente disponíveis. Mas ela disse não querer tomar uma vacina que,betesporte e goiassuas palavras, "não parece estar eliminando o vírus".

Seu último dia no emprego foi 14betesporte e goiasjaneiro. Ela afirma ter sorte por estar numa posição financeira que lhe permite abandonar seu trabalho sem planos, por enquanto,betesporte e goiasconseguir outro. Ela também não quis tentar buscar uma isenção baseadabetesporte e goiasmotivos religiosos ou médicos.

"Eu deveria ter o direitobetesporte e goiasescolher", diz ela. "Mas, claro, há muitas emoções… É uma mudança grande para nossa família."

Salvando vidas

Empresas com mandatosbetesporte e goiasvacina dizem que suas políticas são responsáveis por convencer grandes númerosbetesporte e goiasfuncionários a se vacinar contra a covid-19.

Na Tyson Foods, fabricantebetesporte e goiasalimentos, cercabetesporte e goias60 mil pessoas - maisbetesporte e goias40%betesporte e goiasseus empregados nos EUA - cadastraram-se depois que a empresa instituiu a exigênciabetesporte e goiasagosto do ano passado, classificando a decisão como "a coisa mais eficaz que podemos fazer para proteger os membros da nossa equipe".

Na companhia aérea United Airlines, o executivo-chefe Scott Kirby disse que a políticabetesporte e goiassua empresa havia reduzido o númerobetesporte e goiasfuncionários levados para o hospital. Segundo ele, antes do mandato da vacina um funcionário morria por semanabetesporte e goiascovid-19.

"Nós sabemos que algumas pessoas ainda discordambetesporte e goiasnossa política, mas a United está provando que exigir a vacina é a coisa certa a ser feita, porque salva vidas", escreveu ele numa mensagem ao corpobetesporte e goiasfuncionários.

Além dos benefícios à saúde, as empresas possuem fortes razões financeiras e operacionais para insistir nessa política. Os custosbetesporte e goiassaúde, geralmente cobertos pelo menos parcialmente pelos empregadores, são maiores com funcionários não vacinados, que também têm mais chancebetesporte e goiasficar sem trabalhar devido à covid.

Jane Fraser

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, A executiva-chefe do Citi, Jane Fraser, decidiu manter a obrigação da vacina para funcionários

Até agora, entretanto, a maioria das pessoas afetadas pelos mandatos trabalhabetesporte e goiasescritório oubetesporte e goiasEstados governados por democratas - grupos mais inclinados a já terem se vacinado. O Gallup estima que apenas 5% dos americanos que não receberam a vacina ainda estejam sendo atingidos por mandatosbetesporte e goiasvacinabetesporte e goiassuas empresas.

No geral, cercabetesporte e goias63% dos americanos estão "totalmente vacinados", com duas vacinas, comparados a 84% no Reino Unido (acima dos 12 anos). No Brasil, 69% da população recebeu duas dosesbetesporte e goiasimunização contra covid.

Jeff Levin-Scherz, especialistabetesporte e goiassaúde da população da WTW, uma consultoria da áreabetesporte e goiasrisco e seguros que ouviu funcionários sobre as vacinas, diz que o impacto da medida deve ser maiorbetesporte e goiastrabalhadoresbetesporte e goiasmenor renda.

"Um mandatobetesporte e goiasvacina deve ter seu maior impactobetesporte e goiastrabalhadores com salários mais baixos e menor nível educacional. Também deve criar uma tensão maior, por causa do número maiorbetesporte e goiaspessoas que precisarão ser vacinadas", afirma ele.

Mesmo antes da decisão da Suprema Corte, a parcela dos americanos cujos empregadores exigiram a vacina contra covid estavabetesporte e goiascercabetesporte e goiasum terço, segundo levantamento do Gallupbetesporte e goiasdezembro.

Depois da decisão dos juízes, várias empresas, incluindo a redebetesporte e goiascafé Starbucks, abandonaram seus planosbetesporte e goiasmandatosbetesporte e goiasvacinas. Há companhias preocupadas com os custos da implantação da medida e a perdabetesporte e goiasfuncionários num momentobetesporte e goiasque o mercadobetesporte e goiastrabalho está historicamente aquecido, diz Emily Dickens, chefebetesporte e goiasassuntos governamentais da Society for Human Resource Management (Sociedade para Gerenciamentobetesporte e goiasRecursos Humanos). Levantamento da organização identificou que 75% das empresas não exigirão vacinas ou testes semanaisbetesporte e goiasseus funcionários sem que haja uma medida do governo nesse sentido.

Protesto contra vacinas na Itália

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, A exigência da vacina congtra covid-19 levou a protestosbetesporte e goiasvários países, como a Itália

"É uma questãobetesporte e goiasprofissionais qualificados e acesso a profissionais qualificados e uma questãobetesporte e goiascultura no ambientebetesporte e goiastrabalho", diz ela. "Dependendo do setor, dizer às pessoas que elas precisam se vacinar talvez simplesmente não funcione."

No entanto, com a covid-19 ainda resistente às medidasbetesporte e goiascombate à doença, o médico Levin Scherz alerta que a pandemia ainda pode forçar as empresas a agir.

"Os mandatosbetesporte e goiasvacina das empresas realmente funcionam para atingir taxasbetesporte e goiasvacinação quase universais", diz ele. "Agora que temos uma variante, a ômicron, que é muito contagiosa, é disso que precisamos se não quisermos ter surtos comunitários."

Línea

betesporte e goias Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal betesporte e goias .

betesporte e goias Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube betesporte e goias ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbetesporte e goiasautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabetesporte e goiasusobetesporte e goiascookies e os termosbetesporte e goiasprivacidade do Google YouTube antesbetesporte e goiasconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebetesporte e goias"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdobetesporte e goiasterceiros pode conter publicidade

Finalbetesporte e goiasYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbetesporte e goiasautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabetesporte e goiasusobetesporte e goiascookies e os termosbetesporte e goiasprivacidade do Google YouTube antesbetesporte e goiasconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebetesporte e goias"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdobetesporte e goiasterceiros pode conter publicidade

Finalbetesporte e goiasYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbetesporte e goiasautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabetesporte e goiasusobetesporte e goiascookies e os termosbetesporte e goiasprivacidade do Google YouTube antesbetesporte e goiasconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebetesporte e goias"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdobetesporte e goiasterceiros pode conter publicidade

Finalbetesporte e goiasYouTube post, 3