Covid-19: às vésperaspix bet e confiáveldecisão dos EUA sobre doaçãopix bet e confiávelvacinas, acadêmicos pedem doses para o Brasil:pix bet e confiável
Com maispix bet e confiável440 mil mortes na pandemia, o Brasil passa ainda pelapix bet e confiávelsegunda ondapix bet e confiávelcontágio do novo coronavírus, mas já enxerga a possibilidadepix bet e confiáveluma terceira onda que poderia elevar o totalpix bet e confiávelóbitos do país ao patamarpix bet e confiável750 mil, segundo o Institutopix bet e confiávelMétricaspix bet e confiávelSaúde e Avaliação da Universidadepix bet e confiávelWashington.
A projeção se baseia na faltapix bet e confiávelpolítica nacionalpix bet e confiávelde distanciamento social e usopix bet e confiávelmáscaras e no quadropix bet e confiávelescassezpix bet e confiávelvacinas no Brasil: atualmente, menospix bet e confiável20% da população brasileira tomou ao menos uma dosepix bet e confiávelimunizante contra covid e a fabricação das duas vacinas mais usadas no país - CoronaVac e Astrazeneca-Oxford - teve que ser interrompida na semana passada por faltapix bet e confiávelinsumos.
pix bet e confiável Sociedade pix bet e confiável civil e pix bet e confiável m campo
Nesse contexto, a pressão da sociedade civil para que o Brasil seja beneficiado pelas doses dos EUA têm aumentado nas últimas semanas.
No fimpix bet e confiávelmarço, a Amcham Brasil, maior Câmarapix bet e confiávelComércio Americana fora dos EUA, enviou carta ao Embaixador americano Todd C. Chapman e ao Congressista democrata Gregory Meeks, presidente da Comissãopix bet e confiávelRelações Exteriores da Câmarapix bet e confiávelDeputados americana,pix bet e confiávelque dizia que "os volumespix bet e confiávelvacinas ao Brasil confirmados até o momento são insuficientes para a superação no curto prazo da grave crise sanitária que o país enfrenta. Nesse sentido, a consideração pelo governo dos EUA sobre a possibilidadepix bet e confiávelceder,pix bet e confiávelcaráterpix bet e confiávelemergência, excedentespix bet e confiávelvacinas para o Brasil, seria inestimável".
No iníciopix bet e confiávelabril, seis centrais sindicais brasileiras, CUT, Força Sindical, UGT, NCST Nova Central, CTB e CSB, fizeram o mesmo apelo a Bidenpix bet e confiávelcarta por vacinas - e têm contado com o apoiopix bet e confiávelgrandes sindicatos americanos no pleito.
Agora, a elaboração da cartapix bet e confiávelacadêmicos divulgada nesta segunda, 25/5, foi capitaneada pela U.S. Network for Democracy in Brazil, uma rede com representantespix bet e confiável234 universidadespix bet e confiável45 dos 50 estados dos EUA.
"Assinei essa carta a Biden por dois motivos: um é minha longa e profunda ligação com o Brasil e os brasileiros, o que torna doloroso presenciar tantas mortes e sofrimentos desnecessários. A outra é a convicçãopix bet e confiávelque ninguém está a salvo da Covid até que todos estejam a salvo da Covid. O rápido aparecimentopix bet e confiávelvariantes e a impossibilidadepix bet e confiávelselar fronteiras significam que apenas uma estratégia globalpix bet e confiávelsaúde pública pode funcionar para acabar com a pandemia", afirmou à BBC News Brasil a historiadora americana Barbara Weinstein, da Universidadepix bet e confiávelNova York.
Estudiosa do períodopix bet e confiávelindustrialização e modernização do Brasil, no início do século passado, Weinstein se diz ferrenha opositora a acordos climáticos entre Brasil e EUA, especialmente umpix bet e confiávelque os americanos concordempix bet e confiávelenviar recursos financeiros ao Brasil.
Para ela, o dinheiro do contribuinte americano serviria apenas para dar um "verniz verde" ao governo do presidente Jair Bolsonaro, a quem ela chamapix bet e confiável"a pior pessoa para dirigir uma nação nesses tempospix bet e confiávelpandemia".
"Mas o enviopix bet e confiávelvacinas é um assunto diferente, não só pela urgência da situação, mas também porque acho que há uma chance maiorpix bet e confiávelserem direcionadas para a população que realmente precisa delas", argumenta Weinstein.
pix bet e confiável Doses p pix bet e confiável a pix bet e confiável ra dar e vender
Os EUA contrataram dosespix bet e confiávelvacina suficientes para vacinar três vezes a população do país. Entre elas, estão cercapix bet e confiável60 milhõespix bet e confiáveldoses da AstraZeneca-Oxford, que há meses aguardam aval da agência reguladora sanitária americana, a FDA, para poderem ser aplicadaspix bet e confiávelterritório americano.
A possibilidade da remessa dessas doses ociosas vinha sendo discutida por integrantes do governo Biden e do laboratório responsável pela fabricação do imunizante pelo menos desde o finalpix bet e confiávelfevereiro, mas àquela altura, com menospix bet e confiável15% da população americana completamente vacinada, a administração resistia a essa possibilidade.
O governo Biden dizia priorizar a vacinaçãopix bet e confiávelseus próprios cidadãos, mas a pressão doméstica e internacional por doses só aumentoupix bet e confiávellá pra cá.
A China, principal adversária global dos EUA, já remeteu maispix bet e confiável200 milhõespix bet e confiáveldosespix bet e confiávelvacina ao mundo - sem contar insumos como os utilizados pelo Instituto Butantan e pela Fiocruz. Enquanto isso, no placar da contabilidade da vacina, os EUA registram apenas o enviopix bet e confiável4 milhõespix bet e confiáveldoses - ao Canadá e ao México, aindapix bet e confiávelmarço.
Agora, além das 60 milhõespix bet e confiáveldosespix bet e confiávelAstrazeneca-Oxford, Biden anunciou uma remessapix bet e confiávelmais 20 milhõespix bet e confiáveldosespix bet e confiávelimunizantes jápix bet e confiáveluso no país (o que inclui Pfizer, Moderna e Janssen). E apesar da intensa movimentação e da urgência pelas doses, os contemplados pela doação só devem ser conhecidos nos próximos dias.
Epidemiologia e Política
Consultado pela BBC News Brasil, o Departamentopix bet e confiávelEstado afirmou que "teremos mais a dizer sobre para quais países estamos distribuindo essas vacinaspix bet e confiávelbreve. Trabalharemos com a COVAX e outros parceiros para garantir que vacinas seguras e eficazes sejam entreguespix bet e confiávelforma equitativa epix bet e confiávelacordo com os dados científicos epix bet e confiávelsaúde pública".
Um diplomata americano com conhecimento das negociações dentro do governo americano afirmou à BBC News Brasilpix bet e confiávelcaráter reservado que a escolha sobre os países a serem beneficiados segue dois critérios: o epidemiológico e o político.
Quanto ao epidemiológico: devem ser priorizados aquelespix bet e confiávelque há surgimentopix bet e confiávelvariantes potencialmente mais contagiosas e mais letais. Tanto Brasil quanto Índia, dois países com quadros gravespix bet e confiávelepidemia, se enquadrariam nesse recorte.
São no entanto dois países continentaispix bet e confiávelque, especialmente no caso indiano, uma doaçãopix bet e confiávelalguns milhõespix bet e confiáveldosespix bet e confiávelvacina fariam pouco efeito no quadropix bet e confiávelsaúde pública geral.
O segundo aspecto, político, é mais complexo. Biden precisa conseguir ocupar um espaço internacional como protagonista na diplomaciapix bet e confiávelvacinas sem descuidar da percepção doméstica sobre seus atos.
Para isso, escalou Gayle Smith, ex-diretora da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID, na siglapix bet e confiávelinglês) para comandar a diplomaciapix bet e confiávelvacina e garantir que as digitais americanas no envio das doses tragam poder e prestígio político internacional sem prejuízo interno para Biden.
Neste momento, com maispix bet e confiável60% da população adulta vacinada, os americanos se veem diantepix bet e confiávelum claro excedentepix bet e confiáveldoses epix bet e confiávelbaixa demanda por elas. Campanhaspix bet e confiávelmaispix bet e confiávelum Estado prometem sortear somas milionárias a quem se apresentarpix bet e confiávelum postopix bet e confiávelvacina para receber uma dose no braço.
Enquanto isso, os americanos são inundados por relatos e imagens do desespero e do descontrole pandêmicopix bet e confiáveloutras partes do mundo. E por isso, na ala eleitoral progressista dos EUA, cresce a percepçãopix bet e confiávelque o país deve compartilhar suas doses.
O sentimento, no entanto, pode mudar - e rápido. Nos EUA, adolescentes acimapix bet e confiável12 anos já podem se vacinar e nos próximos meses há a expectativapix bet e confiávelque crianças acima dos 6 mesespix bet e confiávelidade sejam autorizadas a receber imunização.
Nesse caso, as autoridades americanas acreditam que haveria uma verdadeira corridapix bet e confiávelpais com seus filhos aos postospix bet e confiávelvacinação e a gestão Biden não está disposta a correr o riscopix bet e confiávelnão ter imunizante para entrega imediata.
Além disso, com casos da doença no menor patamarpix bet e confiávelum ano e contando com o clima quente do verão nos próximos meses, os americanos se veempix bet e confiávelum momento confortávelpix bet e confiávelrelação à epidemia. Mas as autoridades sanitárias não excluem a necessidadepix bet e confiáveluma dosepix bet e confiávelreforço à população quando o inverno chegar, no fim do ano, e caso novas variantes se tornem prevalentes no território.
Tudo isso faz com que os países - e suas sociedades civis - se movimentempix bet e confiávelforma frenética para tentar garantir o que até agora os americanos se dispuseram a doar. Oficialmente, o Brasil pede por essas doses há maispix bet e confiáveldois meses. Via Twitter, o Embaixador brasileiropix bet e confiávelWashington, Nestor Forster, deixou claro o clima,pix bet e confiávelpost no dia 19.
"Junto com outros Embaixadores do Hemisfério, encontrei-me hoje com a coordenadora Gayle Smith. Ao agradecer aos Estados Unidos pela cooperação no combate à Covid-19, ressaltei a importância das vacinas para o Brasil, que saúda a disposição dos Estados Unidospix bet e confiáveloferecê-laspix bet e confiávelbreve aos nossos países", escreveu Forster.
pix bet e confiável Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube pix bet e confiável ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimospix bet e confiávelautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticapix bet e confiávelusopix bet e confiávelcookies e os termospix bet e confiávelprivacidade do Google YouTube antespix bet e confiávelconcordar. Para acessar o conteúdo cliquepix bet e confiável"aceitar e continuar".
Finalpix bet e confiávelYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimospix bet e confiávelautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticapix bet e confiávelusopix bet e confiávelcookies e os termospix bet e confiávelprivacidade do Google YouTube antespix bet e confiávelconcordar. Para acessar o conteúdo cliquepix bet e confiável"aceitar e continuar".
Finalpix bet e confiávelYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimospix bet e confiávelautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticapix bet e confiávelusopix bet e confiávelcookies e os termospix bet e confiávelprivacidade do Google YouTube antespix bet e confiávelconcordar. Para acessar o conteúdo cliquepix bet e confiável"aceitar e continuar".
Finalpix bet e confiávelYouTube post, 3