Coronavírus: como a vacina Sputnik V se tornou um instrumentobetsul e confiavelinfluência da Rússia na América Latina:betsul e confiavel
Ao todo, essas nações já encomendaram maisbetsul e confiavel30 milhõesbetsul e confiaveldoses da vacina.
No Brasil, o imunizante ainda não teve aprovação da Anvisa (Agência Nacionalbetsul e confiavelVigilância Sanitária) para ser usado. Mas o órgão informou que vai modificar a listabetsul e confiavelrequisitos mínimos para a liberação do uso emergencial (e temporário)betsul e confiavelvacinas contra o novo coronavírus, o que pode abrir caminho para o uso da vacina russabetsul e confiavelbreve.
Com praticamente três mesesbetsul e confiaveluso da Sputnik V, as percepções sobre ela parecem ter mudado muito.
Os russos estão lentamente começando a confiar embetsul e confiavelvacina ebetsul e confiaveleficácia foi recentemente endossada pela prestigiosa revista médica britânica The Lancet.
Muitos países, especialmente da América Latina, batem às portas da Rússia para negociar dosesbetsul e confiavelseu promissor imunizante, e o país foi rápidobetsul e confiavelresponder e oferecer seu apoio.
Especialistas consultados pela BBC News Mundo, o serviçobetsul e confiavelespanhol da BBC, garantem que o sucesso da vacina, produzida com recursos estatais, será uma estratégiabetsul e confiavelmarketing eficaz e um importante instrumento geopolítico para a Rússiabetsul e confiavelpaíses com menos recursos.
Mas como esse cenário evoluiu tantobetsul e confiavelapenas alguns meses?
Oportunidade para os menos ricos
"Este é um momento decisivo para nós", disse Kirill Dmitriev, diretor-executivo do Fundo Russo para Investimento Direto, o órgão estatal que financiou a vacina,betsul e confiavelentrevista à agênciabetsul e confiavelnotícias financeiras Bloomberg.
O governo russo informa que muitas das 8 milhõesbetsul e confiaveldoses já fabricadas serão enviadas para os países que as encomendaram há alguns meses.
Uma dezenabetsul e confiavelpaíses mostrou interesse. Entre eles estão aliadosbetsul e confiavelMoscou, como Hungria ou Irã, e também um bom númerobetsul e confiavellatino-americanos, como Brasil, México, Paraguai, Venezuela e Colômbia.
Na Argentina e na Bolívia, a população já começou a ser vacinadabetsul e confiavelfato com a vacina russa.
"A Sputnik V chegabetsul e confiavelum momento crucial para a América Latina", disse Vanni Pettinà, especialistabetsul e confiavelrelações exteriores russas da Universidade Colegiobetsul e confiavelMéxico, à BBC News Mundo.
"Os países da região não têm tecnologia própria para desenvolver suas vacinas nem dinheiro para comprar as caríssimas vacinas particulares aprovadas", acrescenta o especialista.
Nesse sentido, Pettinà prevê que o caráter estatal da Sputnik V facilitarábetsul e confiaveldistribuição e compra por países com menos recursos.
E esse fato, sem dúvida, também favorecerá um uso geopolítico que Putin poderá usar muito bem quando quiser.
"Por ser estatal, Putin pode literalmente decidir quantas doses dar, a que preços e para quem. E tudo isso será condicionado pelas avaliações políticas e estratégicas do Kremlin", acrescenta Pettinà.
"É claro que a Rússia usará a vacina como instrumento geopolítico para aumentar o que chamamosbetsul e confiavel'soft power' entre Estados com menos recursos e também outras empresas privadas para as quais vende suas patentes", explica Mira Milosevich, especialistabetsul e confiavelRússia e Eurásia do Real Instituto Elcano, think tank sediadobetsul e confiavelMadri, na Espanha.
"Durante a Guerra Fria, o soft power foi imposto com o esporte e o xadrez; agora os russos usam a vacina", acrescenta Milosevich.
Erros e fraquezas dos EUA e da Europa
Enquanto as primeiras vacinas, como asbetsul e confiavelPfizer, Moderna e Oxford-AstraZeneca, recebiam a aprovação das autoridades médicas e começavam a ser distribuídas e inoculadas, o otimismo tomava conta dos países mais ricos, que começaram a olhar maisbetsul e confiavelperto o triunfo sobre a pandemia.
Mas a realidade se mostrou mais complicada.
Os produtos farmacêuticos passaram por notórias interrupções na distribuição, especialmente evidentes na União Europeia, que há algumas semanas se envolveubetsul e confiaveluma disputa com a AstraZeneca, após acusar a empresabetsul e confiavelnão cumprir os prazosbetsul e confiavelentrega da vacina.
"O Ocidente não tem muita flexibilidade para manejar suas vacinas porque não as controla, são produtos privados, por isso está mais exposto a chantagensbetsul e confiavelpreços e contratos não transparentes", diz Pettinà.
O acadêmico aponta certos "erros e fraquezas" da União Europeia e dos Estados Unidos que a Rússia pode usar muito bem a seu favor.
"A retirada das questõesbetsul e confiavelpolítica externa dos EUA durante o governo Trump e a complexidade e lentidão da estrutura política da União Europeia abrem um espaço que o Kremlin pode usar para melhorarbetsul e confiavelimagem e influênciabetsul e confiavelpaíses com menos recursos", explica.
"Isso é fácilbetsul e confiavelexplicar, a Rússia é uma potência oportunista e tem visto que enquanto esses locais priorizam o abastecimento próprio e não podem prover aos países menos desenvolvidos, ela aproveita para levar a vacina a esses territórios, também na América Latina", concorda Milosevich.
E, mesmo na Europa, o interesse pela Sputnik V vem crescendo.
Josep Borrell, alto representante para Política Externa e Segurança da União Europeia, assegurou recentemente que a aprovação do uso da vacina pela Agência Europeiabetsul e confiavelMedicamentos — aindabetsul e confiavelfase preliminar — "seria uma boa notícia, porque como sabem estamos diantebetsul e confiaveluma faltabetsul e confiavelvacina".
"E isso fará com que a Rússia aumentebetsul e confiavelinfluência na região", completa Pettinà.
Desenvolvimento "muito rápido"
Em agostobetsul e confiavel2020, a Rússia anunciou que o Instituto Gamaleya estava desenvolvendo uma vacina contra o coronavírus.
A TV estatal apresentou a notícia como prova da liderança científica do país, assim como quando foi anunciado o lançamento do primeiro satélite feito pelo homem, há 60 anos.
O nome desse satélite? Sim, igual à vacina: Sputnik.
A vacina russa usa a técnica do vetor viral, contendo um vírus diferente que carrega genes do coronavírus para criar uma resposta imunológicabetsul e confiavelnosso organismo.
Apesar do exagerobetsul e confiavelque a vacina era tão eficaz quanto a da Pfizer/BioNTech e a da Moderna, ambas com percentuaisbetsul e confiavelproteção superiores a 94%, os russos se mostraram desconfiados quando a vacinaçãobetsul e confiavelmassa começoubetsul e confiaveldezembro.
Segundo Oleg Boldyrev, jornalista do serviço russo BBCbetsul e confiavelMoscou, no início da campanha havia muito ceticismo sobre a rapidez com que a vacina foi criada.
"Muitos russos suspeitavam da natureza opacabetsul e confiavelseu registro e do entusiasmo excessivo dos funcionários do governo. O presidente Vladimir Putin também não havia sido vacinado. Nada disso ajudou a aumentar a confiança", assinala Boldyrev.
Recuperação progressiva da confiança
Pesquisas recentes na Rússia indicam que, embora a confiança na vacina esteja gradualmente sendo estabelecida, ainda existe uma parcela considerável da população que não confia totalmente no imunizante e deseja saber mais evidências sobrebetsul e confiaveleficácia.
No entanto, o estudo com os dados da eficácia da vacina publicados no periódico científico The Lancet ajudaram a diminuir essa desconfiança, embora alguns resultadosbetsul e confiaveltestes clínicos permaneçam indisponíveis e existam muitas perguntas as quais o Instituto Gamaleya deve responder.
Os mais críticos acusam os cientistasbetsul e confiavelnão serem totalmente transparentes, mas "o endosso do The Lancet é sem dúvida um grande impulsobetsul e confiavelotimismo para a distribuição da Sputnik Vbetsul e confiaveltodo o mundo", diz Boldyrev.
Também deve ser observado que, embora não exija temperaturasbetsul e confiavelarmazenamento muito baixas, como a vacina da Pfizer, a Sputnik V precisa ser estocada e transportada a 8°C, o que pode dificultarbetsul e confiaveldistribuição, comobetsul e confiavelfato acontece fora das grandes cidades na Rússia.
De acordo com uma análise independente, menosbetsul e confiavel1,5 milhãobetsul e confiavelrussos receberam a primeira dose da vacina. Nesse ritmo, levaria cercabetsul e confiaveltrês anos para vacinar metade da população do país, que hoje é de 145 milhõesbetsul e confiavelhabitantes.
Longa história do poder científico russo
O Sputnik V não será a única vacina russa contra o coronavírus. Existem mais imunizantes que os cientistas russos estão patenteando.
"Mais uma vez, certamente haverá dúvidas sobre a veracidade dos dados científicos que acompanham os anúnciosbetsul e confiaveleficácia", diz Boldyrev.
Apesar das dúvidas e do sigilo da Rússia, Pettinà acredita que o histórico científico e tecnológico deste país não deve ser subestimado.
"O sigilo está intimamente ligado à herançabetsul e confiavelsegurança soviética, mas não devemos esquecer que a Rússia foi uma potência durante a Guerra Fria e que continua a investir pesadamentebetsul e confiavelciência e tecnologia."
O fatobetsul e confiavela vacina russa funcionar e ser tão eficaz é, sem dúvida, uma grande notícia para o mundo, mas, como outras vacinas, não escapa às muitas perguntas que ainda rondam os imunizantes.
Quanto tempo durará a proteção? Também será eficaz contra as novas variantes mais contagiosas emergentes no mundo?
Mesmo com o reforço da Sputnik V ebetsul e confiaveloutras vacinas, tudo parece indicar que ainda é uma incógnita o tempo que resta na luta contra a pandemia.
betsul e confiavel Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube betsul e confiavel ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbetsul e confiavelautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabetsul e confiavelusobetsul e confiavelcookies e os termosbetsul e confiavelprivacidade do Google YouTube antesbetsul e confiavelconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebetsul e confiavel"aceitar e continuar".
Finalbetsul e confiavelYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbetsul e confiavelautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabetsul e confiavelusobetsul e confiavelcookies e os termosbetsul e confiavelprivacidade do Google YouTube antesbetsul e confiavelconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebetsul e confiavel"aceitar e continuar".
Finalbetsul e confiavelYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbetsul e confiavelautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabetsul e confiavelusobetsul e confiavelcookies e os termosbetsul e confiavelprivacidade do Google YouTube antesbetsul e confiavelconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebetsul e confiavel"aceitar e continuar".
Finalbetsul e confiavelYouTube post, 3