Como a máquinagalera bet ao vivopropaganda da China retrata a guerra comercial com os EUA:galera bet ao vivo

China

Crédito, AFP

Legenda da foto, Segundo a televisão chinesa, o país vive uma "guerra do povo"

Outra declaração lida no noticiário da emissora CCTV dizia que a China "lutaria por um novo mundo" e superaria o impacto econômico da disputa. "Depoisgalera bet ao vivo5 mil anosgalera bet ao vivovento e chuva, a que a nação chinesa não resistiu?", questionava o locutor.

Já o jornal Global Times, vozgalera bet ao vivoPequim no idioma inglês, acusou o governogalera bet ao vivoTrumpgalera bet ao vivoenganar os americanos a respeitogalera bet ao vivoquem seriam as verdadeiras vítimas das sobretaxas.

"(A taxação) causará muitos danos autoinfligidos e sãogalera bet ao vivodifícil sustentação no longo prazo", diz o texto. "A China, por outro lado, vai evitar se prejudicar."

Enquanto isso, o tema também ganhava espaço nas redes sociais chinesas, com memes, posts e comentários patrióticos.

Propaganda chinesa

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Avanço da guerra comercial com os EUA tem levado a reações da propaganda chinesa

Uma foto que pedia que os turistas americanos pagassem mais 25%galera bet ao vivoimpostos foi uma das imagens mais compartilhadas na rede social Weibo, espéciegalera bet ao vivoTwitter chinês.

Pôsteres com ilustraçõesgalera bet ao vivomilitares chineses vencendo invasores americanos também entraramgalera bet ao vivocirculação, junto a pedidos para que as pessoas comessem tilápia chinesa, um produto nacional,galera bet ao vivoforma a mitigar "a guerra dos EUA".

Segundo o BBC Monitoring, serviçogalera bet ao vivomonitoramentogalera bet ao vivomeiosgalera bet ao vivocomunicação feito pela BBC, até a semana passada, a imprensa estatal chinesa mal havia mencionado as tensões comerciais entre Washington e Pequim e focava, sobretudo, as "boas notícias" da economia nacional e como esta havia resistido aos embates globais.

O que mudou?

A enxurradagalera bet ao vivoartigos e comentáriosgalera bet ao vivotom nacionalista sucedeu, na semana passada, ao anúnciogalera bet ao vivoPequimgalera bet ao vivoque responderia às medidas do governo Trump com novas taxas sobre produtos americanos - cercagalera bet ao vivoUS$ 60 bilhõesgalera bet ao vivomercadorias - a partirgalera bet ao vivo1ºgalera bet ao vivojulho.

"Os meiosgalera bet ao vivocomunicação chineses estiveram calados por alguns dias, enquanto a liderança principal avaliava como responder (aos EUA), afirmou à BBC News Mundo (serviçogalera bet ao vivoespanhol da BBC) Bonnie Glaser, diretora do Projetogalera bet ao vivoPoder Chinês do Centrogalera bet ao vivoEstudos Internacionais e Estratégicos (CSIS).

Para a analista, as deliberações levaram a uma defesa nacionalista e contundente do sistema,galera bet ao vivomodo a insistir que a China não cederia à pressão estrangeira.

"Essa liderança, obviamente, percebe que é vulnerável à crítica pública e está tratandogalera bet ao vivoisolar-segalera bet ao vivouma acusaçãogalera bet ao vivoque a China fez concessões sob pressão. A economia está estreitamente vinculada à política, tanto nos EUA como na China", aponta Glaser.

Além disso, segundo outros analistas consultados pela BBC News Mundo, a forma como a China apresenta a guerra comercial agalera bet ao vivopopulação busca não só angariar apoio público, como amenizar impactos econômicos e defender-segalera bet ao vivopotenciais questionamentos que sejam feitos ao presidente Xi Jinping e ao Partido Comunista.

Propaganda chinesa

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Líderes chineses têm exaltado o patriotismo e o nacionalismo

"O objetivo é mostrar que Xi Jinping está tomando conta desse assunto; que, como fezgalera bet ao vivooutras ocasiões (o então líder chinês) Mao Tsé-Tung (que governougalera bet ao vivo1949 a 1976), ele também tentará tirar proveitogalera bet ao vivouma situação ruim", afirma Anne-Marie Brady, especialistagalera bet ao vivotemas chineses na Universidadegalera bet ao vivoCanterbury, na Nova Zelândia.

"A resposta nacionalista apresentada nos meios dirigidos pelo Partido Comunista aponta a estimular o apoio popular a Xi, unindo a população chinesa contra as 'forças estrangeiras hostis'", agrega.

Xi sob a mira

Desde que Xi aboliu o limite temporalgalera bet ao vivosua Presidência, no ano passado, as notícias sobre descontentamentos com o governo cruzaram as fronteiras chinesas.

Seus críticos o acusamgalera bet ao vivoconcentrar ainda mais o poder egalera bet ao vivopromover uma campanhagalera bet ao vivoculto agalera bet ao vivopersonalidadegalera bet ao vivonível inédito desde os temposgalera bet ao vivoMao.

O mandatário também tem estado sob a mira da comunidade internacional por conta das denúncias sobre sistemasgalera bet ao vivovigilância massiva da população,galera bet ao vivoqueixasgalera bet ao vivotrabalhadores por jornadas laborais desmedidas egalera bet ao vivodetençõesgalera bet ao vivomembros da minoria muçulmanagalera bet ao vivocamposgalera bet ao vivodetenção na regiãogalera bet ao vivoXinjiang.

A cruzada dos EUA também levou a uma pressão sobre diferentes países para que rejeitem os investimentos chinesesgalera bet ao vivoalta tecnologia, principalmente a 5G - sendo o auge dessa discussão a polêmica envolvendo a gigantegalera bet ao vivotelefonia Huawei e a prisão, no Canadá,galera bet ao vivosua diretora-financeira, Meng Wanzhou.

Mas a gestãogalera bet ao vivoXi também se viugalera bet ao vivoapertos por outros temas internos: a segunda maior economia do mundo tem titubeadogalera bet ao vivoalguns indicadores recentes.

A perdagalera bet ao vivoempregos, a desaceleração do crescimento, o aumento da dívida, a faltagalera bet ao vivoinvestimentos privados, a escassezgalera bet ao vivocrédito e até temas mais urgentes, como o abastecimentogalera bet ao vivogrãos e carnegalera bet ao vivoporco, também causaram descontentamentogalera bet ao vivodistintos setores da sociedade.

Presidente Xi Jinping

Crédito, AFP

Legenda da foto, Decorações com o rostogalera bet ao vivoMao e Xi Jinping; ele também enfrenta problemas internos

"Tem havido certo questionamento a Xi entre a elite chinesa, por concentrar um excessogalera bet ao vivopodergalera bet ao vivosuas mãos e por conduzir mal a economia e a relação com os EUA", opina Glaser. "No entanto, não há evidênciasgalera bet ao vivoque a crítica das elites tenha debilitado a posiçãogalera bet ao vivoXi ougalera bet ao vivoque o públicogalera bet ao vivogeral compartilhe desses questionamentos."

Como resposta, Xi dissegalera bet ao vivojaneiro que o Partido Comunista deve fazer "grandes esforços" para enfrentar "grandes riscosgalera bet ao vivotodas as frentes", segundo a agência Xinhua.

Para Elizabeth Economy, diretoragalera bet ao vivoestudos asiáticos do centrogalera bet ao vivoestudos Council on Foreign Relations, recorrer ao nacionalismo não apenas pode servir a Xi para culpar os EUA pelos problemas internos chineses.

"Também ajuda a manter a atenção longe do fatogalera bet ao vivoque a economia chinesa tem uma sériegalera bet ao vivodebilidades estruturais que serão realmente prejudicados pelas tarifas (americanas)", diz ela à BBC News Mundo.

Um anogalera bet ao vivoefemérides polêmicas

Mas as pressões da guerra comercial chegam tambémgalera bet ao vivoum momentogalera bet ao vivosignificado especial para a China.

"Acho que Xi tem medogalera bet ao vivoaparentar fazer concessões aos EUAgalera bet ao vivouma maneira que prejudique a dignidade e a soberania da China, especialmentegalera bet ao vivoum anogalera bet ao vivoaniversários delicados", opina Glaser.

É quegalera bet ao vivo2019 se comemoram 70 anos desde que Mao fundou a República Popular da China, 60 anos desde o fracassado levante do Tibete contra o governo chinês e uma década desde os distúrbios étnicosgalera bet ao vivoque morreram centenasgalera bet ao vivopessoasgalera bet ao vivoXinjiang - noroeste chinês com parcelagalera bet ao vivopopulação muçulmana.

Praça Tiananmen

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Junho marcará o aniversáriogalera bet ao vivo30 anos do massacre da Praça Tiananmen

Mas, sobretudo, é o 30º aniversário das manifestações estudantis que pediam mudanças democráticas na China, e que culminaramgalera bet ao vivouma sangrenta repressão armada na Praça Tiananmen, um dos fatos que mais ressentimento ainda geram perante a cúpula política chinesa. Há relatosgalera bet ao vivoque o acesso à Wikipedia será bloqueado na China por conta da efeméride,galera bet ao vivo4galera bet ao vivojunho.

Xi, porgalera bet ao vivovez, tem exigido desde o ano passado controles mais rígidos da internet e mais doutrinação para "garantir que a geraçãogalera bet ao vivojovens se convertagalera bet ao vivoconstrutora e herdeira do socialismo".

"Impulsionar o sentimento nacionalistagalera bet ao vivotorno da guerra comercial serve a alguns propósitos para a liderançagalera bet ao vivoXi: colocar os EUA como malvadosgalera bet ao vivovez do Partido Comunista é uma ferramenta convenientegalera bet ao vivodistração ao redorgalera bet ao vivo4galera bet ao vivojunho", opina Economy.

Mas, segundo Brady, dada a situação interna da China, é imprevisível se a tática dará retornogalera bet ao vivolongo prazo.

"Com a desaceleração da economia chinesa, a inflação crescente - afetando sobretudo a alimentação básica e a carnegalera bet ao vivoporco - e a preocupação pela reserva chinesagalera bet ao vivogrãos, é questionável se a retórica nacionalista terá o efeito desejado", comenta.

galera bet ao vivo Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube galera bet ao vivo ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosgalera bet ao vivoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticagalera bet ao vivousogalera bet ao vivocookies e os termosgalera bet ao vivoprivacidade do Google YouTube antesgalera bet ao vivoconcordar. Para acessar o conteúdo cliquegalera bet ao vivo"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdogalera bet ao vivoterceiros pode conter publicidade

Finalgalera bet ao vivoYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosgalera bet ao vivoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticagalera bet ao vivousogalera bet ao vivocookies e os termosgalera bet ao vivoprivacidade do Google YouTube antesgalera bet ao vivoconcordar. Para acessar o conteúdo cliquegalera bet ao vivo"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdogalera bet ao vivoterceiros pode conter publicidade

Finalgalera bet ao vivoYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosgalera bet ao vivoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticagalera bet ao vivousogalera bet ao vivocookies e os termosgalera bet ao vivoprivacidade do Google YouTube antesgalera bet ao vivoconcordar. Para acessar o conteúdo cliquegalera bet ao vivo"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdogalera bet ao vivoterceiros pode conter publicidade

Finalgalera bet ao vivoYouTube post, 3