Caravanaaposta esportiva da sortemigrantes: México faz oferta para migrantes que se dirigem aos EUA:aposta esportiva da sorte
aposta esportiva da sorte O México ofereceu vistos temporáriosaposta esportiva da sortetrabalho para migrantes da caravana com milharesaposta esportiva da sortepessoas que está passando por seu territórioaposta esportiva da sortedireção aos EUA,
A oferta também inclui carteirasaposta esportiva da sorteidentidade temporária, auxílio médico, habitação temporária e acesso ao sistema educional para as crianças.
Mas para serem aceitos, os migrantes precisam permanecer nos Estadosaposta esportiva da sorteChipas e Oaxaca, no sul do país.
Os EUA avisou que pode mandar tropas para a fronteira com o México para impeder a entrada da caravana nos EUA.
"Eu estou trazendo os militares para (lidar com) essa emergência nacional", disse o presidente americano Donald Trump emaposta esportiva da sortepágina do Twitter. "Eles serão parados!"
Trump também ameaçou cortar auxílio financeiro dos EUA à Guatemala, El Salvador e Honduras e tem feito pressão sobre o presidente mexicano para que o país ajude na crise migratória.
As eleições parlamentares americanas vão aconteceraposta esportiva da sorteduas semanas e Trump tem recebido críticasaposta esportiva da sorteque está usando a ameaçaaposta esportiva da sorteimigração ilegal para dar gás a seus apoiadores.
A caravana, que saiuaposta esportiva da sorteHonduras há semanas, ainda está a 1,6 mil km da fronteira do México com os EUA.
Sob pressão
O plano, anunciado pelo presidente mexicano Enrique Peña Nieto, cobre migrantes da América Central que fizeram pedidos oficiaisaposta esportiva da sorterefúgio no México ou pretender fazê-lo num futuro próximo.
O projeto foi chamadoaposta esportiva da sorteEstas en Tu Casa (Você Estáaposta esportiva da sorteCasa,aposta esportiva da sorteespanhol).
"Hoje o México estende a mão para vocês", disse o presidente.
Mas acrescentou: "Essa oferta é apenas para quem respeitar as leis mexicanas. É o primeiro passo para uma solução permanente para quem conseguir statusaposta esportiva da sorterefugiado no México."
O presidente não falou, no entanto, o que acontecerá com os migrantes se eles deciderem continuar caminhandoaposta esportiva da sortedireção ao norte.
As autoridades mexicanas estão sob pressão cada vez maior do governo Trump para encontrar uma solução para a crise migratória, informa Will Grant, o correspondente da BBC na América Central.
Os mexicanos estão tentando encontrar um equilíbrio entre atender aos EUA e não dar sinal verde para potenciais caravanas no futuro.
Onde está a caravana agora?
Neste sábado (27), a caravana está na cidade mexicanaaposta esportiva da sorteArriaga.
A maiorias dos migrantes diz que não tem inteçãoaposta esportiva da sorteabandonar seus planosaposta esportiva da sorteir para os Estados Unidos.
"A maioria pretende cruzar a fronteira. É minha intenção também", diz o hondurenho José Santos à BBC.
"Porque, embora a vida aqui seja mais calma do queaposta esportiva da sortecasa, ainda não é como nos EUA, onde ficaria melhor. Esse é o objetivo: ter uma vida melhor."
Anna Lisset Velazquez, também nascidaaposta esportiva da sorteHonduras, diz que é uma "oferta gentil", mas que não vai aceitá-la. "Não é plano parar aqui no meio do caminho", afirma.
Alguns imigrantes, no entanto, descreveram a proposta mexicana como um "plano B" decente.
"Não podemos voltar para Honduras. Então, como segunda opção, estamos melhor aqui", diz Greville Juan Villanova.
Um porta-voz das Naçõs Unidas disse que maisaposta esportiva da sorte7 mil pessoas formavam a caravanaaposta esportiva da sorte22aposta esportiva da sorteoutubro, citando estimativas da Organização Internação para Migração.
No entanto, o grupo se dividiu, o que torna mais difícilaposta esportiva da sortedeterminar o número exatoaposta esportiva da sortepessoas.
Os migrantes dizem que estão fugindoaposta esportiva da sorteperseguição, pobreza e violênciasaposta esportiva da sorteseus países natais: Guatemala, Honduras e El Salvador.
Como tudo começou?
A marcha partiuaposta esportiva da sorteSan Pedro Sula,aposta esportiva da sorteHonduras, no dia 13aposta esportiva da sorteoutubro, formada inicialmente por cercaaposta esportiva da sortemil hondurenhos, que fogem do desemprego e da violência - a cidade é conhecida pelos altos índicesaposta esportiva da sortecriminalidade.
A notícia rapidamente se espalhou pela imprensa e pelas redes sociais, fazendo com que mais hondurenhos e pessoasaposta esportiva da sorteoutros países da América Central se juntassem à marcha ao cruzar a Guatemalaaposta esportiva da sortedireção à fronteira com o México.
A região tem uma das maiores taxasaposta esportiva da sortehomicídio do mundo, segundo dados da ONU, e Honduras lidera o ranking global, com 55,5 mortes para cada 100 mil habitantesaposta esportiva da sorte2016 - o Brasil ocupa a sétima posição, com 31,3 para cada 100 mil.
Cercaaposta esportiva da sorte10% da população da Guatemala, El Salvador e Honduras já deixou seus países para fugir da criminalidade, o recrutamento forçado por gangues e as poucas oportunidadesaposta esportiva da sortetrabalho.
Porque eles formaram uma caravana?
Caravanasaposta esportiva da sorteimigrantes desse tamanho são um fenômeno recente.
Embora as pessoas da região migrem para os EUA há bastante tempo e às vezes se unam no caminho, a natureza mais organizada dessas caravanas é algo relativamente novo.
A primeira caravana que saiuaposta esportiva da sorteHonduras e chegou à fronteiraaposta esportiva da sorteabril foi organizada por um grupo que tem se autodenominado Pueblo Sin Fronteiras (Povo Sem Fronteiras).
Para os imigrantes mais vulneráveis - como mulheres com crianças pequenas - a caravana oferece proteção.
O grupo afirma que está tentando chamar atenção aos suplícios sofridos pelos imigrantesaposta esportiva da sortecasa e aos perigos que eles correm emaposta esportiva da sortetentativaaposta esportiva da sortechegar aos EUAaposta esportiva da sortesegurança.
Para os imigrantes - especialmente os mais vulneráveis, como idosos e mulheres com crianças pequenas - a caravana oferece mais segurança do que a migração solitária.
Migrantes são frequentemente sequestrados por traficantesaposta esportiva da sortepessoas e por ganguesaposta esportiva da sortetráficoaposta esportiva da sortedrogas que os obrigam a trabalhar para eles.
Um grupo grande é um alvo mais difícil, portanto, ofecere mais proteção.