Como é possível transformar um paísaposta online é segurouma marca:aposta online é seguro
Nos anos 1990, após o fim do brutal regimeaposta online é seguroAugusto Pinochet, o Chile iniciou a empreitadaaposta online é seguropoliraposta online é seguroprópria imagem perante o mundo.
"A imagem do Chile costumava ser muito mais vaga", diz Jorge Cortés, gerenteaposta online é seguromarketing digital na Fundação Imagem do Chile, organização que, desde 2009, guia o programaaposta online é seguroconstruçãoaposta online é seguromarca do país. "Tanto é assim que estudosaposta online é seguropercepção mostram que nós (chilenos) erámos espontaneamente associados a coisas que não nos definem, como café e carnaval."
Em outras palavras, muitos dos entrevistados achavam que o Chile era parecido com o Brasil. Dado que não tinha os símbolos e estereótipos típicos brasileiros - camiseta amarela da seleção, samba, Rioaposta online é seguroJaneiro e carnaval -, o que o Chile poderia fazer para se tornar mais popular?
Algumas das primeiras tentativasaposta online é segurofazer o Chile se destacar foram um pouco bizarras. O país transportou um enorme iceberg pelo mundo para exibi-lo na Feira Mundialaposta online é seguroSevilha,aposta online é seguro1992. A iniciativa atraiu muitos holofotes, embora nem todos tenham sido positivos.
Até que,aposta online é seguro2005, o país lançou a campanha baseada no slogan "Chile: All Ways Surprising" (que pode ser traduzido como "surpreendenteaposta online é segurotodas as maneiras" e também como "sempre surpreendente").
Hoje, o país não usa mais slogans, mas sim uma abordagem mais sutil, focandoaposta online é seguroestabilidade, na diversidade geográfica -aposta online é seguroseus desertos e geleiras - e no "espírito empreendedor das pessoas". Esses conceitos são vendidosaposta online é segurocampanhasaposta online é segurorelações públicas, redes sociais, eventos eaposta online é seguroum programa que tem como alvo 380 empresas pelo país, para alinhar seus discursos.
Há regras bastante específicas quanto a quais logos, fontes e até fotografias podem ser usadas. Foram criadas cinco marcas,aposta online é segurotonsaposta online é segurocinza, vermelho, amarelo e dois azuis.
Esse tipoaposta online é segurodisciplinaaposta online é seguromarca deixaria orgulhosa qualquer empresa listada entre as 500 mais poderosas do mundo.
Os marqueteiros chilenos dizem que o público internacional, sobretudo o envolvidoaposta online é segurodecisõesaposta online é seguroinvestimento, hoje tem uma impressão melhor do país, tantoaposta online é segurorelação à atratividade quanto à estabilidadeaposta online é seguroseu governo.
Cortés cita duas ações que ajudaram a melhorar a imagem do Chile: ter uma estratégiaaposta online é segurolongo prazo e envolver os cidadãos na campanha.
"Isso é essencial para fortalecer a marca Chile dentro do país, para efetivamente promovê-lo no exterior", diz o gerenteaposta online é seguromarketing. "Cada chileno é responsável por essa enorme tarefa e é chamado para se tornar um embaixador das características únicas e positivas do país."
Mas será que funcionaram mesmo os esforços para melhorar a percepção sobre o Chile? Esse tipoaposta online é segurocoisa é difícilaposta online é seguroser quantificada, mas o investimento estrangeiro direto no paísaposta online é segurofato aumentou na última década:aposta online é seguroUS$ 4,3 bilhõesaposta online é seguro2003 para US$ 30 bilhõesaposta online é seguro2012, segundo o Banco Central chileno.
Ao mesmo tempo, o país recebeu no ano passado um recordeaposta online é seguro6,45 milhõesaposta online é segurovisitantes.
Para Simon Anholt, um dos principais especialistas internacionaisaposta online é seguro"nation branding", diz que o Chile é um raro exemploaposta online é seguropaís que conseguiu melhoraraposta online é seguroimagem globalmente.
No entanto, ele tem dúvidas se foi mesmo o marketing o responsável por essa melhoria.
Outra hipótese éaposta online é seguroque o país melhorouaposta online é seguropercepção simplesmente porque se transformouaposta online é segurouma ditadura militar para uma democracia bem-sucedida, com uma economia cada vez mais aberta ao mundo.
Anholt, um ex-consultor, hoje se diz muito cético quanto ao conceitoaposta online é seguro"nation branding".
Desde 2005, ele tem compilado uma vasta pesquisaaposta online é seguropercepções públicas sobre países - o Índice Anholt-GfK Nation Brands.
"Faz 20 anos que busco um caso que sejaaposta online é seguroum país, cidade ou região que tenha conseguido demonstrar melhora, ainda que pequena, naaposta online é seguroimagem global como resultadoaposta online é seguromarketing, mensagens ou comunicações. Continuo procurando", diz Anholt.
Ele acha que o único país além do Chile que conseguiu melhoraraposta online é seguroimagem global nos anos recentes - e provavelmente não por marketing - foi a Coreia do Sul.
A imagem do país parece ter se beneficiado do hit Gangnam Style e da música pop coreana, o K-pop. Há, também, a crescente popularidade dos restaurantes coreanos ao redor do mundo.
Anholt acredita que o sucesso da marca do país se deva também aos esforçosaposta online é seguropacificar as relações com a Coreia do Norte.
"A Coreia do Sul tem tido um papel mais proeminente nos assuntos mundiais", ele diz. "O país tem feito mais a respeito da Coreia do Norte. As pessoas estão menos confusas quanto a qual é a Coreia 'boa' e a Coreia 'má.'"
Já o Brasil vai na contramão disso, como exemploaposta online é seguropaís que danificouaposta online é seguroreputação internacional nos últimos anos.
Para a surpresaaposta online é seguromuitos, a Copa do Mundoaposta online é seguro2014, assim como a da África do Sul,aposta online é seguro2010, não produziu uma melhora, mas sim uma piora na percepção do público sobre ambos.
Um dos motivos é que, antes mesmoaposta online é seguroa bola rolar nos camposaposta online é segurofutebol, houve uma avalancheaposta online é seguronotícias negativas sobre pobreza e problemas sociais, que talvez tenham sido novidade para grande parte dos espectadores internacionais.
Em última instância, Anholt acredita que o melhor jeitoaposta online é seguroincrementar a imagemaposta online é seguroum país é se ele contribuir para o bem-estar global, indo alémaposta online é segurosuas fronteiras,aposta online é segurovezaposta online é segurogastar dinheiro com publicidade.
"Se você realmente quer ter uma reputação melhor, a melhor coisa que você pode a fazer é pararaposta online é segurocorrer atrás disso", ele orienta. "É muito pouco edificante o espetáculoaposta online é seguroum país ou uma pessoa dizendo 'como estou?' e se preocupando comaposta online é seguroimagem. É algo que só faz você parecer um pobre perdedor."