Governo Trump desafia FBI e divulga documento que acusa agênciaaposta copa mundoparcialidade e abusoaposta copa mundopoder:aposta copa mundo

Memorando crítico ao FBI divulgado por republicanos

Crédito, AFP

Legenda da foto, Memorando crítico ao FBI foi divulgado com o consentimentoaposta copa mundoTrump e representa novo patamar da tensão entre o governo e a agênciaaposta copa mundosegurança

Pelo Twitter, na manhã desta sexta, Trump antecipou a divulgação do documento, dizendo que diretores da agênciaaposta copa mundosegurança e do departamentoaposta copa mundoJustiça americano politizaram suas investigações para prejudicar seu governo e o Partido Republicano, favorecendo seus rivais democratas.

"Isso seria inimaginável pouco tempo atrás", escreveu Trump.

O presidente dos EUA, Donald Trump

Crédito, AFP

Legenda da foto, No Twitter, Trump antecipou a divulgação do memorando com críticas ao FBI

A divulgação colocaaposta copa mundoxeque o futuro do procurador especial Robert Mueller, principal responsável pela condução no FBI das investigações sobre uma eventual interferência da Rússia nas eleições americanas - e desafetoaposta copa mundoTrump.

Segundo a imprensa americana, o conteúdo do memorando pode ser usado como justificativa para a demissãoaposta copa mundoMueller. Aindaaposta copa mundoacordo com veículos nos EUA, o diretor do FBI, Christopher Wray, pode pedir desligamento da agência como resposta à divulgação.

Conteúdo

A divulgação do documento indica um racha definitivo entre o governo Trump e os principais diretores do FBI e do Departamentoaposta copa mundoJustiça dos EUA.

Em quatro páginas, o memorando acusa os dois órgãosaposta copa mundoomitirem que a fonte para o pedidoaposta copa mundomonitoramentoaposta copa mundoCarter Page, um auxiliaraposta copa mundoTrump na campanha presidencial, seria um dossiê produzido,aposta copa mundogrande parte, por encomenda dos rivais democratas.

Page virou alvo do FBI após uma sérieaposta copa mundoviagens para a Rússiaaposta copa mundo2016, quando trabalhava como conselheiroaposta copa mundopolítica externa da campanha Trump - ele nega qualquer aliança entre republicanos e russos.

Produzido pelo ex-espião britânico Christopher Steele, o dossiê que teria servido como base para a autorizaçãoaposta copa mundomonitoramentoaposta copa mundoPage pelo FBI recebeu recursosaposta copa mundomembros da campanhaaposta copa mundoHillary Clinton.

O objetivo dos democratas com a encomenda do dossiê seria encontrar novas informações sobre o suposto apoioaposta copa mundorussos ao republicano durante as eleições.

Prédio do FBIaposta copa mundoWashington

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Prédio do FBIaposta copa mundoWashington;aposta copa mundoum raro comentário público, agência demonstrou preocupação com a divulgação do memorando

Segundo o texto do memorando, a omissão da fonte representaria "uma quebra preocupante dos processos legais estabelecidos para proteger o povo americanoaposta copa mundoabusos".

O documento recém-divulgado descreve ainda Steele como alguém "desesperado" para que Trump não vencesse - tornando, na opinião dos republicanos, o material politicamente tendencioso.

Atrapalhar investigações

Para democratas, o objetivo dos republicanos com a divulgação do documento seria atrapalhar as investigações sobre um suposto conluio entre Trump e autoridades russas durante as eleições, contra a então adversária Hillary Clinton.

O FBI,aposta copa mundoum raro comentário público sobre este tipoaposta copa mundocontrovérsia, disse durante a semana que estava "seriamente preocupado" com a divulgação do memorando, que emaposta copa mundovisão omitiria informações importantes sobre a investigação para criar uma impressão equivocada sobre a atuação da agência.

Até a publicação desta reportagem, a agência não havia comentado a divulgação do texto, nem as críticas feitas por Trump pelo Twitter.

Pela mesma rede social, o ex-diretor do FBI James Comey, que foi demitido por Trump jáaposta copa mundomeio às investigações sobre os russos,aposta copa mundomaio, a divulgação do memorando "destrói a confiança" do povo americano na agênciaaposta copa mundointeligência americana.

Robert Mueller, procurador e principal responsável pela condução das investigações sobre a influência da Rússia nas eleições

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Robert Mueller, procurador e principal responsável pela condução das investigações sobre a influência da Rússia nas eleições, fica mais vulnerável após a divulgação

Já Nancy Pelosi, líder democrata no Congresso americano, foi mais longe e disse que a divulgação do documento seria como um "envioaposta copa mundoflores" ao presidente russo Vladimir Putin.

"O presidente Trump renunciou àaposta copa mundoresponsabilidade constitucional como comandante-em-chefe, divulgando conteúdoaposta copa mundointeligência altamente sigiloso e distorcido. Ao não proteger fontes e métodosaposta copa mundointeligência, ele simplesmente enviou um buquê a seu amigo Putin".

Em nota oficial enviada após a divulgação do documento, a Casa Branca disse que "o memorando suscita sérias preocupações quanto à integridade das decisões tomadas nos mais altos níveis do Departamentoaposta copa mundoJustiça e do FBI".

De acordo com a secretáriaaposta copa mundoimprensa da Casa Branca, Sarah Sanders, "a decisão (pela divulgação) foi tomada com a contribuição da equipeaposta copa mundosegurança nacional do presidente, incluindo funcionários responsáveis pela aplicação da lei e membros da comunidadeaposta copa mundointeligência, por quem o presidente tem um grande respeito. Ele é especialmente grato aos servidores públicosaposta copa mundoalto nível que trabalham todos os dias para manter a América segura e defender nossas leis, protegendo os direitos constitucionaisaposta copa mundotodos os americanos".