A escola britânica que deu a volta por cima ao incluir músicaaposte e ganhe aviatortodas as disciplinas:aposte e ganhe aviator
"Tentamos métodos variados (para melhorar o ensino): aulasaposte e ganhe aviatorhistória e literatura,aposte e ganhe aviatorcidadania, palestras com grupos religiosos e comunitários", explicou,aposte e ganhe aviatorartigoaposte e ganhe aviator2016, o diretor da escola, Naveed Idrees.
"Logo ficou claro que esses métodos convencionais não eram apropriados para a idade e para o contexto social com os quais trabalhávamos. Precisávamosaposte e ganhe aviatoruma alternativa."
A alternativa escolhida foi focar na música e nas artes, incorporando jogos, canções e brincadeiras no ensinoaposte e ganhe aviatortodas as disciplinas.
Bancoaposte e ganhe aviatormúsicas
A Feversham baseouaposte e ganhe aviatormudançaaposte e ganhe aviatorrumo na chamada "abordagem Kodály", desenvolvida pelo húngaro Zoltán Kodály (1882-1967) e que prega que a experiência musical seja ensinada pela observação, pela repetição e por movimentos corporais, através do canto eaposte e ganhe aviatorjogos musicais.
"É semelhante à forma como aprendemos a linguagem: inconscientemente, observando e repetindo (os adultos)", explica à BBC Brasil Cyrilla Roswell, especialista no método no Reino Unido.
"Daí, cabe aos professores ensinar às crianças as vibrações e batidas (da música). É uma mesclaaposte e ganhe aviatorprática, teoria e uso oral da música."
O método parte da ideiaaposte e ganhe aviatorque a expressão musical floresce naturalmente nas pessoas desde a infância e promove a socialização e a concentração - o que, poraposte e ganhe aviatorvez, ajuda no desempenho das crianças nas demais disciplinas.
Na prática, a direção da escola Feversham deu um novo treinamento aos professores e desenvolveu um bancoaposte e ganhe aviatoratividades musicais para serem usadas nas aulas - jogos feitos com as crianças sentadasaposte e ganhe aviatorcírculos, batendo palmas ou tocando instrumentos musicais com propósitos específicosaposte e ganhe aviatorensinar determinadas habilidades ou conteúdos.
Os alunos também passaram a contar com aulas semanaisaposte e ganhe aviatormúsica e artes dramáticas, abrangendo referências culturais tipicamente britânicas - como Beatles, Queen e Shakespeare - até canções islâmicas, já que a maioria dos alunosaposte e ganhe aviatorFeversham são muçulmanos.
O argumento éaposte e ganhe aviatorque as crianças conseguem desenvolver diversas habilidades por intermédio da música, explica à BBC Brasil Jimmy Rotheram, diretor musical da escola Feversham.
"Ao aprenderem música, elas aprendem a se expressar, a pensar, a socializar e a serem autoconfiantes. A atmosfera na escola mudou, e as crianças se tornaram mais felizes e criativas", afirma.
"Como cantar também ajuda as pessoas a aprenderem um segundo idioma, as crianças melhoraram seu desempenhoaposte e ganhe aviatorlinguagem (inglesa)."
A música no ensino
No casoaposte e ganhe aviatorFevesham, a abordagem tem dado resultados. As avaliações mais recentes da Ofsted (agência britânica que supervisiona órgãos educacionais) deram nota "boa" à escola, que hoje situa-se entre as que mais registraram avançosaposte e ganhe aviatorleitura, escrita e matemática entre todas as escolas primárias britânicas.
No relatório mais recente da Ofsted,aposte e ganhe aviator2014, a Feversham foi descrita como uma escola "que promove o desenvolvimento espiritual, moral, social e cultural dos alunos".
Na opiniãoaposte e ganhe aviatorRotheram, a estratégia da Feversham poderia ser aplicadaaposte e ganhe aviatorqualquer escola.
"É preciso investiraposte e ganhe aviatortreinamentoaposte e ganhe aviatorprofessores, mas eles não precisam ser incrivelmente (conhecedores)aposte e ganhe aviatormúsica, basta saber algumas notas. E, uma vez que você vê os resultados (no ensino), fica muito impressionado."
Ele diz que as escolhas musicais precisam dialogar com o repertório cultural das crianças e que as chancesaposte e ganhe aviatorsucesso são maiores se houver apoio da direção da escola na implementação das políticas. E as atividades não podem ser aleatórias: é preciso haver um propósito específico para cada atividade musical, diz.
Roswell, poraposte e ganhe aviatorvez, explica que os professores acabam aprendendo a teoria musical junto com os alunos.
"Só é essencial que estejam comprometidos (com o método). E há uma percepção erradaaposte e ganhe aviatorque a musicalidade é algo inato - todas as pessoas são musicais."
As aulas são complementadas por apresentações dramáticas e musicais semanais na escola - tanto das crianças quantoaposte e ganhe aviatormúsicos convidados.
Algumas pesquisas acadêmicas analisaram a música no ensino, inclusive no Brasil. Em 2013, um estudoaposte e ganhe aviatorpesquisadores da Unifesp publicado no periódico científico Plos One avaliou o impacto da música na aprendizagemaposte e ganhe aviatorcrianças com dificuldadesaposte e ganhe aviatorleituraaposte e ganhe aviatorSão Paulo.
Os resultados, dizia a pesquisa, "mostram efeitos positivos promissoresaposte e ganhe aviatorhabilidadesaposte e ganhe aviatorleitura e desenvolvimento acadêmico" entre os alunos que tiveram aulasaposte e ganhe aviatormúsica incorporadasaposte e ganhe aviatorseu currículo escolar.
Entre as explicações para isso estão, segundo o estudo, o fatoaposte e ganhe aviatora música "ajudar a processar habilidades léxicas (relativas ao conjuntoaposte e ganhe aviatorpalavrasaposte e ganhe aviatoruma língua) e a melhorar a diferenciaçãoaposte e ganhe aviatortons (de voz)aposte e ganhe aviatordiscursos e leitura".
Ainda assim, o estudo concluiu que, ainda que os resultados sejam "promissores", não são suficientes para que as aulasaposte e ganhe aviatormúsica sejam sugeridas como uma política pública.
Para Roswell, professores interessados podem começar a introduzir a música aos poucos nas atividades - e devem teraposte e ganhe aviatormente que impactos profundos levam anos para acontecer.
"Mas haverá mudanças imediatas nos alunos: a música os deixa mais felizes. E crianças felizes aprendem mais", afirma.