O que se sabe sobre terremoto mais fortecoritiba e corinthians100 anos no México, que provocou mortes e alertacoritiba e corinthianstsunami:coritiba e corinthians

Pacientes e médicos nas ruascoritiba e corinthiansVillahermosa, no México

Crédito, EPA/str

Legenda da foto, Pacientes e médicos foram levados para as ruas como precauçãocoritiba e corinthiansalgumas cidades do México

coritiba e corinthians Um forte terremoto,coritiba e corinthiansmagnitude 8,2, foi registrado na madrugada desta sexta-feira na costa do sul do México, matando ao menos 65 pessoas, provocando grandes danos e gerando alertascoritiba e corinthianstsunamicoritiba e corinthiansoito países.

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, afirmou que este foi o mais forte terremoto registrado no país nos últimos 100 anos e que ele foi sentido por 50 milhõescoritiba e corinthiansmexicanos.

Ele foi mais forte que o notório terremotocoritiba e corinthians1985,coritiba e corinthiansmagnitude 8,1, que causou grande destruição no país e deixou milharescoritiba e corinthiansmortos (a cifra oficial écoritiba e corinthianspouco menoscoritiba e corinthians3,2 mil mortos, mas há estimativascoritiba e corinthiansaté 20 mil) - e teve seu epicentro no Pacífico perto da costa e mais perto da Cidade do México.

ilustração da BBC

Até agora, foram contabilizadas mortes nos Estadoscoritiba e corinthiansTabasco, Oaxaca e Chiapas, mas o númerocoritiba e corinthiansvítimas fatais pode aumentar conforme as informações forem levantadascoritiba e corinthiansáreas remotas atingidas.

Magnitude

Inicialmente, o serviço sismológico nacional do México informou que o terremoto teve magnitudecoritiba e corinthians8,4 e que o epicentro do tremor foi registrado às 23h49coritiba e corinthiansquinta-feira locais (01h49coritiba e corinthianssextacoritiba e corinthiansBrasília) a 137 km a sudoeste da cidadecoritiba e corinthiansTonala, no Estadocoritiba e corinthiansChiapas, a uma profundidadecoritiba e corinthians19 quilômetros.

Horas depois, as informações da agência mexicana foram atualizadas, indicando magnitudecoritiba e corinthians8,2 e profundidadecoritiba e corinthians58 km.

Já a agência geológica americana (USGS) registrou o tremor com magnitude 8,1 e profundidadecoritiba e corinthians70 km.

prédiocoritiba e corinthiansMatias Romero, Oaxaca

Crédito, Civil Defense HANDOUT

Legenda da foto, Prédio destruído na cidadecoritiba e corinthiansMatias Romero,coritiba e corinthiansOaxaca, no sul do México; presidente do país disse que foi o tremor mais forte registrado no paíscoritiba e corinthiansum século

O tremor foi sentido na capital do país, Cidade do México, a maiscoritiba e corinthians900 quilômetroscoritiba e corinthiansdistância do epicentro, e na Guatemala.

O correspondente da BBC Mundo, serviçocoritiba e corinthiansespanhol da BBC, no México, Alberto Nájar, contou que, ainda que tenha sentido o tremo na capital mexicana, não foram reportados prejuízos maiores do que quedacoritiba e corinthiansmuros ecoritiba e corinthiansenergia elétricacoritiba e corinthiansalguns bairros da cidade.

Segundo relatos locais, os tremores duraram cercacoritiba e corinthiansum minuto. Assustadas, as pessoas foramcoritiba e corinthianspijama para as ruas.

Vinte e três mortes ocorreramcoritiba e corinthiansOaxaca, 17 delas na cidadecoritiba e corinthiansJuchitán. Outras sete foram registradascoritiba e corinthiansChiapas. Duas crianças morreramcoritiba e corinthiansTabasco, uma delas um bebê que respirava com ajudacoritiba e corinthiansaparelhos que foram desligados com os cortescoritiba e corinthiansenergia provocados pelo terremoto. Uma outra morte foi relatada na vizinha Guatemala.

Os principais prejuízos devem ser contabilizados no sul do México, área mais próxima do epicentro do terremoto.

Ondas sísmicas

O Estado mexicanocoritiba e corinthiansChiapas é, segundo o serviço sismológico nacional do México, uma área com alta concentraçãocoritiba e corinthiansondas sísmicas.

No século 20, essa região registrou pelo menos seis terremotos com magnitude acimacoritiba e corinthians7.

"A ocorrênciacoritiba e corinthianstremores no estadocoritiba e corinthiansChiapas é frequente. Até à presente data, não existem técnicas científicascoritiba e corinthiansqualquer lugar do mundo que podem determinar quando ou onde um terremoto ocorrerá, também é impossível saber o quão grande ou quais serão os efeitos sobre a população", diz um relatório do serviço sismológico nacional do México.

Tsunamis

Um alertacoritiba e corinthianstsunami com ondascoritiba e corinthiansmaiscoritiba e corinthians3 metros foi emitido para México, Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Honduras e Equador.

Entretanto, depois foi confirmado que ondas com apenas 0,7 metro chegaram à costa mexicana.

Maiscoritiba e corinthiansuma dezenacoritiba e corinthianstremores secundários com magnitudes entre 4,3 e 5,7 foram registrados no mar, próximos ao litoral do país.

O presidente Peña Nieto afirmou que mais tremores secundários são possíveis e que as pessoas devem verificar se suas casas e escritórios foram danificadas e se há vazamentocoritiba e corinthiansgás. "Estamoscoritiba e corinthiansalerta", afirmou.

Tremor danificou edifícioscoritiba e corinthiansOaxaca

Crédito, EPA/MARIO ARTURO MARTINEZ

Legenda da foto, Tremor danificou edifícioscoritiba e corinthiansOaxaca