3 perguntas sobre a nova medidaceara x sportTrump, que barra entradaceara x sportcidadãosceara x sport6 países nos EUA:ceara x sport

Crédito, Twitter

Legenda da foto, A Casa Branca divulgou foto do presidente Trump assinando a nova ordem executiva

ceara x sport O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma nova ordem executiva determinando a proibição da entradaceara x sportcidadãosceara x sportseis paísesceara x sportmaioria muçulmana no território americano por 90 dias.

O Iraque acabou retirado da listaceara x sportnações que estavam na ordem original, barrada pela Justiça Federal dos EUA depoisceara x sportgerar protestos e confusãoceara x sportaeroportos - antes, eram sete os países afetados.

A medida, que inclui ainda a interrupçãoceara x sport120 dias para a entradaceara x sporttodos os refugiados, não vale para imigrantes que tenham vistos válidos para entrar nos EUA e entraceara x sportvigor a partir do próximo dia 16.

De acordo com o secretárioceara x sportEstado, Rex Tillerson, a ordem serve para "eliminar vulnerabilidades que podem e serão exploradas por terroristas islâmicos radicais para fins destrutivos".

Segundo o procurador-geral (equivalente ao ministro da Justiça no Brasil), Jeff Sessions, dados do FBI, a polícia federal americana, afirmam que maisceara x sport300 pessoas que entraram nos EUA como refugiados estão sendo investigadas por crimes potencialmente relacionados ao terrorismo.

"Como qualquer outra nação, os Estados Unidos têm o direitoceara x sportcontrolar a entradaceara x sportpessoas no país e deixarceara x sportfora aqueles que podem nos causar danos", disse.

Entendaceara x sporttrês pontos:

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Iraquianos, como o tradutor Hameed Darwish, não estão mais na listaceara x sportveto

1) O que muda com a nova ordem?

Cidadãos do Irã, Síria, Líbia, Somália, Sudão e Iêmen - que estavam na lista original - serão mais uma vez sujeitos ao vetoceara x sportentradaceara x sport90 dias.

Apesarceara x sporta ordem deixar claro que os pedidosceara x sportrefúgio já aprovados pelo Departamentoceara x sportEstado serão mantidos e que os refugiados poderão entrar no país, a nova ordem limita a entradaceara x sport50 mil pessoas nessas condições neste ano.

A nova diretriz também retira o veto aos refugiados sírios.

Pessoas que possuem o Green Card, o direitoceara x sportresidência permanente, não serão afetadas.

Segundo a agênciaceara x sportnotícias Associated Press, ao contrário da ordem anterior, a nova diretriz não prioriza minorias religiosas.

Críticos do governo Trump argumentam que a ordem era inconstitucional porque demonstraria uma preferência a refugiados cristãos.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Ordem executiva inicial causou caosceara x sportaeroportos pelo mundo

2) Quando o veto entraceara x sportvigor?

A nova ordem passa a vigorarceara x sport16ceara x sportmarço.

O intervaloceara x sportdez dias até a efetividade pode ajudar a evitar algumas cenas caóticas, como as que ocorremceara x sportaeroportos americanos no dia 27ceara x sportjaneiro, quando a primeira ordem executiva foi anunciada, sem aviso prévio.

Alguns viajantes com vistos válidos estavamceara x sportaviões já preparados para desembarcar nos Estados Unidos quando a ordem foi divulgada - muitos foram barrados por oficiais da imigração na chegada ao país.

Na época, o presidente Trump defendeu a faltaceara x sportaviso e afirmou no Twitter que "se o veto fosse anunciado com uma semanaceara x sportantecedência, os 'maus' iriam correr para tentar entrar no país nesse intervalo".

Crédito, EPA

Legenda da foto, Mesmo após derrota judicial, Trump não desistiuceara x sportordem executiva

3) A nova ordem será contestada na Justiça?

Sim. O procurador-geral do Estadoceara x sportNova York, Eric Schneiderman, afirmou nesta segunda-feira queceara x sportequipe está pronta para contestar a nova ordemceara x sportTrump na Justiça.

"Embora a Casa Branca tenha feito mudanças no veto, a intençãoceara x sportdiscriminar muçulmanos continua clara", afirmou.

"Meu escritório está analisando cuidadosamente a nova ordem executiva e está pronta para contestá-la judicialmente -ceara x sportnovo - para proteger as famílias, as instituições e a economiaceara x sportNova York."

O Comitê Árabe-Americano Antidiscriminação (ADC, na siglaceara x sportinglês), organizaçãoceara x sportdefesa dos direitos civis, já começou a pedir doações para custear a iminente batalha legalceara x sporttorno da medida do governo.

"Esse veto consisteceara x sportxenofobia e islamofobia", afirmou o grupoceara x sportuma nota enviada à BBC.