Cinco perguntas para entender por que Trump acusa Obamabet166espionagem:bet166
bet166 Para muitos, foram as acusações mais graves que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez recentemente:bet166uma sériebet166tuítes, ele acusou o ex-presidente Barack Obamabet166ter grampeado a Trump Tower,bet166Nova York, durante a eleição.
A alegação, feita na sexta-feira surgiu como uma bomba, mas sem ser suportada por provas.
Primeiro porta-vozbet166Obama, o ex-chefebet166inteligência norte-americano James Clapper negou que qualquer grampo tivesse sido solicitado.
Em seguida, o diretor do FBI, James Comey, rejeitou a alegaçãobet166Trump e pediu ao Departamentobet166Justiça americano (DOJ, na siglabet166inglês) que também se posicionasse publicamente rejeitando as alegações, segundo informações do New York Times e da rede NBC.
Comey teria feito o pedido porque a alegaçãobet166Trump insinuava que o FBI teria violado a lei. O DOJ ainda não comentou o caso.
Já o presidente Trump, por intermédiobet166seu secretáriobet166imprensa, Sean Spicer, chegou a pedir ao Congresso que investigue as alegações "preocupantes" junto com suas atuais investigações sobre a atividadebet166hackers russos durante as eleições.
O que os Comitês do Congresso já estão investigando?
Os comitêsbet166inteligência da Câmara e do Senado americanos estão atualmente estudando as acusaçõesbet166interferência russa durante as eleiçõesbet1662016, inquéritos iniciadosbet166janeiro.
Eles prometeram investigaçõesbet166amplo alcance, levadas a cabo por uma base bipartidária, que não hesitarábet166averiguar possíveis ligações potenciais entre a campanha Trump e o Kremlin, bem comobet166analisar a "atividade cibernética" russa.
Ambos os comitês admitiram que estas serão investigações demoradas, e pelo menos um membro do comitêbet166inteligência da Câmara expressou seu aborrecimento por uma outra etapa (a investigação sobre supostos grampos pedidos por Obama) estar sendo adicionada.
"Ok @PressSec, como um membro do comitêbet166que você despejou esta bagunça, estou ansioso para ver suas provas", tuítou o democrata Jim Himes.
Existe alguma evidência?
Trump ebet166equipe não forneceram nenhuma evidência para dizer que os telefones da Trump Tower foram grampeados, e agora Clapper, que foi diretor da Inteligência Nacional, negou categoricamente que tal ordem existiu.
Como diretorbet166inteligência, disse à NBC, ele teria sabido sobre uma "ordem judicial ou algo assim".
Poderia Obama ter ordenado a vigilância?
A equipebet166Obama negou totalmente qualquer envolvimento, dizendo que os tuítesbet166Trump são "simplesmente falsos".
Um mandado, se existisse, provavelmente teria sido ordenado pelo Departamentobet166Justiça independentemente da Casa Branca.
No domingo, o ex-secretáriobet166imprensa, Josh Earnest, disse à rede ABC: "Isso pode ser uma surpresa para o atual ocupante do Salão Oval, mas o presidente dos Estados Unidos não tem autoridade para ordenar unilateralmente escutasbet166um cidadão americano".
"Se o FBI decidisse usarbet166autoridadebet166escutas no contextobet166contrainteligência oubet166investigação criminal, isso exigiria que investigadores do FBI, funcionários do Departamentobet166Justiça fossem até um juiz federal, e construindo um caso, demonstrassem as causa prováveis para usar essa autoridade a fimbet166conduzir a investigação. Isso é um fato."
A única maneira que Obama poderia ter ordenado a vigilância sem passar pelo Tribunalbet166Vigilânciabet166Inteligência Estrangeira (tribunalbet166Fisa, siglabet166inglês para a Leibet166Vigilância da Inteligência Estrangeira) é se não houvesse cidadãos americanos envolvidos.
Neste caso, considerando que o alvo é supostamente a Trump Tower- o que definitivamente envolve cidadãos americanos - isso teria sido difícilbet166argumentar.
O que é o tribunal Fisa?
A cortebet166Fisa foi descrita pela CNN como provavelmente "a corte mais poderosa da qual você já ouvi falar".
O tribunal aprova os mandadosbet166vigilância contra "agentesbet166uma potência estrangeira", principalmente para o FBI ou a NSA (Agênciabet166Segurança Nacional dos EUA).
Qualquer pedidobet166investigação tembet166ser aprovada por 11 juízes.
De onde veio a acusaçãobet166grampo?
Rumoresbet166uma ordem concedida sob a Leibet166Vigilânciabet166Inteligência Estrangeira estão circulando há algum tempo.
Em 7bet166novembro - o dia antes do país ir às urnas -, a ex-parlamentar britânica pelo Partido Conservador Louise Mensch relatou que uma ordem foi aprovada pelo tribunalbet166outubro.
Segundo Mensch, o pedido tinha a ver com um servidor privado e a atividade entre dois bancos da Rússia.
Ela também mencionou - como Trumpbet166seus tuítes - que uma ordem anterior tinha sido recusada.
Em janeiro, o repórter Paul Wood, da BBC, ao escrever sobre as denúnciasbet166que o governo russo tinha material comprometedor sobre Trump - disse que também sabia da ordem da Fisa.
De acordo com Wood, a CIA e a NSA solicitaram a permissão para interceptar registros telefônicosbet166dois bancos russos. A suspeita era que havia dinheiro do Kremlin indo para a campanha presidencial dos Estados Unidos. O pedido teria sido liberadobet166outubro.
Nem Trump nem seus auxiliares eram mencionados na ordem, informou Wood.
O jornal britânico Guardian também mencionou a ordem aproximadamente na mesma época.
Nenhum deles cita escutas telefônicas.
A suspeitabet166grampo não foi mencionadabet166novo até que Mark Levin, um apresentadorbet166rádio conservador nos Estados Unidos, falasse sobre o assunto na última quinta-feira, quando se referiu ao caso como um "golpe silencioso".
Seu show foi seguidobet166um artigo no site conservadorbet166notícias Breitbart na sexta-feira, que falabet166escutas telefônicas e "espionagem" solicitadas pela "administração Obama". Não ficaram claras quais eram as fontes das informações.
Nada disso foi confirmado por qualquer autoridade.
Os tuítes do presidente Trump foram publicados na manhã seguinte à publicação do artigo.