Nós atualizamos nossa Políticaf12 bet é bomPrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termosf12 bet é bomnossa Políticaf12 bet é bomPrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
Os segredosf12 bet é bomCingapura, apontado como o país com a melhor educação do mundo:f12 bet é bom
f12 bet é bom Cingapura dominou os resultados do Programaf12 bet é bomAvaliação Internacionalf12 bet é bomAlunos (Pisa, na siglaf12 bet é bominglês), divulgados nesta terça-feira.
Cercaf12 bet é bom540 mil estudantesf12 bet é bom15 anosf12 bet é bom70 países participaram do exame, realizado a cada três anos pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
"As provas não só avaliam se o estudante pode reproduzir os conhecimentos adquiridos, mas se é capazf12 bet é bomir além do que aprendeu e aplicá-losf12 bet é bomsituações pouco familiares e fora da escola", diz o comunicado do Pisa.
Isso requer a habilidadef12 bet é bom"explicar fenômenos científicos, interpretar dados e realizar experimentos."
Com base nestes critériosf12 bet é bomavaliação, Cingapura ficouf12 bet é bomprimeiro lugar nas três disciplinas avaliadas: Ciências, Matemática e Leitura.
O Brasil obteve posições baixasf12 bet é bomtodas elas, com um desempenho inferior à avaliaçãof12 bet é bom2012, e abaixo da maioria dos países da América Latina que também fizeram parte do teste: foi o 59ºf12 bet é bomLeitura, 63ºf12 bet é bomCiências e 65ºf12 bet é bomMatemática.
Já Cingapura ganhou posições nas três. Em 2012, havia sido o segundof12 bet é bomLeitura e Matemática e o terceirof12 bet é bomCiências.
Mas o que explica esse excelente desempenho dessa ilha-Estado do Sudeste asiático? Brandew Jeffreys, editoraf12 bet é bomEducação do site da BBC, foi até lá conferir. Confira seu relato:
"Se você pensa que Matemática é difícil, não vai conseguir aprender", diz Hai Yang,f12 bet é bom10 anos.
Junto a outros alunos da turma 4D da escola primária Woodgrove, ele está explicando as aulas da disciplina que eu estava acompanhando.
A classe trabalhavaf12 bet é bomum problema. Os estudantes se revezavam, levantando-se para dizer como haviam resolvido a questão. E faziam issof12 bet é bominglês, uma das diversas línguas faladasf12 bet é bomCingapura.
No fim das contas, havia maisf12 bet é bomuma solução correta. O mais impressionante eraf12 bet é bomdedicação para entender exatamente como fazer isso.
"Se apenas copiarmos a resposta dada pelo professor, quando crescermos talvez a gente não saiba mais como resolvê-lo", diz outra aluna, Megna.
Fundamentos
Trata-sef12 bet é bomuma abordagem conhecida como Domínio da Matemática, usado tambémf12 bet é bomescolas da China e que vem sendo adotadof12 bet é bomalgumas instituiçõesf12 bet é bomensinof12 bet é bomoutros países, como o Reino Unido.
Essa é apenas uma partef12 bet é bomuma históriaf12 bet é bomsucesso que despertou o interesse do mundo.
Cingapura se beneficiaf12 bet é bomter um sistema escolar enxuto, no qual professores são reunidos no Instituto Nacionalf12 bet é bomEducação para serem treinados.
Seu diretor, Tan Oon Seng, me disse que o instituto recruta professores com base no seu grauf12 bet é bomconhecimento das disciplinas, e é esperado que eles garantam que cada criança compreenda os elementos básicos do ensino.
"Em Cingapura, acreditamosf12 bet é bomfundamentos. Para que uma criança seja bem educada, ela precisa aprender a linguagem e gramáticaf12 bet é bomvárias matérias, uma linguagem com a qual sejam capazesf12 bet é bomler, uma linguagem com a qual possam entender os números."
Cingapura também tem ensinado bastante sobre como tornar a profissãof12 bet é bomprofessor uma atividade recompensadora. É algo que confere status, porque a competição para tornar-se um mestre é grande.
Professores podem seguir uma carreira que os leva a se tornarem diretores, pesquisadoresf12 bet é bomPedagogia ou um grande especialistaf12 bet é bomsalasf12 bet é bomaula.
Eles têm tempo para aprofundar seus conhecimentos e preparar as lições.
Criatividade
Mas Cingapura não está acomodada emf12 bet é bomposiçãof12 bet é bomprestígio. Em duas escolasf12 bet é bomensino médio, testemunhei tentativasf12 bet é bomtornar o aprendizado mais criativo.
No colégio Montfort, adolescentes são encorajados a fazer protótiposf12 bet é bomprodutos que vão desde um sistema para regar jardins a um teclado eletrônico.
Usar habilidades científicas e matemáticas para resolver problemas do mundo real é exatamente o tipof12 bet é bomcapacidade que o Pisa foi criado para avaliar.
No Montfort, uma sala vazia está sendo transformadaf12 bet é bomum "laboratóriof12 bet é bominventores". Ferramentas simples e diversos materiais estão disponíveis para que alunos os usem no tempo livre e criem coisas que podem levar para casa.
Se quiserem entender como iluminar seu violão com lâmpadasf12 bet é bomLED, é ali que aprenderão isso.
"Queremos que o aprendizado esteja ligado à realidade do dia a dia, para que isso melhore a experiência não apenasf12 bet é bomCiências, masf12 bet é bomoutras áreas", diz o professor Ricky Tan Pee Loon.
Outro aspecto que chama atenção na educaçãof12 bet é bomCingapura é que diretores mudamf12 bet é bomescola a cada seis ou oito anos. Também há uma grande ênfase na colaboração.
Khoo Tse Horng, diretor da escola St. Hilda, diz que o modof12 bet é bomtrabalho dos professores também é diferente. Quando ele começou a dar aulas, o mais comum era ser acompanhado por um mentor mais experiente.
"Hoje, os professores trabalhamf12 bet é bomequipe, crescem juntos, pesquisam juntos, trabalham juntos."
Concorrência
Mas a principal colaboração para o sucessof12 bet é bomCingapura talvez venha dos pais dos estudantes.
O sistema é competitivo, e um exame ao fim do primário influencia se a criança conseguirá uma vaga na escola que pretende frequentar na próxima etapa.
No ensino médio, os estudantes têm um currículo acadêmico "expresso" e outro normal, que os leva a obter um diploma técnico ou vocacional.
Então, às 20hf12 bet é bomuma certa noite, acompanho criançasf12 bet é bomaté 4 anos estudando matemática usando ábacos (instrumentos antigosf12 bet é bomcálculo). Lucas,f12 bet é bom6 anos, parece tranquilo ao correr contra tempo para resolver uma sérief12 bet é bomproblemas.
Seus pais, Eric e Nicole Chan, me dizem que trazem os filhos para uma horaf12 bet é bomaula adicional para que eles ganhem uma confiança extra.
Há um lado negativo, retratadof12 bet é bomum filme recente feito por voluntários da agência publicitária Splash,f12 bet é bomCingapura,f12 bet é bomque uma menina fica deprimida e estressada na preparação para seu exame ao fim do primário.
Jerome Lau, um dos diretores da Splash, diz que se inspirou na experiênciaf12 bet é bomum amigo. "É injusto começar a julgá-los e rotulá-los. Toda criança tem o potencialf12 bet é bomse dar bem na vida."
O sistemaf12 bet é bomCingapura está mudando,f12 bet é bomparte por conta do reconhecimento que a concorrência é alta. Então, alterações estão sendo implementadas na forma como a notas são publicadas e usadas para classificar os alunos.
É um sistema que reconhece algumasf12 bet é bomsuas falhas, mas segue comprometidof12 bet é bompermanecer entre os melhores do mundo.
Principais notícias
Leia mais
Mais lidas
Conteúdo não disponível