Como engordar? As pessoas que vivemmelhores jogo da blazedieta para aumentar peso:melhores jogo da blaze

Crédito, Arquivo pessoal

Legenda da foto, Vivian Gomes,melhores jogo da blaze27 anos, tem 1,62m e 46 quilos, e tenta engordar

Até hoje, no ambiente médico, ela acredita quemelhores jogo da blazeaparência pode prejudicá-la para ter a credibilidade profissional que merece. "Pode ser uma impressão minha por tudo que já vivi, mas escuto piadas como 'Criança pode trabalhar?' e pacientes que questionam minha idade por eu ser muito pequenininha."

As tentativasmelhores jogo da blazeVivian durante a infância e adolescência foram desde dietas para engordar até o usomelhores jogo da blazesuplementos alimentares como hipercalóricos. "O problema é que eu não seguia nada com muito critério, então acabou não dando certo."

O objetivo se tornou ainda mais difícil quando, há sete anos, ela foi diagnosticada com síndrome do intestino irritável, quadro que provoca dor abdominal e causa episódiosmelhores jogo da blazediarreia - facilitando a perdamelhores jogo da blazepeso.

"Minha dieta se tornou muito mais restrita e é um estresse enorme precisar pensarmelhores jogo da blazecada pequena refeição durante os dias que ficomelhores jogo da blazeplantão. Acabo não conseguindo seguir todas as orientações do nutricionista, apesarmelhores jogo da blazeseguir fazendo musculação quase todos os dias para tentar aumentar a massa", conta.

Exercícios são aliados mesmo para quem quer engordar

A escolhamelhores jogo da blazeVivianmelhores jogo da blazeestar sempre na academia pode parecer contraintuitiva para alguém que busca engordar, mas focarmelhores jogo da blazeexercíciosmelhores jogo da blazeforça e resistência é uma ótima estratégia, com o complementomelhores jogo da blazecardápio balanceado, para aumentar a massa muscular - assim o ganhomelhores jogo da blazepeso é feitomelhores jogo da blazemaneira saudável.

"O aumento só do percentualmelhores jogo da blazegordura pode resultarmelhores jogo da blazeproblemasmelhores jogo da blazesaúde, como o aumento do riscomelhores jogo da blazequadros cardiovasculares", explica a nutricionista Clarissa Fujiwara, coordenadoramelhores jogo da blazenutrição da Ligamelhores jogo da blazeObesidade Infantil do HC-FMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdademelhores jogo da blazeMedicina da Universidademelhores jogo da blazeSão Paulo).

Existe dieta específica para engordar?

Não existe um cardápio rígido ou receitas mágicas que devem ser seguidas com o intuitomelhores jogo da blazeaumentar o peso corporal. Seja para aumentar o percentualmelhores jogo da blazegordura ou omelhores jogo da blazemassa magra, as orientações serão similares - principalmente o aumento da ingestãomelhores jogo da blazecalorias.

"O que fará diferença é a qualidade dos alimentos consumidos e a atividade física que a pessoa vai escolher", aponta a médica nutróloga Marcella Garcez, diretora e docente do Curso Nacionalmelhores jogo da blazeNutrologia da Abran (Associação Brasileiramelhores jogo da blazeNutrologia).

Mas antesmelhores jogo da blazeprocurar qualquer cardápio, o mais importante é descartar a existênciamelhores jogo da blazepossíveis patologias. "Uma investigação clínica pode impedir que um problema mais sério avance sem que o paciente saiba", diz a médica.

melhores jogo da blaze ' melhores jogo da blaze Para engordar, bebia Biotônico Fontoura com ovomelhores jogo da blazepata com casca melhores jogo da blaze '

Silvana Madeira, hoje com 56 anos, começou a tentar mudar seu corpo pelo caminho certo: buscou ajuda médica aos 19 para entender por que, com 1,63m, não conseguia pesar mais do que 49 quilos.

Mas, sem ter qualquer diagnóstico que justificasse o baixo peso, começou a aumentar os esforços para tentar engordar. Entre as receitas mais usadas namelhores jogo da blazerotina alimentar, estava amelhores jogo da blazeuma vitamina com Biotônico Fontoura, o medicamento fortificante criadomelhores jogo da blazemeados dos anos 1990, batido com ovomelhores jogo da blazepata com casca. Na época, lembra ela, a crença é que a mistura poderia ajudar quem a tomasse a engordar.

Crédito, ARQUIVO PESSOAL

Legenda da foto, Silvana Madeira, hoje com 56 anos, buscou ajuda médica aos 19 para entender por que, com 1,63m, não conseguia pesar mais do que 49 quilos

Mesmo comendo muito, o resultado não chegava. Foi quando uma amiga com estrutura similar àmelhores jogo da blazedeu uma dica pouco recomendável: o usomelhores jogo da blazeanabolizantes.

"Fui ao médico e, mesmo sem saber dos riscos ou conhecer a substância, saí do consultório com a receita para comprar as injeções. Engordei seis quilosmelhores jogo da blazeforma muito rápida", conta Silvana, que, depoismelhores jogo da blazealguns meses, voltou a emagrecer.

Alémmelhores jogo da blazenão ser sustentável, o usomelhores jogo da blazeesteroides aumenta o riscomelhores jogo da blazedoenças cardíacas, sobrecarregamento do fígado e diminuiçãomelhores jogo da blazedo colesterol HDL (considerado um protetor cardiovascular). Também há consequências específicas para cada sexo - mulheres podem sofrer com fatores como crescimento do clitóris e aumento da acne, enquanto homens podem se tornar mais agressivos.

Hoje, com o metabolismo mais lento pelo passar dos anos, e por ter substituído o hábitomelhores jogo da blazefumar por comer mais, Silvana já ganhou mais peso. "Ainda tenho as pernas finas, mas agora perder quilos ficou bem mais difícil."

Engordarmelhores jogo da blazeforma saudável é possível

Para um ganhomelhores jogo da blazepeso saudável e sustentável, a chave estámelhores jogo da blazeboas escolhas alimentares e mudançasmelhores jogo da blazehábitos, como a práticamelhores jogo da blazeexercícios. As especialistas entrevistadas pela BBC News Brasil apontam algumas diretrizes básicas:

melhores jogo da blaze Coma mais calorias saudáveis

A primeira orientação é comer mais calorias do que se gasta. Isso é estimado pelo gasto metabólico basal, taxa medida por aparelhosmelhores jogo da blazebioimpedância (comunsmelhores jogo da blazeconsultórios médicos) ou pela fórmulamelhores jogo da blazeHertz Benedict, que levamelhores jogo da blazeconsideração características como sexo, peso, altura e idade.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Para ganhar peso é preciso comer mais calorias do que se gasta, mas a alimentação precisa ser saudável

Uma vez que um nutricionista ou nutrólogo tem o resultado, é possível focarmelhores jogo da blazeum cardápio estratégico aumentando a quantidademelhores jogo da blazecalorias, que não devem ser provenientesmelhores jogo da blazequalquer alimento. "Um dos grandes erros é querer engordar comendo frituras, doces e outros alimentos ultraprocessados. Mesmo sendo uma pessoa com baixo peso, é possível se tornar um 'falso magro', com taxasmelhores jogo da blazegordura alta e riscos para saúde", diz Garcez.

A dieta deve ser tão saudável quanto amelhores jogo da blazealguém que quer emagrecer, com a diferençamelhores jogo da blazeque alimentos saudáveis, como frutas, verduras, oleaginosas e carnes têm um limitemelhores jogo da blazeingestão consideravelmente maior.

melhores jogo da blaze Fracione as refeições

"Além das três refeições principais, é necessário criar o hábitomelhores jogo da blazefazer lanches intermediários", indica a nutricionista da FMUSP.

A pessoa pode estar acostumada a não comer muito e ficar saciada rapidamente, mesmo após uma refeição pequena. Por isso, os lanches ao longo do dia são uma boa estratégia para aumentar o consumo sem que ela se sinta estufada.

Uma dica, aponta Fujiwara, é apostarmelhores jogo da blazealimentos com alta densidade calórica e volume menor, como frutas desidratadas, azeitemelhores jogo da blazeoliva (para temperar alimentos) e oleaginosas.

melhores jogo da blaze Respeite o tempo do seu organismo

Para que os ganhos sejam consistentes e a pessoa não volte a emagrecer rapidamente, deve haver uma mudança gradual dos hábitos, que facilite a manutenção da nova rotina.

"Assim como emagrecer muito rápido, não é ideal é o peso seja adquirido todomelhores jogo da blazeuma vez. Uma estimativa saudável é um adulto aumentarmelhores jogo da blazeum a dois quilos por mês,melhores jogo da blazemédia, a depender do tamanho da pessoa", indica a nutróloga.

melhores jogo da blaze Suplementação pode ajudar, mas deve ser feita com ajudamelhores jogo da blazeespecialistas

No diamelhores jogo da blazeque a pessoa não consegue consumir as calorias programadas, tomar um suplemento hipercalórico pode ajudar. "Uma porção contém cercamelhores jogo da blaze600 calorias, a maioria provenientemelhores jogo da blazecarboidratos. É o equivalente a quatro pães franceses, uma quantidade que muitos pacientes não conseguem comer", diz Fujiwara.

Mas as especialistas alertam que a bebida deve ser tomada só se houver prescrição, para não acabar substituindo os alimentos. "É sempre melhor comer, já que assim conseguimos aportemelhores jogo da blazenutrientes e fibras que o shake não tem. Além disso, se for tomar, é melhor depoismelhores jogo da blazejantar, para não tirar a fome", alerta Garcez.

melhores jogo da blaze Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal melhores jogo da blaze .

melhores jogo da blaze Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube melhores jogo da blaze ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosmelhores jogo da blazeautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticamelhores jogo da blazeusomelhores jogo da blazecookies e os termosmelhores jogo da blazeprivacidade do Google YouTube antesmelhores jogo da blazeconcordar. Para acessar o conteúdo cliquemelhores jogo da blaze"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdomelhores jogo da blazeterceiros pode conter publicidade

Finalmelhores jogo da blazeYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosmelhores jogo da blazeautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticamelhores jogo da blazeusomelhores jogo da blazecookies e os termosmelhores jogo da blazeprivacidade do Google YouTube antesmelhores jogo da blazeconcordar. Para acessar o conteúdo cliquemelhores jogo da blaze"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdomelhores jogo da blazeterceiros pode conter publicidade

Finalmelhores jogo da blazeYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosmelhores jogo da blazeautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticamelhores jogo da blazeusomelhores jogo da blazecookies e os termosmelhores jogo da blazeprivacidade do Google YouTube antesmelhores jogo da blazeconcordar. Para acessar o conteúdo cliquemelhores jogo da blaze"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdomelhores jogo da blazeterceiros pode conter publicidade

Finalmelhores jogo da blazeYouTube post, 3