'Papa tem coração', diz gay brasileiro que batizou filhos e ganhou benção do Vaticano:super flip slot

Casamentosuper flip slot2018

Crédito, Acervo Pessoal Toni Reis

Legenda da foto, Toni Reis e David Harrad se casaramsuper flip slot1990 na Inglaterra esuper flip slot2018 no Brasil

"O papa é falível, o papa é um ser humano. Ele tem coração. O sangue do papa é vermelho, ele sofre pressão, eu sei como funciona a Igreja. É como um partido político, enfrenta forças e há um grupo conservador muito forte", diz ele à BBC News Brasil.

"São ondas. Ele vai e volta, vai e volta. Há um setor muito rígido [na Igreja],super flip slotextrema-direita e extremo conservadorismo. Ele [papa Francisco] também é político."

Toni e a familia olham para a câmara deitadossuper flip slotum gramado

Crédito, Acervo Pessoal Toni Reis

Legenda da foto, "O papa é falível, o papa é um ser humano. Ele tem coração", avalia Toni, que aparece na foto ao lado dos filhos e do marido David

"Ele não me decepciona porque é muito querido, eu gosto do papa, não o considero [alguém contrário aos homossexuais], mas ele faz partesuper flip slotuma estrutura que é falível. Assim como a Igreja já errou muito na Idade Média, já errou com relação ao Galileu Galilei [cientista condenado à prisão pela Inquisição por defender o heliocentrismo], já errou com relação a muitas mulheres que foram queimadas na fogueira", prossegue.

"A Igreja é feita por seres humanos. Eu acreditosuper flip slotDeus, e por isso não me decepciono. Quanto ao papa, ele vai lá e faz. Cede um pouco. São dois passos para a frente, um passo para trás. É tudo uma questãosuper flip slottempo."

O catolicismo

Antonio Luiz Martins Reis nasceusuper flip slotCoronel Vivida, no Paraná,super flip slot1964. O catolicismo veio por tradição familiar. "Minha mãe era extremamente católica. Íamos à missa todos os domingos às 9h da manhã", recorda-se ele.

"Eu gostava daquele ritual. Sou um católico cultural."

Aos 12 anossuper flip slotidade, já morando no municípiosuper flip slotQuedas do Iguaçu, também no Paraná, resolveu participarsuper flip slotum encontro preparatório conduzido por religiosos maristas — queria se tornar um deles.

"Lembro-me que falei ao diretor espiritual: eu quero ser irmão [religioso], mas preciso dizer que não tenho atração por mulheres, só tenho atração por meninos, por homens. Então ele falou: não pode. Você precisa conversar com seu padre [desuper flip slotparóquia]", relata.

Toni Reis quando jovem

Crédito, Acervo Pessoal Toni Reis

Legenda da foto, Toni Reis conta que um padre disse para ele não frequentar a igreja

Ele foi então se confessar com o padre.

"Ele disse que eu não podia seguir carreira religiosa porque eu estava doente e viviasuper flip slotestadosuper flip slotpecado", conta Reis. "Perguntei se não dava para ser só pecador ou só doente. Ele falou que não, que eu era os dois. E me mandou fazer uma novena para Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, toda quarta-feira."

Na época, o garoto trabalhava como auxiliarsuper flip slotuma loja da cidade.

"Saí do correndo do meu trabalho para dar temposuper flip slotir lá na igreja para rezar. E o padre sempre me perguntava como estavam os meus desejos pecaminosos e doentios, se estavam diminuindo. E eu respondia que não, que estavam cada vez maiores", afirma.

"Passava uma novela que tinha o [ator] Tony Ramos e eu o achava um tesão. E também o [cantor] Sidney Magal, quando ele cantava, aquilo me deixava louco e eu tinha os tais pensamentos pecaminosos e doentios. Falava para o padre e ele me mandava continuar [a novena], começar tudosuper flip slotnovo."

"Minha novena foi uma quarentena. E não, não deu certo", narra Reis. "Ele [o padre] pediu para eu me afastar da Igreja, me afastar da Igreja Católica, não mais comungar, não mais ir a missa."

Foi uma adolescência bastante conturbada. "Sofri muito desde esse episódio com o padre até meus 20 anos. Foi muito difícil. Padre no interior é autoridade máxima, assim como prefeito e delegado", comenta. "Minha família também achava que eu era pecador e doente, falavam que eu era inteligente, não podia ser daquele jeito."

No período, recusou a toda a sortesuper flip slot"tratamentos". Um pastor evangélico tentou convertê-lo. Uma vizinha adventista promoveu correntesuper flip slotorações. Reis também buscou ajudasuper flip slotum centrosuper flip slotumbanda.

"Tentaramsuper flip slottudo. Fiz promessas, tomei leite colostrosuper flip slotégua, que dizem que é bom, tomei xaropadasuper flip slotamendoim. Me levaram para a zona, que é como no interior se chama a casasuper flip slotmulheres trabalhadoras do sexo. Mas eu ia lá e começava a conversar com elas, não fazia nada porque não é minha praia", enumera. "Sofri muito."

Ele conta que foi um médico no município paranaensesuper flip slotPato Branco, onde foi levado pela família, que deu o laudosuper flip slotformasuper flip slotconselho: ele não tinha nadasuper flip sloterrado, mas seria bom se mudar para um grande centro e estudar, "para sofrer menos".

Aos 18, transferiu-se para Curitiba. Ingressou no cursosuper flip slotLetras da Universidade Federal do Paraná. No pensionato onde morava, dividiu quarto com um jovem seminarista. "Ele me mostrou o outro lado da Igreja Católica, mostrou que havia várias tendências. E me apresentou para um padre que me resgatou [para o catolicismo]", relata.

"Eu voltei a frequentar igreja. Mas, para mim, o padre, o bispo e o papa são apenas os seres humanos que fazem as leis. E essas proibições que não pode ser gay… Olha… Para mim, pecado é odiar, é maltratar alguém… Se eu estou fazendo amor com meu marido, não vejo incompatibilidade nenhuma."

Temporada europeia

Crédito, Acervo Pessoal Toni Reis

Legenda da foto, Toni e David são casados há 31 anos

"Adoro meu marido, estamos casados há 31 anos e não vejo incompatibilidade nenhuma [desse fato com a fé católica]", afirma. "Eu sou um resiliente católico apostólico romano. E a Igreja já evoluiu bastante: na Idade Média, ela nos queimava na fogueira."

A família

Do fim dos anos 1980 ao início da décadasuper flip slot1990, Reis passou algumas temporadas na Europa. Segundo ele, foi um períodosuper flip slotauto-aceitação. "Eu falava que era gay, mas não me sentia bem. Aí sempre li, e li muito, que o problema era a cultura. Ora, se era a cultura, então resolvi mudar a cultura. E foi muito bacana. Morei na Espanha, na Itália, na França. E na Inglaterra, onde encontrei o amor da minha vida", diz ele.

Temporada europeia

Crédito, Acervo Pessoal Toni Reis

Legenda da foto, Toni e David se conheceram na Europa há maissuper flip slot30 anos

Começava a se formar asuper flip slotfamília. Toni Reis e David Harrad, se casaram na Inglaterrasuper flip slot29super flip slotmarçosuper flip slot1990. No fimsuper flip slot1991, o casal decidiu se mudar para Curitiba. Desde então, Reis tornou-se ativista pela causa dos direitos dos homossexuais, também engajadosuper flip slotcampanhassuper flip slotprevençãosuper flip slotdoenças sexualmente transmissíveis, especialmente a Aids.

Passou a atuar no Grupo Dignidade e foi um dos idealizadores e fundadores da Associação Brasileirasuper flip slotLésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT). Atualmente, é o diretor-presidente da Aliança Nacional LGBTI+.

"Trabalho 16 horas por dia como militante", afirma.

Resolveu fazer uma nova graduação —super flip slotpedagogia, pelo Centro Universitário Internacional (Uninter). Estudou também para se tornar especialistasuper flip slotsexualidade humana, mestresuper flip slotfilosofia na áreasuper flip slotética e sexualidade e doutorsuper flip sloteducação.

Reis e Harrad decidiram se tornar pais e partiram para a adoção. Em 2011, Alyson tornou-se o primeiro filho deles. Três anos mais tarde, a família cresceu com a chegadasuper flip slotJéssica esuper flip slotFilipe. Hoje eles têm, respectivamente, 19, 17 e 15 anos.

"Quando eles chegaram, pensamos que não os batizaríamos. Deixaríamos que eles escolhessem a religião que quisessem", conta Reis. "Mas por várias vezes eles chegavamsuper flip slotcasa, da escola ousuper flip slotalguma atividade, e reclamavam que as pessoas perguntavam a religião, que tinhamsuper flip slotcolocar a religião [em algum formulário] e eles não sabiam o que fazer."

Diantesuper flip slotsua orientação — "escolham a religião que quiserem" —, os filhos perguntaram qual era a dos pais. "Respondi que eu, Toni Reis, sou católico apostólico romano, que inclusive tinha me preparado para ser seminarista e queria ter me tornado irmão [religioso]. E que o David é anglicano, da Igreja Anglicana. E que ambos somos praticantes", narra. "Aí nós debatemos bastante e eles pediram para também terem uma religião."

Foisuper flip slotcomum acordo que optaram pelo catolicismo. Então começou a saga. Reis conta que foram quatro paróquias consultadassuper flip slotCuritiba, e quatro nãos — tudo porque as crianças eram filhassuper flip slotum casal homoafetivo. "Primeiro falavam que não podiam porque não éramos casados [na igreja]. Aí, quando eu falei que 'então a gente casa', perguntavam quem era minha esposa. Então eu falava: 'não é ela, é ele'. Aí não podia. Eu já estava ficando muito triste", comenta.

Mas Reis não parece ser do tipo que se conforma com negativas. Procurou a arquidiocesesuper flip slotCuritiba. "E foram super gente boa, disseram que claro que sim, que batizariam, afinal quem seriam batizados não éramos nós [o casal], mas sim nossos filhos. Pediram que eles fizessem um anosuper flip slotcatecismo", conta.

Em 23super flip slotabrilsuper flip slot2017, os três foram batizados na Catedral Basílica Menorsuper flip slotNossa Senhora da Luz dos Pinhais, principal endereço católico da arquidiocesesuper flip slotCuritiba. Foi um diasuper flip slotmuita emoção. Reis diz que chorou pelo menos três vezes durante a cerimônia, que durou 1h15.

A alegria era tanta que a família decidiu mandar as fotos para o Vaticano. Alguns meses depois, veio a carta com a resposta papal. "Recebemos os parabéns e os votossuper flip slotfelicidades divinas para a nossa família, abundância das graças divinas", enaltece.

"Veio com a foto do papa. Fiquei muito feliz."

Casamento

No fimsuper flip slot2018,super flip slotmeio a um movimentosuper flip slottemor por retrocessos nos direitos civis após a eleição do presidente Jair Bolsonaro, Reis e Harrad decidiram se casar oficialmente no Brasil. Eles já haviam sido, cinco anos antes, o primeiro casal gay do Paraná a registrar uma união civil estávelsuper flip slotcartório.

Casamentosuper flip slot2018

Crédito, Acervo Pessoal Toni Reis

Legenda da foto, Em 2018, eles se casaram no Brasilsuper flip slotmeio a temores sobre direitos civis com a mudançasuper flip slotgoverno

O casamento ocorreu no dia 8super flip slotdezembrosuper flip slot2018, no Cartório Ermelinosuper flip slotLeão Neto e,super flip slotseguida, na Catedral Anglicanasuper flip slotSão Tiago — ambossuper flip slotCuritiba. A partirsuper flip slotentão, eles assumiram os sobrenomes um do outro: tornaram-se Antonio Luiz Martins Harrad Reis e David Harrad Reis.

Geridasuper flip slotforma descentralizada ao redor do mundo, a Igreja Anglicana brasileira passou a aceitar celebrações homoafetivassuper flip slot2super flip slotjunhosuper flip slot2018, seguindo o exemplosuper flip slotdioceses norte-americanas e canadenses.

Se na igrejasuper flip slotHarrad essa questão foi resolvida, a Reis restou ver,super flip slotlá para cá, o papa Francisco enfatizar a necessidadesuper flip slotacolhimento aos homossexuais, mas também deixar claro que não há brechas para um dia um casamento religioso católico entre pessoas do mesmo sexo.

Família fotografada após batizado

Crédito, Acervo Pessoal Toni Reis

Legenda da foto, Filhossuper flip slotToni e David foram batizados na igreja católica após uma sériesuper flip slotidas e vindas

"A Igreja [Católica] evoluiu muito, ela teve todos os problemas com questões como escravidão e guerras e hoje eles não aceitam ainda o casamento [homoafetivo]. Olha, eu continuo [católico]. Quem sabe daqui a 2 mil anos, nós não vamos ter o pedidosuper flip slotperdão da Igreja? Assim como foi feito com Galileu [em 1992, o então papa João Paulo II, pediu perdão pela condenação do cientista], espero que também peçam perdão aos gays, lésbicas e pessoas trans", comenta Reis.

Diante da origem histórica da Igreja Anglicana, das semelhanças mantidas com o catolicismo e da relação estreita entre ambas, Reis diz que ele e o marido preparam um processo solicitando que o Vaticano também reconheça o casamento deles, celebradosuper flip slot2018. "Devemos receber o 'não'", resigna-se. "Mas, pelo menos, vamos mostrar que insistimos."

"Eu não ligo. Eu vejo a parte boa. Vou à igreja com nossos filhos e meu esposo e ali é o momentosuper flip slotter nosso encontro com Deus", acredita ele. "Sou militante para que ninguém sora o que eu sofri. A tortura que a Igreja, e que tantas igrejas fundamentalistas, fazem com o gay, com a lésbica e com a pessoa trans… Eles vão arder no fogo do inferno."

Línea

super flip slot Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube super flip slot ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimossuper flip slotautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticasuper flip slotusosuper flip slotcookies e os termossuper flip slotprivacidade do Google YouTube antessuper flip slotconcordar. Para acessar o conteúdo cliquesuper flip slot"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdosuper flip slotterceiros pode conter publicidade

Finalsuper flip slotYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimossuper flip slotautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticasuper flip slotusosuper flip slotcookies e os termossuper flip slotprivacidade do Google YouTube antessuper flip slotconcordar. Para acessar o conteúdo cliquesuper flip slot"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdosuper flip slotterceiros pode conter publicidade

Finalsuper flip slotYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimossuper flip slotautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticasuper flip slotusosuper flip slotcookies e os termossuper flip slotprivacidade do Google YouTube antessuper flip slotconcordar. Para acessar o conteúdo cliquesuper flip slot"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdosuper flip slotterceiros pode conter publicidade

Finalsuper flip slotYouTube post, 3