Como um diplomata desobediente ajudou a salvar milharescomo usar o bônus do zepbetjudeus do Holocausto:como usar o bônus do zepbet

Aristidescomo usar o bônus do zepbetSousa Mendes e telegrama do ditador português Salazar

Crédito, Courtesy Sousa Mendes Foundation

Legenda da foto, Aristidescomo usar o bônus do zepbetSousa Mendes e telegrama do ditador português Salazar

No dia 9como usar o bônus do zepbetjunho, Portugal finalmente concedeu reconhecimento oficial ao diplomata, e o Parlamento do país decidiu que um monumento no Panteão Nacional deveria levar seu nome.

Por que Bordeaux?

Em meadoscomo usar o bônus do zepbetjunhocomo usar o bônus do zepbet1940, as forçascomo usar o bônus do zepbetHitler concluíam a vitória sobre a França. Paris caiucomo usar o bônus do zepbet14como usar o bônus do zepbetjunho e um armistício foi assinado pouco maiscomo usar o bônus do zepbetuma semana depois.

O corpo diplomáticocomo usar o bônus do zepbetPortugal seguia estrita orientação da ditaduracomo usar o bônus do zepbetdireitacomo usar o bônus do zepbetSalazar: os vistos deveriam ser concedidos a judeus refugiados e apátridas somente com permissão expressacomo usar o bônus do zepbetLisboa.

Aristidescomo usar o bônus do zepbetSousa Mendes (direita) com rabino Chaim Kruger,como usar o bônus do zepbet1940

Crédito, Fundação Sousa Mendes

Legenda da foto, Rabino Chaim Kruger disse a Sousa Mendes que não podia abandonar os milharescomo usar o bônus do zepbetoutros refugiados judeuscomo usar o bônus do zepbetBordeaux

Para aqueles que lotavam as ruascomo usar o bônus do zepbetBordeaux na esperançacomo usar o bônus do zepbetatravessar a Espanha e escapar da perseguição nazista, não havia tempo para esperar.

"Ouvimos dizer que os franceses se renderam e os alemães estavamcomo usar o bônus do zepbetmovimento", diz à BBC Henri Dyner. Judeu, Dyner tinha três anos na época, mas guarda lembranças vívidas da fugacomo usar o bônus do zepbetsua famíliacomo usar o bônus do zepbetsua casacomo usar o bônus do zepbetAntuérpia, quando a Alemanha nazista atacou a Bélgica e invadiu a França e a Holanda.

"O que eu lembro é o som do bombardeio, que deve ter me acordado, e minha mãe me dizendo que era um trovão."

Antonio De Oliveira Salazar faz revistacomo usar o bônus do zepbettropas portuguesas das ilhas dos Açorescomo usar o bônus do zepbetLisboa,como usar o bônus do zepbet22como usar o bônus do zepbetoutubrocomo usar o bônus do zepbet1940

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Salazar (à esq.) manteve Portugal neutro durante a Segunda Guerra Mundial

"Meus pais ligaram o rádio e ouviram o rei Leopoldo dizer aos belgas que havíamos sido traídos e atacados pelos alemães. Meu pai suspeitava que poderia haver uma guerra desde 1938. Ele tinha um plano e um carro", lembra Dyner, agora um engenheiro aposentado que vivecomo usar o bônus do zepbetNova York.

Eliezar Dyner,como usar o bônus do zepbetesposa Sprince e outros cinco parentes, incluindo um bebêcomo usar o bônus do zepbetsete meses, fugiram do ataque e entraram na França.

"Meu pai evitou grandes estradas, distanciou-secomo usar o bônus do zepbetParis e ficamos presos à costa. Ele queria estar apenas 16 quilômetros à frente do front o tempo todo, porque achava que poderia ser uma guerra rápida. Qual seria a razão para ir longe demais se teríamos que voltar à nossa casa? "

Depoiscomo usar o bônus do zepbetver aviõescomo usar o bônus do zepbetguerra alemães bombardeando trincheiras francesas e ouvir as notíciascomo usar o bônus do zepbetsucessivas vitórias do Eixo, o paicomo usar o bônus do zepbetHenri percebeu que, quando chegaram a Bordeaux, não conseguiriam voltar à Antuérpia tão cedo.

Crise moral e colapso nervoso

Em Bordeaux, o cônsul havia feito amizade com um rabino. Chaim Kruger também havia fugido da ofensiva nazista na Bélgica.

O cônsul Sousa Mendes ofereceu ao rabino ecomo usar o bônus do zepbetfamília passagem imediata e segura pela fronteira espanhola, mas depois sofreu uma "crise moral", segundo o historiador Mordecai Paldiel.

Kruger recusou a oferta, pois não podia abandonar os milharescomo usar o bônus do zepbetoutros refugiados judeuscomo usar o bônus do zepbetBordeaux.

Numa cartacomo usar o bônus do zepbet13como usar o bônus do zepbetjunhocomo usar o bônus do zepbet1940, Sousa Mendes escreveu: "Aqui a situação é horrível, e eu estoucomo usar o bônus do zepbetcama por causacomo usar o bônus do zepbetum forte colapso nervoso".

"Ninguém realmente sabe o que passou porcomo usar o bônus do zepbetmente naqueles dois ou três dias", diz Paldiel, que dirigiu o departamento dos Justos entre as Nações no centro memorial do Holocausto Yad Vashem,como usar o bônus do zepbetIsrael, por 25 anos. Os Justos entre as Nações como o Estadocomo usar o bônus do zepbetIsrael classifica não judeus que arriscaram suas vidas durante o Holocausto para salvar vidascomo usar o bônus do zepbetjudeus do extermínio pelo nazismo.

"Alguns dizem que o devercomo usar o bônus do zepbetum diplomata é obedecer às ordenscomo usar o bônus do zepbetcima, mesmo que essas determinações não sejam morais."

"Mais tarde,como usar o bônus do zepbetLisboa, Sousa Mendes disse a um rabino: 'Se tantos judeus podem sofrer por causacomo usar o bônus do zepbetum católico, é certo que um católico sofra por muitos judeus.' Ele estava falando sobre Hitler, é claro."

'Chegacomo usar o bônus do zepbetnacionalidades'

O que quer que tenha passado pela cabeça do diplomata, Sousa Mendes acordou na segunda-feira, 17como usar o bônus do zepbetjunho, imbuídocomo usar o bônus do zepbetum novo espírito.

De acordo com o filho Pedro Nunocomo usar o bônus do zepbetSousa Mendes, "ele saiu do quarto e anuncioucomo usar o bônus do zepbetvoz alta: 'De agoracomo usar o bônus do zepbetdiante, estou dando vistos a todos. Não haverá mais nacionalidades, raças ou religiões'."

Para Henri Dyner ecomo usar o bônus do zepbetfamília, foi o que salvoucomo usar o bônus do zepbetvida.

Henri Dyner antescomo usar o bônus do zepbetsua família fugir da Bélgica

Crédito, Fundação Sousa Mendes

Legenda da foto, Henri Dyner antescomo usar o bônus do zepbetsua família fugir da Bélgica

Coincidentemente, a mãecomo usar o bônus do zepbetHenri conhecia o cônsul português desde a épocacomo usar o bônus do zepbetque viviamcomo usar o bônus do zepbetAntuérpia, onde ela era secretária no Consulado britânico.

A família Dyner já havia tentado e não conseguiu obter vistos das autoridades americanas, britânicas e canadenses para deixar a França. Antescomo usar o bônus do zepbetseu colapso, Sousa Mendes os colocoucomo usar o bônus do zepbetuma listacomo usar o bônus do zepbetum pedido enviado ao governocomo usar o bônus do zepbetSalazar.

"Minha mãe lembra que ele desapareceu por alguns dias e, quando voltou, seu cabelo estava grisalho", diz Henri Dyner, que lembra filascomo usar o bônus do zepbetrefugiados do ladocomo usar o bônus do zepbetfora do consuladocomo usar o bônus do zepbetBordeaux e acampandocomo usar o bônus do zepbetpraças.

"Minha mãe começou a trabalhar para Sousa Mendes naqueles dias, ajudando com esse tipocomo usar o bônus do zepbetlinhacomo usar o bônus do zepbetproduçãocomo usar o bônus do zepbetvistoscomo usar o bônus do zepbetuma longa mesa. Sousa Mendes salvou nossas vidas."

Corredor para Espanha

Ninguém sabe ao certo quantos vistoscomo usar o bônus do zepbettrânsito foram emitidos, permitindo que os refugiados passassem da França para a Espanha e viajassem para Portugal. Mas as estimativas variam entre 10 mil e 30 mil, e a maioria acabou atravessando o Atlântico rumo aos Estados Unidos.

A Fundação Sousa Mendes, com sede nos EUA, identificou cercacomo usar o bônus do zepbet3,8 mil beneficiários desses vistos.

Refugiados tentam fugir para Espanhacomo usar o bônus do zepbetmeio a avançocomo usar o bônus do zepbettropas nazistas

Crédito, Keystone/Getty Image

Legenda da foto, Refugiados tentam fugir para Espanhacomo usar o bônus do zepbetmeio a avançocomo usar o bônus do zepbettropas nazistas

Como se estivesse possuído por uma missão, o cônsul chegou a assinar vistoscomo usar o bônus do zepbettrânsito, enquanto multidõescomo usar o bônus do zepbetBordeaux começavam a marcharcomo usar o bônus do zepbetdireção ao sul, para a cidade fronteiriçacomo usar o bônus do zepbetHendaye. Ele parou no Consuladocomo usar o bônus do zepbetBayonne para emitir mais documentos.

O Ministério das Relações Exteriorescomo usar o bônus do zepbetLisboa começou a enviar cabogramas (telegramas enviados por cabos submarinos) para Bordeaux, ordenando que Sousa Mendes parasse,como usar o bônus do zepbetmeio a relatoscomo usar o bônus do zepbetcolegascomo usar o bônus do zepbetque ele havia "perdido o juízo".

Quando as autoridades espanholas começaram a considerar seus vistos inválidos, milhares já haviam atravessado o rio Bidasoa na região basca da Espanha.

Quem saiu?

Eventualmente, Sousa Mendes se reportou a seus chefescomo usar o bônus do zepbetLisboa no dia 8como usar o bônus do zepbetjulho.

Entre os que escaparam da França ocupada graças a seus vistos estavam o artista surrealista Salvador Dalí, o cineasta King Vidor, membros da famíliacomo usar o bônus do zepbetbanqueiros Rothschild e a maioria do futuro governo exilado da Bélgica.

Henri Dyner voltou à "ponte da liberdade" na fronteira franco-espanhola
Legenda da foto, Henri Dyner voltou à 'ponte da liberdade' na fronteira franco-espanhola

O paíscomo usar o bônus do zepbetSalazar mais tarde seria elogiado por seu papelcomo usar o bônus do zepbetpermitir que os refugiados escapassem da ocupação e repressão nazistas, mas Sousa Mendes acabou expulso do corpo diplomático e perdeucomo usar o bônus do zepbetaposentadoria.

A casacomo usar o bônus do zepbetsua famíliacomo usar o bônus do zepbetCabanascomo usar o bônus do zepbetViriato acabou desmoronando e nunca foi reerguida.

"Sousa Mendes foi maltratado por Salazar. Ele morreu na miséria como um pobre e seus filhos emigraram para tentar encontrar um futuro melhorcomo usar o bônus do zepbetoutro lugar", diz Henri Dyner.

A famíliacomo usar o bônus do zepbetHenri acabou no Brasil, antescomo usar o bônus do zepbetse mudar para os EUA por questões profissionais. Mas ele se lembracomo usar o bônus do zepbetum homem que teve coragemcomo usar o bônus do zepbetsuas convicções.

"Do jeito que as coisas estão no mundo hoje, precisamoscomo usar o bônus do zepbetmais pessoas preparadas para defender o que é certo e tomar uma posição".

Presentational grey line

Quem foi Aristidescomo usar o bônus do zepbetSousa Mendes?

  • 1885: Nascidocomo usar o bônus do zepbetuma família portuguesa próspera. Ele era um "bon vivant" extrovertido e tinha 15 filhos, diz o neto Gerald Mendes
  • 1910: Ingressa na carreira consular, no início, atuoucomo usar o bônus do zepbetZanzibar, Brasil, Espanha, Estados Unidos e Bélgica
  • 1919: A serviço do governo português no Brasil, Sousa Mendes é suspenso por dois anos por comportamento "anti-republicano"
  • 1938: Torna-se cônsulcomo usar o bônus do zepbetBordeaux, na França
  • 1940: Em junho, concede vistos indiscriminadamente. É chamado a Lisboa e afastadocomo usar o bônus do zepbetsuas funções pelo períodocomo usar o bônus do zepbetum ano, com metade dos vencimentos. No fim deste ano, Salazar forçoucomo usar o bônus do zepbetaposentadoria, sem pensão. Isso "condenou-o a viver o restocomo usar o bônus do zepbetsua vida na mais absoluta miséria", diz seu neto. Sousa Mendes sobrevive graças a um sopão gerenciado pela comunidade judaicacomo usar o bônus do zepbetLisboa
  • 1954: Morre na obscuridade, considerado uma pária aos olhos do governocomo usar o bônus do zepbetPortugal
  • 1966: Yad Vashem o reconhece como Justo entre as Nações
  • 1988: O parlamento português retira postumamente as acusações disciplinares contra ele.
Presentational grey line
  • como usar o bônus do zepbet Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube como usar o bônus do zepbet ? Inscreva-se no nosso canal!
Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoscomo usar o bônus do zepbetautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticacomo usar o bônus do zepbetusocomo usar o bônus do zepbetcookies e os termoscomo usar o bônus do zepbetprivacidade do Google YouTube antescomo usar o bônus do zepbetconcordar. Para acessar o conteúdo cliquecomo usar o bônus do zepbet"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdocomo usar o bônus do zepbetterceiros pode conter publicidade

Finalcomo usar o bônus do zepbetYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoscomo usar o bônus do zepbetautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticacomo usar o bônus do zepbetusocomo usar o bônus do zepbetcookies e os termoscomo usar o bônus do zepbetprivacidade do Google YouTube antescomo usar o bônus do zepbetconcordar. Para acessar o conteúdo cliquecomo usar o bônus do zepbet"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdocomo usar o bônus do zepbetterceiros pode conter publicidade

Finalcomo usar o bônus do zepbetYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoscomo usar o bônus do zepbetautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticacomo usar o bônus do zepbetusocomo usar o bônus do zepbetcookies e os termoscomo usar o bônus do zepbetprivacidade do Google YouTube antescomo usar o bônus do zepbetconcordar. Para acessar o conteúdo cliquecomo usar o bônus do zepbet"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdocomo usar o bônus do zepbetterceiros pode conter publicidade

Finalcomo usar o bônus do zepbetYouTube post, 3