Investironabet v1 creameducação para a primeira infância é melhor 'estratégia anticrime', diz Nobelonabet v1 creamEconomia:onabet v1 cream

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Educaçãoonabet v1 creamqualidade na primeira infância tem impacto na vida da pessoaonabet v1 creametapas seguintes da vida, indicam pesquisas

Um deles, com 58 crianças, recebeu uma educação pré-escolaronabet v1 creamalta qualidade e o outro, com 65, não - este último é o grupoonabet v1 creamcontrole. A proposta era testar se o acesso a uma boa educação infantil melhoraria a capacidadeonabet v1 creamcrianças desfavorecidasonabet v1 creamobter sucesso na escola e na vida.

"O consenso quando comecei a analisar os dados eraonabet v1 creamque o programa não tinha sido bem sucedido porque o QI dos participantes era igual aoonabet v1 creamnão participantes", lembra ele, anos depois,onabet v1 creamconversa com a BBC News Brasil.

Heckman e colegas resolveram analisar os resultados do experimento por outro ângulo. "Nós olhamos não para o QI, mas para as habilidades sociais e emocionais que os participantes demonstraramonabet v1 creametapas seguintes da vida e vimos que o programa era, na verdade, muito mais bem sucedido do que as pessoas achavam. Constatamos que os participantes tinham mais probabilidadeonabet v1 creamestarem empregados e tinham muito menos chanceonabet v1 creamter cometido crimes", diz o economista.

Sua análise do programa Perry chegou à conclusãoonabet v1 creamque houve um retorno sobre o investimentoonabet v1 cream7 a 10% ao ano, com base no aumento da escolaridade e do desempenho profissional, além da redução dos custos com reforço escolar, saúde e gastos do sistema penal.

Maisonabet v1 cream50 anos depois do início desse programa, Heckman divulgou, neste mêsonabet v1 creammaio, nova pesquisa, feita com seu colega na Universidadeonabet v1 creamChicago, Ganesh Karapakula, que confirma esses resultados e mostra que não apenas os participantes se beneficiaram do programa pioneiro, mas também seus filhos, estes mais escolarizados e bem empregados do que seus pares.

Leia os principais trechos da entrevista:

Crédito, Divulgação

Legenda da foto, James J. Heckman é professoronabet v1 creameconomia da Universidadeonabet v1 creamChicago, ganhador do Prêmio Nobelonabet v1 creamEconomiaonabet v1 cream2000 e especialistaonabet v1 creameconomia do desenvolvimento humano

onabet v1 cream BBC News Brasil - Como era o currículo do Perry e por que ele foi tão bem-sucedido?

onabet v1 cream James Heckman - Quando comecei a estudar isso, também pensava no projeto como um currículo, mas não é - nem o Perry era e nem outros programasonabet v1 creameducação infantilonabet v1 creamqualidade são. Não são exatamente salasonabet v1 creamaula. São como uma família estendida. São grupos pequenosonabet v1 creamcrianças, recebendo muita atenção, orientação, muitos estímulos.

No caso do Perry, eles pegavam criançasonabet v1 creamfamílias muito pobres e levavam para a creche. Era como ser pais - ficavam muito tempo com a criança e davam uma mentoria a ela. Levavam as crianças ao zoológico, ao parque, brincavam com elas. Isso dava à criança a oportunidadeonabet v1 creaminteragir com seus pares. Por isso, funcionou. O programa também tinha visitas semanais aos pais.

Os pais ficaram muito empolgados. A criança voltava para casa entusiasmada. E os pais acabavam estimulando a criança ainda mais. As lições desse programa também são transferíveis para programasonabet v1 creamvisita (às casas dos pais, nos quais um educador ensina os pais como estimular seus filhos pequenos), ainda que eles pareçam ser diferentes. Uma lição é como é importante a vida doméstica na formação.

Um programa que está sendo implementado na Jamaica, por exemplo, consisteonabet v1 creampassar uma hora por semana com a mãe ensinando como ela pode interagir com as crianças - desafiá-la, engajá-la. O preço não é tão alto e o retorno é enorme.

Crédito, ARQUIVO PESSOAL

Legenda da foto, Mais estímulo na primeira infância costuma se traduzironabet v1 creammelhor desempenho acadêmico e autocontrole emocional

onabet v1 cream BBC News Brasil - O que te chamou a atenção nos dados sobre ele?

onabet v1 cream Heckman - Muitas pessoas diziam que o programa era um fracasso porque o QI dos participantes era igual aoonabet v1 creamnão participantes. Esse foi o consenso no início. Nós olhamos para outras coisas - as habilidades sociais e emocionais que os participantes demonstraramonabet v1 creametapas seguintes da vida.

Eles desenvolvem habilidades executivas -onabet v1 creamplanejamento,onabet v1 creaminteração,onabet v1 creamcumprimentoonabet v1 creamtarefas, seguir instruções. Olhamos paraonabet v1 creamempregabilidade, participação no crime. E assim vimos que o programa tinha sido muito mais bem sucedido do que as pessoas achavam, porque eles só estavam avaliando por um ângulo restrito (o do QI).

Em todos os países onde esse assunto foi pesquisado conclui-se que desigualdade na primeira infância se mantém nas etapas posteriores. O ambiente nos primeiros anos é muito importante. Nessa fase você constrói uma baseonabet v1 creamhabilidades que vão te servir para o futuro.

Crianças pequenas são muito maleáveis e mutáveis. Há uma flexibilidade nessa etapa que não se vêonabet v1 creamoutras. É uma questãoonabet v1 creameficiência econômica.

onabet v1 cream BBC News Brasil - No entanto,onabet v1 creamgeral, mais atenção é dada à educaçãoonabet v1 creametapas seguintes da vida. Por que é difícil mudar isso?

onabet v1 cream Heckman - Porque os paisonabet v1 creamcrianças desfavorecidas não sabem o que faz elas ficarem para trás. Na verdade, só é preciso estimulá-las. Há estudos que mostram que ler para as crianças já tem um impacto enorme no desenvolvimento delas.

Além disso, as pessoas não têm tempo. Não estou dizendo que as mães não devem trabalhar e passar o diaonabet v1 creamcasa com os filhos, mas esses anos iniciais precisam ser enriquecidos. Uma solução é pré-escolaonabet v1 creamqualidade.

onabet v1 cream BBC News Brasil - Acha que os governos têm dado mais atenção nas últimas décadas à primeira infância? Quais são os desafios nesse sentido?

onabet v1 cream Heckman - O desafio é mudar a formaonabet v1 creampensar. A forma errada é pensar que a educação formal é o caminho para a criaçãoonabet v1 creamhabilidades e que o modeloonabet v1 creamprofessoronabet v1 creampé na frente da turma lecionando para crianças é o jeito certoonabet v1 creamgerar vidas bem sucedidas. Esse raciocínio é promovido inclusive por cursos superioresonabet v1 creameducação e por pessoas bem intencionadas. Mas o que importa é pensar na família e na formação da criança.

onabet v1 cream BBC News Brasil - No caso do Perry, vocês concluem que os benefícios se estendem para a segunda geração. Como acontece essa transferênciaonabet v1 creamuma para a outra?

onabet v1 cream Heckman - Os participantes são pessoas bem sucedidas. Eles têm estatisticamente uma chance muito menoronabet v1 creamter cometido crimes. Vemos que há muita correlação entre atividade criminal dos pais e dos filhos. Os pais do Perry reproduzem com os filhos o que aprenderam na infância.

Crédito, ARQUIVO PESSOAL

Legenda da foto, Professora do projeto-piloto Cantinho do Brincar, que busca mitigar a dificuldadeonabet v1 creamacesso a creches e prover oportunidades a crianças na primeira infância

onabet v1 cream BBC News Brasil - Suas pesquisas mostram que homens se beneficiam desses programas muito mais do que mulheres. Por que isso acontece?

onabet v1 cream Heckman - Meninos são mais sensíveis (às mudanças) e têm mais chanceonabet v1 creamentrar para o mundo do crime. As meninas também se beneficiam, mas o risco que elas correm é muito inferior aos meninos.

Há uma influência social que na prática separa meninosonabet v1 creammeninas muito cedo. Mas também é verdade que meninasonabet v1 creamtrês anosonabet v1 creamfamílias desajustadas têm maior chanceonabet v1 creamse engajaronabet v1 creamatividades como leituraonabet v1 creamlivros e menos chanceonabet v1 creamestarem se metendoonabet v1 creamencrencas. As pessoas não querem falar sobre isso, mas é verdade.

Os meninos se desenvolvem num ritmo diferente e as meninas parecem conseguir se estruturas mais facilmente do que meninos. As meninas são mais resilientes.

De modo geral, quando meninos são criadosonabet v1 creamfamílias onde só há a mãe, sem figuras paternas, eles têm mais dificuldadeonabet v1 creamobter orientação na vida. O laço entre filhas e mães é diferente da mãe com o filho. A mãe ama o filho, mas é diferente.

onabet v1 cream BBC News Brasil - Qual é a relação entre bom desenvolvimento infantil e crimes?

onabet v1 cream Heckman - Esse é o principal resultadoonabet v1 creamtodos esses programasonabet v1 creameducação infantil. O maior retorno para cada dólar investidoonabet v1 creamtodos eles é a reduçãoonabet v1 creamcrimes e a criaçãoonabet v1 creamum ambiente encorajador para as crianças.

As pessoas ignoram isso, mas é importantíssimo. É por isso que esses programas são tão bem sucedidos para homens. É uma estratégia anticrime. Nem que fosse só por isso deveriam ser levados a sério como política pública.

onabet v1 cream BBC News Brasil - Se a pessoa não tiver a oportunidadeonabet v1 creamse desenvolver na primeira infância, é caso perdido?

onabet v1 cream Heckman - O desenvolvimento aconteceonabet v1 creamoutras etapas da vida. No entanto, uma etapa leva a outra. A criança bem formada consegue aproveitar melhor aprendizados futuros. Mas não devemos desistir das pessoas depoisonabet v1 creamuma certa idade. Isso não é verdade.

onabet v1 cream BBC News Brasil - Alguns críticos dizem que os resultados do Perry têmonabet v1 creamser vistos com cuidado pois o programa foi implementado num contexto muito particular, o que torna temerário extrapolar seus resultados. O que acha disso?

onabet v1 cream Heckman - Se você fizer uma imitação e aplicar o Perryonabet v1 cream1960 para Porto Alegreonabet v1 cream2019 seria loucura. Há adaptações culturais que precisam ser feitas. Mas os mecanismos que descrevemos são replicáveis. Ensinar os pais a se engajar na vida da criança, isso dá resultado no resto da vida.

onabet v1 cream Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube onabet v1 cream ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosonabet v1 creamautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaonabet v1 creamusoonabet v1 creamcookies e os termosonabet v1 creamprivacidade do Google YouTube antesonabet v1 creamconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueonabet v1 cream"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoonabet v1 creamterceiros pode conter publicidade

Finalonabet v1 creamYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosonabet v1 creamautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaonabet v1 creamusoonabet v1 creamcookies e os termosonabet v1 creamprivacidade do Google YouTube antesonabet v1 creamconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueonabet v1 cream"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoonabet v1 creamterceiros pode conter publicidade

Finalonabet v1 creamYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosonabet v1 creamautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaonabet v1 creamusoonabet v1 creamcookies e os termosonabet v1 creamprivacidade do Google YouTube antesonabet v1 creamconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueonabet v1 cream"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoonabet v1 creamterceiros pode conter publicidade

Finalonabet v1 creamYouTube post, 3