Tumba encontrada entre pub e supermercado no Reino Unido ébetnacional bônus'Tutancâmon inglês':betnacional bônus
betnacional bônus Uma vasta câmara funerária encontrada entre um pub e um supermercado, no Reino Unido, tem sido aclamada como versão britânica do Túmulobetnacional bônusTuntancâmon.
Operários desenterraram a sepultura, que continha dezenasbetnacional bônusartefatos raros, durante obras rodoviáriasbetnacional bônusPrittlewell, pertobetnacional bônusSouthend, na costa a lestebetnacional bônusLondres,betnacional bônus2003, e detalhes sobre o suposto ocupante foram agora finalmente revelados.
Fragmentosbetnacional bônusesmalte dos dentes eram os únicos restos humanos, mas especialistas dizem que o seu "melhor palpite" é que eles pertenciam a um príncipe anglo-saxão do século 6.
A descoberta foi considerada o exemplo mais antigobetnacional bônusum enterrobetnacional bônusum membro da realeza anglo-saxã cristã.
Quando escavou o local, a equipe do Museubetnacional bônusArqueologiabetnacional bônusLondres (Mola, da siglabetnacional bônusinglês) disse estar "surpresa"betnacional bônusencontrar a câmara funerária intacta.
'Homembetnacional bônuslinhagem principesca'
Os restos da estruturabetnacional bônusmadeira, que teria medido cercabetnacional bônus4 metros quadrados e 5 metrosbetnacional bônusprofundidade, abrigavam cercabetnacional bônus40 artefatos raros e nobres.
Entre eles havia uma lira - uma antiga harpa - e uma caixabetnacional bônus1.400 anos, que acreditava-se ser o único exemplo que restoubetnacional bônusmadeira anglo-saxônica pintada na Grã-Bretanha.
Moedasbetnacional bônusouro, o gargalobetnacional bônusprata douradobetnacional bônusum vasobetnacional bônusmadeira, coposbetnacional bônusvidro decorativos e um jarro que seria procedente da Síria também foram encontrados.
Cada um deles foi colocado dentro do túmulo "como partebetnacional bônusum ritualbetnacional bônussepultamento cuidadosamente coreografado", indicando o localbetnacional bônusdescansobetnacional bônusum homembetnacional bônuslinhagembetnacional bônuspríncipe, disseram eles.
Moradores apelidaram o ocupante desconhecido do túmulobetnacional bônusPríncipebetnacional bônusPrittlewell.
Chegou-se a cogitar que os restos mortais fossembetnacional bônusSaebert, rei saxãobetnacional bônusEssex entre 604 e 616 d.C..
Mas a datação por carbono e outros testes indicaram que o túmulo foi construído entre 575 e 605 d.C. - pelo menos 11 anos antesbetnacional bônussua morte.
Após 15 anosbetnacional bônuspesquisa, arqueólogos disseram que o "melhor palpite" nesse caso erabetnacional bônusque o túmulo pertencia a Seaxa, irmãobetnacional bônusSaebert.
Sob medida para um príncipe
Objetos encontrados dentro do caixão ajudam a traçar possíveis características do suposto ocupante.
De acordo com informações do Museubetnacional bônusArqueologiabetnacional bônusLondres, cruzesbetnacional bônusfolha dourada encontradas na cabeceira, por exemplo, teriam sido colocadas sobre os olhos dele como sinalbetnacional bônusque era cristão.
No entanto, outras características, como a mamoa (pequenos montes artificiais que recobrem monumentos fúnebres), os artefatos presentes nele e a câmarabetnacional bônusmadeira, refletem crenças e tradições pré-cristãs.
Uma fivelabetnacional bônuscintobetnacional bônusouro, provavelmente feita especialmente para o enterro, indica um indivíduobetnacional bônusstatus elevado.
O caixãobetnacional bônusmadeirabetnacional bônusfreixo "excepcionalmente grande" ebetnacional bônustampa elaborada também chamou a atenção, com espaço para um corpo e outros itens. Acredita-se que o caixão sozinho pesava 160 kg.
O tamanho do caixão e a disposição dos itens dentro dele sugerem ainda que o ocupante tinha cercabetnacional bônus1,68 mbetnacional bônusaltura.
Entre os itens encontrados também havia um banquinho dobrávelbetnacional bônusferro, que um lorde usaria, por exemplo, para distribuir recompensas e julgamentos a seus leais seguidores e guerreiros.
Uma "espada habilmente trabalhada", com detalhesbetnacional bônusouro adornando o punhobetnacional bônuschifre e uma lâminabetnacional bônuspadrões complexos, era um sinal clarobetnacional bônusum funeral real ou aristocrático.
Sophie Jackson, diretorabetnacional bônuspesquisa do Museu, disse que ninguém esperava que o "local pouco promissor" encontradobetnacional bônus2003 contivesse "o equivalente ao túmulobetnacional bônusTutancâmon".
"O local fica entre uma linhabetnacional bônustrem e uma estrada, basicamente um limite. Não é onde você esperaria encontrá-lo", disse ela.
Ela disse que o túmulo forneceu um retratobetnacional bônusuma "época realmente interessante", quando o cristianismo estava "apenas começando" nas Ilhas Britânicas.
"Era uma fasebetnacional bônustransição entre ter enterros pagãos com todos os seus objetos, mas também ter essas cruzes", disse ela.
Jackson disse que "o melhor palpite" foi que o túmulo abrigava Seaxa.
"Há muito debate sobre se ele era um verdadeiro guerreiro saxão maduro, ou mais jovem", acrescenta.
"Teria ele morrido antes que pudesse realmente provar o seu valor?"
Quem foi Tutancâmon?
Tutancâmon foi um rei egípcio que morreu há cercabetnacional bônus3.000 anos.
Seu túmulo foi descoberto pelo arqueólogo britânico Howard Carterbetnacional bônus1922betnacional bônusuma área hoje conhecida como o Vale dos Reis.
Foi uma das tumbas mais bem preservadas que os arqueólogos já viram, e aproximadamente 2 mil objetos foram encontrados dentro.
A câmara estava cheiabetnacional bônustesouros e pinturasbetnacional bônusparede detalhadas que mostravam a história da vida e da morte do rei Tutancâmon.
Depois que os tesouros foram catalogados e limpos, a tumba se tornou um destino turístico quando foi aberta ao público na décadabetnacional bônus1930.
Maisbetnacional bônus40 especialistasbetnacional bônusvárias áreas trabalharam juntosbetnacional bônusPrittlewell para escavar, limpar e reconstruir a câmara.
Em alguns casos, os itens haviam sido tão desgastados que sobraram apenas suas marcas impressas no solo.
Esses artefatos foram recriados digitalmente usando técnicas como tomografia computadorizada e análise microscópicabetnacional bônusamostrasbetnacional bônussolo.
Alguns dos artefatos recuperados serão exibidos no Museu Centralbetnacional bônusSouthend.
O museu também lançou um site com informações sobrebetnacional bônuspesquisa, bem como um diagrama interativo da tumba.
betnacional bônus Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube betnacional bônus ? Inscreva-se no nosso canal!