Nós atualizamos nossa Políticabetsul e amePrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termosbetsul e amenossa Políticabetsul e amePrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
Como é ser ambivertido, pessoa que combina duas dimensões opostas da personalidade:betsul e ame
"Os ambivertidos são pessoas fascinantes, que podem ser excelentes conversadores e excelentes ouvintes ao mesmo tempo", diz a comunidade da web Introvert, Dear, criada por Jennifer Granneman, autora do livro A vida secreta dos introvertidos.
Mas existe realmente uma explicação científica para a ambiversão ou ela é apenas um jeito popularbetsul e amese referir a uma pessoa "comum"?
O que prefere?
Para entender melhor o que significa, é preciso saber o que são a introversão e a extroversão.
Os introvertidos "obtêm energiabetsul e ameseu mundo interior", segundo a conhecida classificação Myers-Briggs, baseada nos ensinamentos do psiquiatra suíço Carl Jung, e tendem a preferir ficar sozinhos ou fazer coisas que envolvem estar sozinhos, como ler ou pintar, por exemplo.
Mas isso não significa que eles sejam "antissociais". Eles gostambetsul e amesocializar e fazem issobetsul e ameuma maneira diferente dos extrovertidos.
Estes últimos geralmente obtêm energia das interações sociais.
Os psicólogos contemporâneos, porbetsul e amevez, não usam a ideiabetsul e ame"energia" e definem as duas dimensões da personalidade simplesmente como "a tendência a ser sociável versus a tendência a preferir estar só", diz John Mayer, professorbetsul e amepsicologia na Universidadebetsul e ameNew Hampshire, nos Estados Unidos.
Origem
O primeiro a usar o termo "ambivertido" foi o psicólogo americano Edmund S. Conklin,betsul e ame1923, diz Ian Davidson, professorbetsul e amePsicologia da Universidadebetsul e ameYork, no Canadá,betsul e ameum artigobetsul e ame2017.
Davidson detalha que um psicólogo da época dizia que Conklin "inventou a palavra" para descrever aqueles que estão localizados entre introvertidos (que vivem dentro da própria cabeça) e extrovertidos (que vivem fora dela).
"Como eles não se encaixam na classe extrovertida ou introvertida... para mim, os ambivertidos são,betsul e amelonge, os mais normais e saudáveis", afirmou Conklin.
Davidson explica que as principais características dos ambivertidos, para Conklin, eram seres "normais, saudáveis, adaptáveis, flexíveis e eficazes".
Desde então, o termo passou despercebido por psicólogos e psiquiatras porque "eles simplesmente não viam a utilidadebetsul e ameuma categoria para pessoas normais ou comuns", diz Davidson
Mas nos últimos 10 ou 20 anos a situação mudou.
Equilíbrio
O significadobetsul e ame"ambivertido" continua basicamente o mesmo, mas ganhou definições mais detalhadas dos psicólogos modernos.
"Às vezes, os ambivertidos agembetsul e ameforma um tanto extrovertida, e outras vezes,betsul e ameuma maneira mais auto-reflexiva, mas sem se identificar mais com um lado do que com o outro", diz Mark Leary, professorbetsul e amepsicologia e neurologia da Universidadebetsul e ameDuke, na Carolina do Norte (EUA),betsul e ameentrevista à BBC News Mundo, o serviçobetsul e ameespanhol da BBC.
"Eles mostram uma misturabetsul e amecaracterísticas. São um pouco dos dois", acrescenta.
Ronald Riggio, professorbetsul e ameLiderança e Psicologia Organizacional do Claremont McKenna College, na Califórnia, os descreve como pessoas que "não são muito faladoras nem egocêntricas demais".
"Eles não têm uma forte necessidadebetsul e ameinteragir com outras pessoas (como fazem os extrovertidos), nembetsul e amebuscar a solidão com frequência (introvertidos)", acrescenta.
Os ambivertidos são "pessoas flexíveis que podem ser introvertidas ou extrovertidas, dependendo das condições sociais", observa o professor Mayer,betsul e ameNew Hampshire.
Eles também podem ser comparados a pessoas bilíngues, que podem falar o "idioma" tanto dos introvertidos quanto dos extrovertidos.
"Eles podem se conectar com uma maior quantidadebetsul e amepessoas da mesma maneira que alguém que fala inglês e espanhol", disse o escritor e psicólogo americano Daniel H. Pink ao jornal The Wall Street Journalbetsul e ame2015.
O Professor Riggio afirma que "a maioria das pessoas é ambivertida, talvez dois terços da população".
Então é provável que você seja um deles ou que conheça muitos.
Principais notícias
Leia mais
Mais lidas
Conteúdo não disponível