É mais saudável usar toalhascomo apostar no esporte netpapel ou jatoscomo apostar no esporte netar para secar as mãos?:como apostar no esporte net
como apostar no esporte net Uma boa higiene das mãos é crucial no controle da propagaçãocomo apostar no esporte netinfecções. É por isso que há diversas recomendações sobre quando e como lavá-las.
É indicado, por exemplo, que façamos isso sempre que chegamos da rua, depoiscomo apostar no esporte netusar o banheiro, antescomo apostar no esporte netcomer, cozinhar oucomo apostar no esporte netnos aproximarmoscomo apostar no esporte netum bebê ou alguém doente.
Menos atenção é dada, no entanto, à importânciacomo apostar no esporte netsecá-las da maneira correta.
Após lavar bem as mãos com água e sabão, ninguém quer sujá-las novamente com uma toalha úmida e malcheirosa, que sabe-se lá há quanto tempo está pendurada.
É por isso que muitos banheiros públicos oferecem toalhascomo apostar no esporte netpapel descartáveis ou secadores automáticos a jatoscomo apostar no esporte netar, conhecidos como "mais higiênicos e sustentáveis".
Mas,como apostar no esporte netacordo com pesquisas realizadas no Reino Unido, França e Itália, os secadores a jatocomo apostar no esporte netar são basicamente "canhõescomo apostar no esporte netbactérias".
Os micróbios dos outros
Cientistas da Universidadecomo apostar no esporte netLeeds, no Reino Unido, do Hospital Saint-Antoinecomo apostar no esporte netParis, na França, e da Universidadecomo apostar no esporte netUdine, na Itália, descobriram que esses dispositivos estão dispersando quantidades alarmantescomo apostar no esporte netbactérias no ar e nas superfícies dos locais onde estão instalados.
Isso acontece porque as pessoas,como apostar no esporte netgeral, não lavam as mãos adequadamente e, ao secá-las com os poderosos jatoscomo apostar no esporte netar, espalham bactérias residuais.
"Na verdade, o secador vira um aerossol que contamina o banheiro, incluindo o próprio secador e, potencialmente, a pia, o chão e outras superfícies, dependendo do design do dispositivo ecomo apostar no esporte netonde está localizado", explicou Mark Wilcox, professorcomo apostar no esporte netmicrobiologia da Universidadecomo apostar no esporte netLeeds.
Sendo assim, é muito provável que você esteja entrandocomo apostar no esporte netbanheiros cheioscomo apostar no esporte netmicróbioscomo apostar no esporte netoutras pessoas.
A equipe do professor Wilcox e seus colegas já haviam realizado testescomo apostar no esporte netlaboratório para estudar o tema. Mas, agora, fizeram uma pesquisa no mundo real para entender particularmente como diferentes métodoscomo apostar no esporte netsecagem podem afetar a propagação bacterianacomo apostar no esporte netbanheiroscomo apostar no esporte nethospitais.
Cem vezes mais bactérias
A pesquisa foi realizadacomo apostar no esporte nethospitaiscomo apostar no esporte netLeeds, Paris e Udine, durante um períodocomo apostar no esporte net12 semanas.
Em cada unidade, foram selecionados dois banheiros para o usocomo apostar no esporte netpacientes, funcionários do hospital e visitantes. Em cada um deles, foram instalados um secador e toalhascomo apostar no esporte netpapel .
Foram coletadas amostras do ar e das superfícies todos os dias durante quatro semanas. Após um intervalocomo apostar no esporte netduas semanas, houve uma alteração e os banheiros passaram a oferecer apenas uma das duas maneirascomo apostar no esporte netsecar as mãos.
As culturas recolhidas das amostras revelaram concentraçõescomo apostar no esporte netbactérias no ar e nas superfícies muito mais altas nos banheiros onde havia apenas secadores a jatocomo apostar no esporte netar.
A diferença mais acentuada foi identificada entre a superfície do secador e do dispensercomo apostar no esporte netpapel toalha. Em Udine, o secador tinha 100 vezes mais bactérias,como apostar no esporte netParis 33 vezes mais ecomo apostar no esporte netLeeds, 22.
A particularmente virulenta estirpe bacteriana Staphylococcus aureus resistente à meticilina (SARM) era três vezes mais predominante nos banheiroscomo apostar no esporte nethospitais no Reino Unido durante os períodoscomo apostar no esporte netque foram utilizados os secadorescomo apostar no esporte netar.
Bactérias resistentes à penicilina e a outros antibióticos - e, portanto, difíceiscomo apostar no esporte nettratar - foram encontradas com mais frequência também.
Diante dos resultados, a equipecomo apostar no esporte netWilcox declaroucomo apostar no esporte netartigo publicado na revista especializada Journal of Hospital Infection que há pouca justificativa para o usocomo apostar no esporte netsecadores a jatocomo apostar no esporte netarcomo apostar no esporte netbanheiros públicos - ainda maiscomo apostar no esporte netambientes hospitalares, dados os riscos.
Por outro lado, "as toalhascomo apostar no esporte netpapel absorvem a água e os micróbios que permanecem nas mãos e, se descartadas corretamente, têm menos potencial para contaminação", acrescentam.
"As diretrizescomo apostar no esporte netcontrolecomo apostar no esporte netinfecção existentes devem ser alteradas e fortalecidas nesse sentido", recomenda o texto.
No Reino Unido, os secadores são proibidos nas alas clínicascomo apostar no esporte netunidades hospitalares, mas sob o argumentocomo apostar no esporte netque fazem muito barulho. Nas recepções, no entanto, são liberados. Nos Estados Unidos, não há qualquer restrição.