Nós atualizamos nossa Políticaroleta relampagoPrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termosroleta relampagonossa Políticaroleta relampagoPrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
Como acrescentar na alimentação o ferroroleta relampagoque o corpo necessita:roleta relampago
Fora isso, é importante prestar atenção à alimentação.
De onde você pode obter ferro?
Nosso organismo não produz ferro, então você precisa absorvê-lo a partir da dieta - seja por meio do consumoroleta relampagoalimentos naturalmente ricosroleta relampagoferro ou daqueles enriquecidos com o mineral, como pãoroleta relampagoforma e cereais matinais.
O problema é que nem todo ferro ingerido está na forma que você é capazroleta relampagoabsorver.
O programa da BBC Trust Me I'm a Doctor ("Confieroleta relampagomim, sou médico",roleta relampagotradução livre) recorreu ao cientistaroleta relampagonutrição Paul Sharp, da Universidade King's College London, na Inglaterra, para identificar os alimentos que você deve comer para aumentar naturalmente os níveisroleta relampagoferro.
A carne vermelha é particularmente rica no tiporoleta relampagoferro que é fácilroleta relampagoser absorvido pelo organismo, mas hojeroleta relampagodia muita gente está reduzindo ou eliminando completamente seu consumo.
Como alternativas, há boas fontesroleta relampagoferroroleta relampagoverduras folhosasroleta relampagocor verde-escura, como a couve e o espinafre, e leguminosas, como ervilhas e lentilhas. O problema é que você não absorve tanta quantidaderoleta relampagoferro das fontes vegetais quanto absorve da carne vermelha.
Há ainda o ferro que você pode obter a partir do consumoroleta relampagopães e cereais matinais fortificados, embora, novamente, nem sempre sejaroleta relampagouma forma muito absorvível.
Para comprovar a existência do ferro nesses alimentos, experimente moer o cereal, adicionar um poucoroleta relampagoágua morna e usar um imã para atrair as limalhasroleta relampagoferro da mistura.
Troque o cafezinho pelo sucoroleta relampagolaranja
O modo como você prepararoleta relampagocomida e o que você bebe durante a refeição também podem afetar a quantidaderoleta relampagoferro absorvida pelo organismo.
Para demonstrar isso, Sharp realizou alguns experimentos que simulavam a digestão humana.
Os testes reproduziram o efeito das enzimas envolvidas na digestão dos alimentos e a reação química que ocorre nas células do intestino humano para indicar quanto ferro seria absorvido.
Sharp mostrou que se você bebe sucoroleta relampagolaranja para acompanhar seu cereal enriquecido com ferro, você absorve muito mais ferro do que quando ingere o cereal sozinho - porque o sucoroleta relampagolaranja contém vitamina C, que facilita a absorçãoroleta relampagoferro dos alimentos.
Mas, infelizmente, se você comeroleta relampagotigelaroleta relampagocereais matinais com café, você absorverá significativamente menos ferro.
Por que isso acontece? De acordo com Sharp, o café contém substâncias químicas chamadas polifenóis, que são muito eficientesroleta relampagose ligar ao ferro e torná-lo menos solúvel.
Portanto, se você gostaroleta relampagocomer cereal fortificado no café da manhã, tomar um copo pequenoroleta relampagosucoroleta relampagolaranja ou até mesmo chupar uma laranja vai te ajudar a aumentar a absorçãoroleta relampagoferro. Você também pode considerar adiar o cafezinho por pelo menos 30 minutos depois da refeição.
E se você quiser obter ferroroleta relampagofontes mais naturais? O repolho cru é uma boa fonte. Mas ao prepará-lo no vapor, a quantidaderoleta relampagoferro disponível diminui - e fervê-lo reduz ainda mais.
Isso porque, assim como a laranja, o repolho é ricoroleta relampagovitamina C - e quando você coloca para ferver, a vitamina C é liberada na água da panela.
Então, se você quiser obter o máximoroleta relampagonutrientes do repolho, coma cru ou no vapor.
O mesmo acontece com outros legumes e verduras que contêm ferro e vitamina C, como couve, brócolis, couve-flor e agrião.
Mas, por incrível que pareça, o espinafre é completamente diferente. Quando fervemos o espinafre, ele passa a liberar 55% mais ferro "biodisponível" do que quando consumimos cru.
"O espinafre tem compostos, chamados oxalatos, e eles basicamente retêm o ferro. Quando cozinhamos o espinafre, o oxalato é liberado na água da panela e, assim, o ferro que permanece fica mais disponível para ser absorvido", explica Sharp.
Quanto ao pão, o melhor para fonteroleta relampagoferro é oroleta relampagofermentação natural. Isso porque o trigo tem uma substância química chamada ácido fítico, que retarda a absorçãoroleta relampagoferro pelo corpo.
Quando esse tiporoleta relampagopão é fabricado, o processoroleta relampagofermentação decompõe o ácido fítico,roleta relampagomodo que o ferro que permanece fica mais disponível para absorção.
Como obter mais ferro daroleta relampagocomida
- Coma folhas verdes cruas ou cozidas no vapor
- Mas ferva levemente o espinafre
- Coma ou beba algo que tenha vitamina C durante a refeição
- Pãesroleta relampagofermentação natural são os melhores
Principais notícias
Leia mais
Mais lidas
Conteúdo não disponível