Nasa quer voltar à Lua – e fazer dela um hub para viagens espaciais:goiás x coritiba palpites

Cápsula da Nasa que levaria astronautas à Lua - imagem conceitual criada por John Frassanito and Associates

Crédito, NASA

Legenda da foto, Para chegar até a Lua, a Nasa projeta uma cápsula semelhante à Apollo, mas três vezes maior - com capacidade para quatro astronautas

Sim, pelo visto, os planos da Nasa vão muito além daquelesgoiás x coritiba palpites49 anos atrás, quando Neil Armstrong se tornou o primeiro homem a pisar no satélite.

Um porto seguro e confiável

Conforme informações da agência espacial, a Gateway será uma base tanto para humanos quanto para robôs na exploração espacial. Estima-se que os primeiros astronautas possam chegar lágoiás x coritiba palpites2024.

"Os astronautas da Nasa vão explorar a superfície lunar antes do fim da próxima década. E, desta vez, vamos ficar. E sairemos para Marte. E iremos além.", afirmou a agência espacial,goiás x coritiba palpitescomunicado à imprensa.

Imagem da Lua vista da Estação Espacial Internacional

Crédito, NASA

Legenda da foto, A ideia é que astronautas usem a Lua como base para viagens pelo Sistema Solar

"Estamos criando um sistemagoiás x coritiba palpitesexploração do século 21. Acessível, confiável, versátil e seguro", propagandeia a Nasa.

Para chegar até a Lua, a agência projeta uma cápsula semelhante à bem-sucedida Apollo, mas três vezes maior – permitindo que quatro astronautas viajem nela a cada vez.

O veículo será equipado com placasgoiás x coritiba palpitesenergia solar e os motores – tanto da cápsula quanto do módulo lunar - serão movidos a metano líquido. A escolha do combustível tem uma boa explicação: por ser um gás presente na atmosferagoiás x coritiba palpitesMarte, os cientistas vislumbram que um dia os astronautas possam "abastecer" a navegoiás x coritiba palpitessolo marciano.

Com a base orbital lunar estabelecida, a Nasa garante que os astronautas possam ficar na Lua por até seis meses, pesquisando e coletando informações. Ao mesmo tempo, essa longa permanência funciona como um teste para aventuras espaciais mais longas.

Outros países e empresas privadas também andam anunciando projetosgoiás x coritiba palpitesexploração lunar. No fim do ano passado, o empresário Elon Musk divulgou um planogoiás x coritiba palpitescriar uma base lunar também como entreposto para uma futura viagem a Marte – segundo ele, seriam necessários cinco anos para o projeto sair do papel, egoiás x coritiba palpitesideia é possibilitar o turismo espacial.

Um grupo privado israelense anunciou,goiás x coritiba palpitesjulho, planogoiás x coritiba palpiteslançar um foguete não-tripulado para a Lua. A China também tem um programa espacial voltado para o satélite natural da Terra: o Chinese Lunar Exploration Program foi criadogoiás x coritiba palpites2007 e pretende colocar um homem na Lua entre 2025 e 2030.

Cronograma

Segundo anunciou a Nasa na última segunda, o primeiro passo paragoiás x coritiba palpitesmissão será um lançamento previsto para 2023. Será um voo tripulado que vai "contornar" a Lua e retornar para a Terra,goiás x coritiba palpitesuma trajetóriagoiás x coritiba palpitesformagoiás x coritiba palpitesoito – ou seja, circundando tanto a Terra quanto a Lua.

Astronautas pisando na lua - imagem conceitual criada por John Frassanito and Associates

Crédito, NASA

Legenda da foto, Estimativa é que os primeiros astronautas possam chegar à Luagoiás x coritiba palpites2024

"Durante essa missão, teremos uma sériegoiás x coritiba palpitestestes previstos para demonstrar funções críticas, desempenho do sistema, interfacesgoiás x coritiba palpitestripulação e navegação e orientação espacial", afirmou Bill Hill, do departamentogoiás x coritiba palpitesDesenvolvimentogoiás x coritiba palpitesSistemasgoiás x coritiba palpitesExploração da Nasa. "O mesmo ocorreu com os programas Mercury, Gemini e Apollo: construíram e demonstraram suas capacidades com uma sériegoiás x coritiba palpitesmissões."

Cercagoiás x coritiba palpitesum ano antes, a Gateway deve começar a ser construída, ainda sem a presençagoiás x coritiba palpiteshumanos. Em 2024, a estação orbital já deve estar pronta para receber os primeiros astronautas.

A Gateway terá três componentes principais: um módulogoiás x coritiba palpiteshabitat, para a tripulação; um setor para fornecimentogoiás x coritiba palpitesenergia e propulsão; e uma câmara onde as espaçonaves possam ser atracadas.

Marte e a militarização do espaço

As aspirações da Nasa não param por aí. A meta é fazer da Lua um pit-stop na sonhada viagem tripulada até Marte, o planeta mais próximo da Terra depoisgoiás x coritiba palpitesVênus. Greg Williams, da Divisãogoiás x coritiba palpitesExploração e Operações Humanas da agência espacial americana, já afirmou que "se conduzirmos uma missão tripulada ao longogoiás x coritiba palpitesum ano na estação orbital, teremos conhecimento para enviar astronautas para Martegoiás x coritiba palpitesuma viagemgoiás x coritiba palpitesmil dias".

Não égoiás x coritiba palpiteshoje que cientistas apontam que o melhor caminho para Marte incluiria essa paradinha na Lua. A estação orbital, portanto, funcionaria não só como um pontogoiás x coritiba palpitespesquisas e testes mas também como uma entreposto - para reabastecimento e ajustes rumo ao planeta vermelho.

Desde o governo Barack Obama os Estados Unidos fixaram a metagoiás x coritiba palpiteschegar a Marte, no máximo, até a décadagoiás x coritiba palpites2030. Donald Trump,goiás x coritiba palpites2017, afirmou que o homem deveria voltar a pisar na Lua antes do fimgoiás x coritiba palpitesseu segundo mandato - se ele for reeleito. Um eventual segundo mandatogoiás x coritiba palpitesTrump acabariagoiás x coritiba palpites2024.

O presidente americano tem recebido críticas até mesmogoiás x coritiba palpitesrepublicanos egoiás x coritiba palpitesmilitares por um projetogoiás x coritiba palpitescriar uma força militar para o espaço. Ele anunciou o projetogoiás x coritiba palpitesjunho.

"Não é suficiente termos uma presença no espaço. Temosgoiás x coritiba palpitester um domínio americano no espaço", afirmou Trump, na ocasião. O órgão, chamadogoiás x coritiba palpitesSpace Force, seria uma divisão da Força Aérea americana, destinada especificamente para um "patrulhamento" espacial.

A maior crítica é porque os Estados Unidos são signatários do Tratado do Espaço Exterior, um acordo firmadogoiás x coritiba palpites1967 que prevê a exploração espacialgoiás x coritiba palpitesforma pacífica e não armamentista.